"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 5 de janeiro de 2014

A VERDADE SEM LISONJAS

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4:12.
Nada como a verdade eficaz da Palavra de Deus, que é inspirada pelo Espírito Santo, para convencer o homem e a mulher de seu pecado e mostrar o quanto necessitam de Cristo. Somente a Palavra de Deus é perfeitamente capaz de abrir os olhos dos incrédulos para a verdade do Evangelho e também realizar uma cirurgia radical em sua alma. As Escrituras nos revelam quem Cristo é, e fez em favor do pecador morto em delitos e pecados. Todos nós já nascemos mortos espiritualmente, ou seja, separados de Deus. Efésios 2:1,12. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
Infelizmente muitos acreditam que devemos exibir em nossas reuniões algum tipo de sinal, maravilhas, prodígios para convencer os incrédulos da veracidade da Palavra de Deus. Outros sentem que devemos vestir o evangelho com roupagem fina, com a finalidade de acomodar-se à dureza do coração dos incrédulos. Por isso, dizem-nos que, se as multidões de pessoas que não frequentam as igrejas não querem ouvir pregação da verdade, devemos dar-lhes aquilo que desejam. Pregar a verdade da Palavra e confrontar o pecado são vistos como coisas antiquadas em nossos dias. Hoje os “líderes espirituais” preferem trabalhar com semente sintética ao invés de semear a semente viva da Palavra de Deus que tem o poder de regenerar. Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 1 Pedro 1:23.
Fico perplexo com o que as pessoas pensam que devem fazer para aumentar o poder da Palavra de Deus. Li um artigo sobre uma cantora evangélica que tem sido criticada por se vestir de modo provocante e tomar banho de sol despida. Seu pastor querendo defendê-la declarou que ela só estava tentando usar a sexualidade, “num sentido piedoso”, para alcançar com o evangelho o povo de outra cultura. Deus precisa de uma cantora sexy para fazer o que a Bíblia não tem o poder de fazer? O argumento daquele pastor reflete o que muitos na igreja hoje
parecem crer: você precisa de um “jeitinho” para apresentar o evangelho a um  mundo hostil; você deve ser indireto, cativante, simplista e cuidadoso para não desinteressar ninguém. Lemos em Ezequiel 2:4-5. Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus. Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta.
Na sua grande maioria as igrejas estão abrindo as portas para algumas estranhas estratégias evangelísticas. A maioria das igrejas está imitando quase todas as modas da sociedade secular. Rock metálico, rap, grafitagem, jazz, coreografia e humorismo, todos foram adicionados ao repertório evangélico. Ligue na maioria das emissoras evangélicas e verá um desfile de shows de entrevistas, vídeo-clips, comédias, shows musicais de variedades e outras apresentações quase idênticas à programação de canais seculares, exceto que as emissoras evangélicas usam o nome de Jesus. Será mesmo que um povo que foi crucificado com Cristo procederia desta maneira?  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.  Isaías 1:13.
Igrejas que abraçam esse modismo mundano de culto creem que devem oferecer entretenimento e um ambiente agradável, ao invés de anunciar as grandes verdades da Palavra de Deus e as profundas experiências de adoração, oração e arrependimento. Qualquer igreja que visa divertir os não-convertidos se colocou em oposição a Deus. A Bíblia é muito clara a esse respeito em Tiago 4:4 Infiel, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
A igreja deve confrontar o mundo. A mensagem que Deus nos chamou a pregar não foi designada a fazer os pecadores sentirem-se confortáveis. Lamentavelmente muitos pregadores hoje temem confrontar o pecado; então pregam uma mensagem insípida e sem poder, que de fato é uma ofensa a Deus. Compare essa tendência com o que sabemos a respeito da pregação da igreja primitiva. Paulo desafiou a igreja dos gálatas, dizendo: Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10.
Em outra ocasião vemos a maneira como Paulo confrontou Félix e Drusila, isto desafia qualquer dos axiomas do vergonhoso evangelismo de nossos dias. Paulo lhes declarou a verdade de Deus, sem se preocupar com a posição social, o poder ou o prestígio deles. O apóstolo não lhes ofereceu palavras de conforto, consolação ou encorajamento; de fato, sua mensagem assustou tanto a Félix que este mandou Paulo retirar-se. Dissertando ele acerca da justiça, do domínio próprio e do Juízo vindouro, ficou Félix amedrontado e disse: Por agora, podes retirar-te, e, quando eu tiver vagar, chamar-te-ei. Atos 24:25.
Lembre-se que Paulo estava diante de Félix como um prisioneiro. Félix poderia ter ordenado que Paulo fosse libertado da prisão. Contudo, o apóstolo não tentou agradá-lo ou lisonjeá-lo. Paulo apenas se preocupou em pregar a verdade para este homem, a quem ele via como um pecador carente da salvação. Paulo preferia fazê-lo sentir miserável e aterrorizado, sabendo de sua necessidade de um Salvador, do que fazê-lo sentir-se tranquilo, mas na ignorância e a caminho do inferno. A Bíblia declara claramente que os ímpios serão lançados no inferno. Salmos 9:17. Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus.
Todos os que serão condenados no Juízo final serão responsabilizados por rejeitarem a verdade que estava sempre à sua disposição. Mas o que estamos vivendo hoje é assustador, pois os cultos de adoração, em muitas igrejas, são como um carrossel. Você põe uma ficha na caixa coletora; vale por uma volta. Há música e muito movimento para cima e para baixo. A volta é cuidadosamente cronometrada e geralmente tem a mesma duração. Surgem muitos sentimentos bons, e você pode estar certo que as voltas serão nem um pouco ameaçadoras ou desafiadoras. E, embora você passe o tempo todo sentindo como se estivesse indo a algum lugar, você sai exatamente no mesmo local onde entrou. Não houve nenhuma mudança. Deus ouvirá e lhes responderá, ele, que preside desde a eternidade, porque não há neles mudança nenhuma, e não temem a Deus. Salmos 55:19.

Eu sei que é duro, mas o Evangelho humilha as pessoas, convence-as do pecado, chamando-as de pecadores. Além disso, oferece a salvação como uma obra graciosa de Deus, não algo que alguém possa conquistar por seus próprios esforços. A cruz esmaga completamente o orgulho humano e nos mostra a fé autêntica em Cristo onde envolve o amor à Sua Pessoa e a disposição de render-se à Sua autoridade. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. João 15:14. Amém.  Graça e paz queridos!

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: