"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 26 de janeiro de 2014

CALE-SE DIANTE DELE

Disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. Lucas 9:33b.
Estamos diante de um Deus que fala, ouve e que se revela. O Senhor Jesus revelou Sua honra e glória no monte Tabor para os homens verem que Ele era o Cristo, também para os homens verem que Ele tinha de vestir a carne para vir entre os homens. Isto significa dizer que o Jesus que começou em Belém era o Cristo disfarçado. Porque Ele tivera de vestir o corpo físico de um homem, os homens não poderiam saber que Ele era o Cristo. No monte da transfiguração Ele removeu temporariamente todo o Seu disfarce para permitir que três dos Seus discípulos vissem que Ele era o Cristo. Ali naquele monte Pedro, Tiago e João viram o Senhor na Sua glória. Pedro registra este fato em sua carta. 2 Pedro 1:17-18. Pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.
Quando Jesus e alguns dos seus discípulos estavam no monte, veio Moisés e também Elias. Moisés era o legislador, Elias era um profeta. Podemos dizer que tanto a Lei como os profetas estavam lá. A Lei e os profetas eram as características do Antigo Testamento, e Cristo é a característica do Novo Testamento. A Lei e os profetas eram as sombras e estavam passando. Quando a realidade chega, as sombras passam. Pedro viu que lá estavam Moisés e Elias, as características do Antigo Testamento; também viu que lá estava Cristo, a característica do Novo Testamento. Por isso Pedro disse: “Bom é estarmos aqui”. Tão logo ele disse isso, Deus chegou para interromper o seu falar. A interrupção de Deus significa que a Lei e os profetas não podiam ser misturados com Cristo. Lucas 16:16. A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.
Quando a Lei e os profetas terminaram, Cristo então começou. Os dois não podem ser colocados juntos. Tanto Moisés como Elias ocuparam altos lugares no Antigo Testamento, mas não podiam ser equiparados a Cristo. Pedro havia dito: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. Lucas 9:33b.
A ideia de Pedro era: embora Cristo ocupasse o primeiro lugar, o segundo e o terceiro ainda seriam reservados para a Lei e os profetas. Deus, porém falou dos céus dizendo que nem mesmo era permitido à Lei e aos profetas estar em segundo e terceiro lugares. Tanto no cristianismo como no Novo Testamento não há lugar para a Lei e os profetas. Há somente o Senhor Jesus Cristo na fé cristã, no Novo Testamento e na igreja. Pedro disse: “uma será tua, outra de Moisés e outra de Elias”, mas a voz do céu disse em Lucas 9:35. E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.
Sabe por que o homem gosta da Lei? É porque se ele a seguir, não precisará ter qualquer contato com Cristo. O ser humano sempre quis ser independente, ou seja, se autoguiar. No trono celestial há somente Cristo, mas em nossos corações há Moisés, Elias e Cristo. Nós fazemos muitas mistura. Muitas vezes não temos apenas Cristo, mas também introduzimos no nosso coração a Lei e os profetas, que são coisas exteriores. Só teremos discernimento espiritual quando cremos em nossa inclusão na morte e ressurreição em Cristo. Ele morreu, mas nós também morremos juntos com Ele. Romanos 6:8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
Temos que ouvir ao Filho de Deus Cristo. A orientação e as instruções que recebemos hoje têm de vir do Cristo que habita em nosso interior e não receber de regras e leis exteriores mortas. Há, todavia, muitos “Pedros” que pensam ser necessário acrescentar a lei a Cristo. Quando cremos em nossa morte com Cristo, a lei perdeu seu efeito sobre aquele que creu. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. Romanos 6:14.
O apóstolo Pedro considerava Moisés e Elias muito importantes, por isso, ele queria edificar um tabernáculo para Moisés e também um para Elias. Pedro não só deu uma posição à lei, mas também aos profetas. Deus, porém, não pensava assim. No Novo Testamento, não poderia existir o profeta, por isso Deus interrompeu o falar de Pedro. O Antigo Testamento diz: Isaías 11:9b. Porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
O que diz o Novo Testamento? Vamos ler em Hebreus 8:11  E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.
Isso significa que no Novo Testamento não há necessidade do profeta. Certa vez um irmão pediu a outro para orar por ele, dizendo: “Por favor, ore para que Deus lhe diga a Sua vontade para mim, e depois me diga”. Tal pedido basicamente destrói o Novo Testamento. O Novo Testamento não só remove a lei, mas também os profetas. Não é um homem dizendo-lhe o que está certo ou errado, mas é o Senhor habitando em você mostrando-lhe o que está certo e o que está errado. Por exemplo, por que Paulo não deu ouvidos aos rogos dos outros, mas decidiu subir a Jerusalém? Vamos conferir está verdade da Palavra de Deus em Atos 21:12-14. Quando ouvimos estas palavras, tanto nós como os daquele lugar, rogamos a Paulo que não subisse a Jerusalém. Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Como, porém, não o persuadimos, conformados, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor!
Foi porque ele próprio conhecia a vontade do Senhor interiormente. Uma pessoa não deve dar ouvidos ao que os outros dizem acerca do seu próprio caminho. Isto seria ser escravos de homens como muitos hoje são. A Bíblia diz em 1 Coríntios 7:23 Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.
Amados na igreja não há profetas no sentido do Antigo Testamento de predizer o futuro e consultar a Deus em favor de outros. Hoje Deus nos fala pelo Filho, ou seja, pela Sua Palavra. Os profetas já passaram e se foram para sempre! Cada pessoa, por si mesma deve receber interiormente a orientação de Deus. Ela não pode permitir que a lei e os profetas substituam Cristo. A fé cristã é Cristo vivendo em nós para dizer-nos o que é certo ou errado. Cristo é o nosso guia e somente Ele. Mateus 23:10 Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
O erro de Pedro foi que ele tinha Moisés, Elias e Cristo. Deus estava dizendo que devia haver só Cristo e que Moisés e Elias tinha de passar. Por um lado Pedro queria Cristo, e por outro, ele também queria a lei e os profetas. Ele não queria dizer não ter Cristo. Pedro queria Cristo. Ele pôs Cristo em primeiro lugar, mas também queria a lei e os profetas. Tememos que muitas pessoas não tenha visto isso. Assim como Pedro, elas querem três tendas: querem Cristo e também a lei e os profetas. Tais pessoas precisam de uma voz do céu dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. Lucas 9:35b. Amém.

  
Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: