"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 8 de dezembro de 2013

VIDA SUBSTITUÍDA

 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.
Hoje nós vamos analisar como Paulo ganhou esta experiência com Cristo e como ele a vive, porque a maneira pela qual ele entrou é a mesma pela qual também nós entraremos. Precisamos começar com uma pergunta: Por que tivemos de ser crucificados com Cristo? Porque éramos absolutamente incapazes e não havia qualquer esperança em nós mesmos; que éramos irreparáveis e não poderíamos ser melhorados; que, a menos que fossemos crucificados, não haveria qualquer esperança. Portanto, a cruz representa uma avaliação de nós mesmos. E a avaliação da cruz é que você e eu somos dignos de morte. Foi o próprio Deus quem declarou que somos dignos de morte, e que não há nenhum meio de sermos restaurados. Se o veredito de Deus para nós é a morte, por que deveríamos pensar em fazer qualquer boa obra para tentar nos melhorar? A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Ezequiel 18:20.
Todos os pecadores foram condenados à morte, e ainda assim se ocupam em achar um terapeuta ou vestir uma roupagem melhor, ou qualquer coisa semelhante! Que nós possamos entender que a cruz expressa o fato de Deus não alimentar qualquer esperança em relação ao homem! Ele anuncia a Sua desesperança em relação ao homem! É a maneira de Deus dizer que não pode nos restaurar nem nos melhorar, Ele só pode nos crucificar. O surpreendente é que, apesar de sabermos da nossa completa corrupção e, portanto, da nossa crucificação, insistimos em nos convencer de que não somos tão maus assim. O que temos de bom? As Escrituras declaram em Romanos 7:18  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
É por isso que quando temos a experiência da convicção da nossa crucificação com Cristo isso significa que, daí por diante, não me importo com vitória ou fracasso porque depositei tudo nas mãos de Cristo. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. Salmos 37:5.
Precisamos urgentemente de parar com nossas tentativas em nos melhorarmos. Quão maravilhoso isso é, porque não se trata de mudança, mas de substituição. Simplesmente apegue-se ao fato consumado de Deus. Se houvesse em você qualquer bem, Deus não o teria crucificado, mas porque nem você nem eu prestamos, Ele nos levou a morte. Mas por sermos completamente corruptos, Ele nos crucificou e pôs Cristo em nós. Não mais eu, mas Cristo, isto é uma vida substituída. As Escrituras revelam o que é uma vida substituída em Isaías 61:3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.
Cristo é o Cabeça da igreja, e nós somos membros do Seu corpo. Negativamente falando, rendemo-nos e abandonamos toda tentativa; mas, positivamente, cremos que Cristo é o nosso cabeça, o qual sente por nós, cuida de nós e nos controla? A Palavra de Deus afirma que Cristo é o Cabeça; você crê que neste momento que Ele está cuidando de você? As Escrituras também nos revela que Cristo é a videira e nós somos os ramos e sem Ele nada podemos fazer. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5.
Se estamos nEle e Ele está em nós, devemos ser cheios de virtudes como Ele o é porque Ele tem dado a nós Sua “seiva” ou seja, Sua vida e o poder de produzir frutos. Quando cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo, no mesmo instante nos tornamos perfeitamente unido a Ele. Entendamos que não se trata de você produzir frutos para Ele, mas que Ele produz fruto através de você. Não precisamos pedir a Deus para nos dar poder para vivermos como Cristo viveu, porque Ele nos deu Seu Filho para ser nossa vida de poder, para cuidar e viver por nós. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Colossenses 3:4.
A Palavra de Deus nos diz que, uma vez que Ele nos dá Seu Filho como nossa vida, devemos, positivamente, crer nEle como nossa vida. Assim Ele manifestará tudo o que Ele é através de nós. Qualquer que seja nossa necessidade, Ele a suprirá. A fé concretiza tudo o que é de Cristo em nós. Devemos crer que Ele já realizou tudo e nos supre de tudo. Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Romanos 8:32.
A nossa união com Cristo é a obra de Deus pela qual as insondáveis riquezas de Cristo tornam-se nossas. Tudo o que é de Cristo é nosso. Cremos que Deus tem nos dado Sua santidade, perfeição, vida, poder e riquezas? Deus nos uniu a Cristo tornando-O nosso Cabeça, tronco e alimento. Cremos que Cristo é agora nossa sabedoria, justiça, santificação e redenção? Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1 Coríntios 1:30.
Nossa união com Cristo tem como padrão a união de Cristo com Deus; assim sendo, Sua paciência, mansidão, pureza e bondade são nossas. Exatamente como em nossa salvação inicial, quando cremos em Cristo como nossa justiça, assim também hoje cremos nEle como nossa santidade. Ainda assim, quantos têm falhado nisso. Eles conhecem o caminho de Deus para a vitória, mas não têm a fé. Eles conhecem sua incapacidade, mas não conhecem a capacidade de Cristo. Eles veem a corrupção total da sua carne, mas não veem as riquezas de Cristo como dádiva de Deus para eles. Jesus faz tudo por nós porque tem todo poder. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Mateus 28:18.
As pessoas que nunca experimentaram o tremendo poder de Deus podem não tomar este assunto a sério. Mas para quem já experimentou, é uma preciosa realidade. Quando crermos que tudo o que o Senhor é nos pertence, o Espírito Santo fará que isso se torne realidade em nós. Quão grandioso Evangelho insondável é este! Efésios 3:8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo.

Amada igreja, louvado seja o Senhor, porque desde o passado mais remoto até hoje há apenas um Vencedor no Universo! Louvado seja porque todas as pessoas neste mundo são impotentes! Somos todos derrotados, somos todos incapazes! O Senhor apenas é o Vencedor! Não podemos fazer coisa alguma a não ser nos gloriarmos em Cristo Jesus! O que temos que não tenhamos recebido? De que podemos nos gloriar? Louvado seja o Senhor, nós não fomos mudados, mas substituídos! Se não crermos assim, estamos reprovados verdadeiramente. Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5. Graça e paz. 

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: