"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 19 de janeiro de 2014

O LEITE A COALHADA E O QUEIJO

Porventura, não me derramaste como leite e não me coalhaste como queijo? Jó 10:10.
Com a ajuda do Senhor vamos verificar a relação entre os termos usados no questionamento de Jó e as diferentes fases da vida cristã. O leite, a coalhada e o queijo nos ajuda a compreender aspectos essenciais da natureza da vida cristã. Estamos vivendo tempos de barateamento do verdadeiro Evangelho e da falta de compromisso com a fé que uma vez foi dada aos santos. É fundamental ter sempre em mente o que significa viver o cristianismo de uma forma prática e verdadeira. A vida cristã começa com o novo nascimento. Novo nascimento é Deus em Cristo crucificando a nossa velha natureza perversa e corrompida pelo pecado e nos dando a natureza divina pela ressurreição. Novo nascimento é simplesmente um homem e uma mulher crendo em sua morte e ressurreição com Cristo. Quando uma pessoa nasce de novo ele deve desejar se alimentar do genuíno leite espiritual que é a Palavra de Deus. Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação. 1 Pedro 2:2.
O leite representa a fase inicial da vida cristã, os primeiros passos e, consequentemente, um período de imaturidade. O apóstolo Paulo deixa muito claro que, no início da caminhada cristã, somos crianças e precisamos ser tratados como tais. Paulo gostaria de falar coisas profundas à igreja de corinto, mas deixou de fazer pelo fato de serem crianças. Eles precisavam não de alimento sólido, mas de leite, porque ainda eram bebes. 1 Coríntios 3:1-2 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
Quando nascemos de novo é um fato maravilhoso, marcante e significativo para o cristão. Embora o espírito seja vivificado, a alma precisa ser tratada e curada dos traumas e liberta dos maus hábitos que antes eram tão comuns e praticados com frequência. Isto é feito pelo trabalho da cruz no novo nascido. Mas infelizmente, muitos líderes estão adequando o evangelho à vida das pessoas e não as pessoas ao evangelho. Em razão disso, muitos cristãos estão nas igrejas, ocupando cargos de liderança e, sem mudança de vida, envergonham o evangelho de Cristo. Toda criança é inexperiente na Palavra. Está escrito em Hebreus 5:13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
As atitudes de um novo cristão, geralmente, são reflexo de sua inexperiência e imaturidade na Palavra. Somente existe a coalhada e o queijo porque existe o leite, ponto inicial para qualquer um desses produtos. Muitos querem ser queijo, sem um dia ter sido leite e querem galgar posições de liderança, sem o mínimo de preparo e de conhecimento da Palavra e também sem ser tratado pela cruz de Cristo. Sem passar pela cruz e sem ser tratado por ela diariamente não pode haver cristianismo autêntico. Sem a operação profunda da cruz em nossas vidas, seremos sempre crianças instáveis. As Escrituras deixa isso claro em Efésios 4:14 Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Paulo ensina que o imaturo pode ser facilmente enganado pelas falsas doutrinas dos homens. Segundo o apóstolo, o cristão permanece infantil quando tem uma compreensão inadequada das verdades bíblicas. Muitas são as falsas doutrinas, os falsos mestres que têm surgido nesses últimos dias. É preciso todo cuidado para que os novos na fé não sejam envolvidos por esses ventos de doutrinas e afastados do Evangelho da graça de Deus. O único meio de não cairmos em enganos é conhecendo o nosso Senhor Jesus Cristo, sendo trabalhado pela cruz. É dessa maneira que o caráter de Cristo será formado em nós. Efésios 4:15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
O propósito de Deus para seus filhos é o crescimento espiritual. Essa é a fase da coalhada. A coalhada representa a fase de desenvolvimento da vida cristã. A coalhada é feita com leite aquecido e fermento lácteo. Os dois devem ser mesclados de maneira bem uniforme. Depois, o leite fermentado deve ser tampado e aquecido por mais de seis horas, para que os agentes do fermento lácteo separem a gordura do soro, processo chamado de coalhar o leite. O regenerado precisa também se fortalecer na fé e se solidificar na Palavra de Deus, para poder suportar as lutas do dia-a-dia e não ceder às tentações. É importante que o cristão desenvolva-se na sua carreira, pois Deus deseja o seu crescimento. Precisamos crescer em todas as frentes da vida, pois este é o propósito de Deus. Muitas pessoas ficam estagnadas, não se desenvolvem, não crescem. A ordem de Deus para sua igreja é: Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. 2 Pedro 3:18.
O crescimento não deve acontecer de forma desequilibrada. Esse tipo de crescimento torna-se prejudicial para a própria pessoa e para o reino de Deus. Há pessoas que até crescem, mas com deformidades. Crescem na vida espiritual, esquecendo-se da família; crescem na vida profissional, esquecendo-se da espiritual; crescem na vida financeira, esquecendo-se da espiritual e familiar. Como está o seu crescimento? O nosso crescimento deve ser diante de Deus e também dos homens. Vamos ver um exemplo em 1 Samuel 2:26 E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR como também para com os homens.
A fase da coalhada é a etapa do crescimento onde Deus irá criar muitas circunstancias difíceis para que então venhamos experimentar o crescimento. Já a fase do queijo representa o passo para a maturidade na vida cristã. O queijo é feito esquentando-se primeiro o leite, à temperatura de trinta e oito graus, sem deixa-lo ferver. Coloca-se no leite um pouco de coalho, fazendo-o descansar. Depois de algumas horas, o leite torna-se coalha. Em seguida, deverá ser coado para separar o soro, colocando-se a massa em uma forma própria para o queijo e deixando-o escorrer por vinte horas. Depois de bem drenado, o queijo é salgado e curado. Quanto maior a cura, mais o queijo fica curtido e forte, ganhando em consistência, aroma e sabor. Para alcançarmos a maturidade, é necessários sermos curados em vários aspectos da nossa alma. Em que você precisa ser curado? Muitos irmãos não crescem porque estão carregados de mazelas em sua alma. Eis o segredo da cura: Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tiago 5:16.
Deus deseja o nosso crescimento continuo. Muitas pessoas param na vida, alcançam certos objetivos e se dão por satisfeitas. São pessoas que aceitam a ideologia do bom, esquecendo-se de que o bom pode ser um impedimento para o melhor. Ninguém nasce grande. Todas as pessoas nascem como bebês e desenvolvem-se naturalmente, até se tornarem adultas. Na vida cristã não é diferente. Precisamos passar por todas as etapas. A fase do leite representando a etapa inicial, a fase da coalhada, representando a etapa do desenvolvimento e a fase do queijo, representando a maturidade. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. Hebreus 5:14. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:
  

Nenhum comentário: