"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 28 de dezembro de 2013

VIVENDO PELA LEI DA VIDA

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Romanos 7:18.
Muita gente quer e também desejam fazer a vontade de Deus, mas não conseguem. Por quê? Porque ela de fato havia estabelecido isso por sua vontade, mas simplesmente para aqui. Ela está compreendendo muito mal as coisas ao pensar que, se um homem faz o bem ou não, isso depende se a sua vontade decidiu fazer o bem ou não. Ela não consegue ver que o bem ou o mal é uma questão de Lei e não de vontade. Ela não vê que mesmo que tenha decidido fazer o bem, isso somente a levará ao fracasso e desapontamento. Quando nascemos de novo, vivemos por uma nova Lei, que é a Lei da Vida. Nós vivemos agora realizando tudo pela Lei da Vida e não por nossos esforços. Viver pela Lei da Vida significa viver pela suficiência de Cristo. Está escrito em Isaías 26:12 SENHOR, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós.
Viver cristianismo na base de esforço próprio é indicio de alguém que ainda não experimentou a sua morte e ressurreição com Cristo. Com essa característica ela demonstra que jamais tenha nascido de Deus e jamais tenha obtido a vida de Cristo; por isso precisa esforçar-se para ser um cristão. Muitos assim chamados cristãos não o são realmente, mas fingem ser um. Uma vez que ele quer ser cristão, ele tem de cantar alguns hinos porque outros cristãos cantam, e também tem de dizer “aleluias” porque os outros fazem. Porém, quer cantando hinos, quer dizendo “aleluias”, ele o faz com muita relutância. Esse tipo de pessoa finge ser um cristão, e então ele despende muito esforço. Mas no final de sua vida haverá uma grande frustração: Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Jeremias 8:20.
Muitos “crentes” vivem uma vida capenga em virtude de ter sua experiência de salvação obscura; sua experiência de regeneração também não é clara. Ele não ouviu o evangelho completo, tampouco creu plenamente na Palavra de Deus e por isso mesmo vive pelo seu esforço. Vivem constantemente fracassando e por isso ele diz que a vida de um cristão é assim mesmo. Ele se considera um cristão padrão. Uma pessoa vivendo desta maneira está habituada a pecar com frequência e demonstra pela sua vida que nunca nasceu de novo. Está escrito em 1 João 3:8 Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
No passado estávamos mortos em nossas ofensas e pecados; tínhamos não pecado e morte como também a lei do pecado e da morte. Não foi que um dia usei minha vontade para exercer controle sobre mim mesmo e disse: “Preciso pecar”. Antes, havia uma lei, e por isso nada podia fazer senão pecar. Irmãos, lembremos que o pecado é uma lei e a morte também é uma lei. Assim como o pecado e a morte estão sempre em certo caminho sem exceções e não podem ser mudados, também a vida que o Senhor nos deu é uma lei. Que alegria que esta Vida é uma Lei! Deus não só nos deu o Espírito Santo, mas também a Lei da vida. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2.
Agora ficou anulada a lei do pecado na vida de todo aquele que creu. A vida que Jesus recebeu na ressurreição é transmitida a nós. Quando Ele operou a vida em Jesus lá no túmulo, operou esta mesma vida em nós os que cremos. Por isto, toda a força da fé na doutrina cristã, em toda a Bíblia, é a ressurreição de Cristo. Não somente por ser a de Cristo, mas porque nesta ressurreição nós ganhamos a vida juntamente com Ele. E a Lei que vence o pecado não é a lei da expiação. Porque a lei da expiação venceu o pecado cometido. Ela perdoou o pecado cometido, mas nós precisamos de mais do que perdão. Precisamos de vida. Jesus na expiação retirou esse pecado que nos matou e na ressurreição nos restituiu a vida que o pecado roubou. O Pai precisava ressuscitar o Seu Filho. Porém, o agente da ressurreição de Jesus não podia ser outro senão Aquele que tem a Lei da Vida: o Espírito Santo. O Espírito de santidade foi quem atuou a vivificação de Jesus, que se achava dentre os mortos. Romanos 8:11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
Se nós quisermos compreender o que é a Lei da Vida, ergamos os olhos para observar os pássaros no ar: como conseguem voar daquela maneira? São capazes de voar porque a vida deles tem a lei do voo. Há neles uma vida, e naquela vida tem uma lei, que os capacita a voar. Aquela vida tem uma lei que capacita esse tipo de criatura a sobrepujar a gravidade da terra de modo a poder voar nos ares. Assim também se deu conosco quando: E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6.
Graças ao Senhor! Hoje realmente fomos agraciados por Deus que nos dá uma nova vida bem como uma nova Lei, que torna a lei do pecado e da morte não existente para nós. Não que ela tenha sido destruída, mas na vida da nova criatura ela não existe mais. Deus não erradicou a gravidade da terra, mas deu outra Lei, a da Vida, de modo que os pássaros podem sobrepujar a lei da gravidade. Há alguns “crentes” a mais de vinte ou trinta anos, e ainda assim não sabem que pecado e morte são uma lei, e que a vida é também uma lei. Precisamos saber que o caminho de salvação de Deus não é exigir que usemos nossa vontade para ser alguém que não somos, antes, que há uma vida em nós livrando-nos da lei do pecado e da morte, para reinarmos em vida por meio de Cristo. Romanos 5:17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
Se conhecemos Deus, saberemos que a lei da vida do Espírito Santo de Deus, como a lei do pecado e da morte, são muito espontânea. As duas leis são espontâneas. Tampouco você precisa usar sua vontade para fazer o bem, pois a Lei do Espírito da vida faz isso para você. Para mentir você não precisa lançar mão da sua vontade, para cobiçar dinheiro também não, nem para perder a calma. Há uma lei que o faz mentir, cobiçar dinheiro e perder a calma. Santidade, justiça, amor e pureza também não precisam da vontade, pois há uma lei em você que produz todas essas coisas. Usar a vontade é obra do homem não de Deus. Nós sempre desejamos usar nossa vontade, mas se fomos crucificados, não podemos fazer aquilo que é do nosso querer. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Gálatas 5:17.

O viver de muitos cristãos tem muito fingimento e representação. Muitos cristãos estão lá para desempenhar esse papel. O viver deles, dia a dia, é uma representação. Muitas pessoas falam palavras espirituais e têm atitudes espirituais, e ainda assim é somente o “ego” delas representando. Representação é a coisa mais prejudicial à vida cristã. Há muitos cristãos que estão representando, pensando que se representarem bem serão bons cristãos. Irmãos a nossa vitória não é a vitória da vontade, mas uma vitória da Lei da vida que atua em nós espontaneamente. Você é guiado por qual lei? Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Gálatas 5:18. Amém.
Graça e paz gente amada!!!!

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: