"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 23 de novembro de 2013

PERMANECENDO NO SEU AMOR


Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. João 15:4a- 9.
A palavra permaneça em mim significa “habitem em mim”, ou seja, façam sua casa em mim, assim como eu faço a minha casa em vocês.  Casa é um lugar de amor acolhedor, de aceitação sem julgamentos, acompanhado de muitos sinais de afeição. Deus é amor e ninguém pode negar isto. Muitos falam do amor de Deus em suas músicas, em livros de romance, em conversas, mas no sentido prático, é incrível como poucos cristãos vivem cada dia como se o Deus do Universo não os amasse. Por quê? Porque dois mil anos de tradição religiosa nos contaminaram com a ideia equivocada de que o amor de Deus é algo que precisamos conquistar. Muito pelo contrário, foi o amor de Deus quem nos conquistou. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8.
Infelizmente muitas pessoas não experimenta o amor de Deus em suas vidas porque acreditam mais no dever, nas regras e na culpa. É impressionante como muitas pessoas não acreditam verdadeiramente que o amor de Deus seja capaz, por si só, de mudar as pessoas. Ao nos dar Seu Filho Jesus como presente, o Pai nos mostrou que não está em busca de trabalho de escravos fiéis. Ao contrário, Deus prefere a amizade íntima de Seus filhos e filhas. Deus sabe que o amor faz com que nos aprofundemos em Sua vida muito mais do que o dever temeroso jamais seria capaz. O amor nos ensina melhor a verdade, nos liberta de nosso egoísmo e de nossos fracassos e nos torna produtivos no Seu reino. João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Durante muitos séculos, homens e mulheres se mantiveram a uma grande distância de Deus, com vergonha dos próprios pecados e intimidados pela Sua santidade. O Deus do Antigo Testamento era um personagem assustador e sentir-se seguro ao Seu lado era impensável. Mas a realidade é que Deus nunca pensou assim. Ele levava adiante Seu plano de restaurar a amizade com os seres humanos, e é disso que nos fala o Novo Testamento. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.
Na Pessoa do Senhor Jesus, Deus era capaz de se sentar na companhia daqueles que amava e as pessoas se sentiam muito à vontade para participar de uma conversa franca com Ele. Que experiência incrível deve ter sido para Jesus estar com pessoas que não se impressionavam com Ele e que podiam sinceramente alegrar-se com a Sua presença. Claro que isso só aconteceu porque os discípulos não tinham a menor ideia de que Jesus era o Deus encarnado na Terra. Que lindo é isso irmãos, ver Deus entre os homens como sempre desejava estar. Seus seguidores se sentiam seguros o bastante em Sua presença, aliás, a Sua presença em nós nos dá muita segurança. Isaías 41:10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Agora Deus podia vivenciar a amizade que sempre quis ter com Seu povo e, por meio dessa relação, libertá-lo do pecado. Nem mesmo no último dia da vida de Jesus, antes de ser crucificado, seus discípulos descobriram quem Ele era realmente. Foi o próprio Jesus quem afirmou isso durante a última ceia que teve com eles: Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. João 14:7.
Quando Cristo foi à cruz por amor a nós, fomos atraídos e crucificados e mortos com Ele, mas vivemos hoje pelo Seu poder, ou seja, pela Sua vida de ressurreição. Hoje Cristo é a nossa vida e não será pretensão pensar que Ele conhece todos os detalhes da nossa vida e se importa com eles. Deus em Cristo quer construir em nós uma amizade no amor e na confiança. Mas para que isso seja realidade em mim e em você é necessário ter consciência de quanto somos amados. Apocalipse 1:5 E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.
Em nossos dias as pessoas frequentam mais os cultos por medo do inferno do que pelo amor do Senhor. Fala-se mais em regras a serem cumpridas do que do amor de Deus. As ameaças sempre apontam para algum castigo. Como alguém pode sentir seguro numa amizade fundada no medo? Conscientemente ou não, a ameaça do inferno pode criar uma profunda distorção em nossa visão de um Deus de amor. 1 João 4:18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
Vocês se lembram do apóstolo Paulo? Ainda jovem, ele já havia conquistado muito mais do que seus pares. Educado nas melhores escolas, era considerado um dos mais influentes líderes religiosos de seu tempo, em uma das cidades mais conhecidas do mundo. Sua moral e sua sabedoria eram impecáveis. Mas, no íntimo, nem tudo ia tão bem quanto parecia estar. Apesar de todo o seu zelo e sabedoria, algo o corroía por dentro. Ele era um homem raivoso. Raramente demonstrava isso, mas sabia que a raiva estava lá, obscurecendo sua alma. Seu empenho em tornar-se o melhor servo de Deus de sua geração não o levara ao colo do Pai, e sim à tirania cruel do próprio ego. Saulo empreendera seus esforços com o desejo de servir a Deus, mas aquela paixão foi rapidamente consumida por sua ambição por status espiritual. Até que, certo dia, durante uma viagem a Damasco, ele ficou frente a frente com o Deus vivo. Atos 9:3-4 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Saulo sabia que estava sendo confrontado com o Deus vivo. Mas por que a voz dizia que Saulo O estava perseguindo? Certamente Saulo deve ter se perguntado naqueles poucos segundos: “Será que é Jesus”? E se fosse? Saulo matara muitos dos seguidores de Jesus e estava para matar mais. Saulo perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues Atos 9:5.
Seus piores medos se tornaram realidade. As pessoas que ele matara em nome de Deus eram, na verdade, o povo de Deus. O que lhe acontecerá agora? Que castigo esperava por ele em seu desamparo cego? Saulo fechou os olhos, encolhendo-se como se fosse ser atingido por um golpe, mas aos poucos percebeu que nenhuma ameaça se aproximava. Não havia raiva ou vingança. Saulo que depois se tornou o apóstolo Paulo, deparou-se com Aquele que combatera e, naquele momento, tudo o que encontrou foi amor. Aquele que Saulo tanto perseguia o amava. Ele viera não para castigar Paulo, e sim para abrir-lhe os olhos espirituais para que ele visse o que Jesus realmente era. Naquele instante, Saulo descobriu a graça de Deus, mesmo sem ter feito nada para merecê-la. Em vez de ser punido, ele foi convidado a entrar para a família que tanto tentara destruir. Em vez da morte que infligira aos outros, Saulo se viu diante da possibilidade de viver uma vida que não imaginava. Para Paulo restou uma verdade irrefutável: Ele não tinha feito nada para ganhar a favor de Deus e, mesmo assim, o recebera. 2 Coríntios 5:14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. Amém.


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 



Nenhum comentário: