"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 16 de março de 2014

O ESPÍRITO SANTO E A SUA OBRA

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:17-18.
Este é um tema tão sublime e importante que é a Pessoa e a obra do Espírito Santo. Cremos com tudo o que há em nossos corações que o Senhor tem desejado ardentemente restaurar, não apenas a visão, mas também a experiência no que concerne a esse assunto do Bendito Espírito Santo. Esse assunto em si mesmo é alvo de tantas controvérsias. Existem muitos crentes que ainda não sabem nada a respeito da Pessoa do Espirito Santo. Vamos ler em Atos 19:1-2 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
Quando cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo nós podemos entrar, e tocar a realidade espiritual que muitas vezes não conseguimos nem mesmo explicar. Creio que isso está contido em parte de que o Senhor quis dizer quando Ele disse em João 3:8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Esse “não sabes” nos inquieta muito, porque muitas vezes nós queremos saber tudo. Mas graças ao Senhor que nós podemos ver e também entrar nesta realidade espiritual pelo novo nascimento. Pois Aquele que nos faz ver, também nos faz entrar. Ver e entrar são duas palavras maravilhosas que diz respeito ao ministério do Espírito Santo. Sem o Espírito Santo nós seríamos cegos. Mas se o Espírito Santo abrisse os nossos olhos colocando uma mesa maravilhosa para a nossa visão do Cristo e as Suas riquezas insondáveis, isso ainda não seriam suficiente. Porque se você tomar um pobre cego e de alguma maneira abrir os seus olhos, dar um banho nele, levá-lo para a sua casa, servir um banquete maravilhoso, e ele olhar aquilo e não puder entrar, talvez fosse melhor ele ficar onde estava. Mas o Senhor não nos chamou para isto, pois o Bendito Espírito Santo que nos faz ver, nos faz entrar. Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus. Hebreus 10:19.
Se você examinar com cuidado a sua Bíblia, porque é assim que ela tem de ser examinada sempre. Se você procurar no Novo Testamento, a palavra revelação e procurar o que ela significa, você irá chegar a seguinte conclusão: O Espírito Santo é Aquele que abre uma lacuna no Reino da realidade espiritual contida em Cristo e traz isto até nós. Que privilégio para nós irmãos! “Não foi carne e sangue quem nos revelou”, mas o nosso Pai celestial. E Deus nos revelou pelo Seu Espírito que em nós habita. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 1 Coríntios 2:10.
É um privilégio que nós temos por sermos propriedade do Senhor. Revelação é uma abertura no reino da realidade espiritual reunida na Pessoa de Cristo. Antes nós não víamos nada. Então o Espírito Santo abre e nós podemos ver a realidade espiritual contida em Cristo e entrar nela. É desta maneira que o Senhor pelo Espírito pode falar ao nosso coração profundamente e também nos tocar. É por isso que temos de ser cheios do Espírito Santo diariamente. Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.
Quando nós pensamos sobre e Bendita Pessoa do Espírito Santo, a primeira atenção que nos é a chamada é respeito da Bendita Pessoa do Senhor Jesus. Por quê? Vamos ler Mateus 1:20b. José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
O Espírito Santo de uma maneira maravilhosa estava preparando um veículo para o Verbo eterno. Esse veículo humano, Deus encarnado se chamaria Jesus, porque Ele salvaria o Seu povo de seus pecados. O que foi gerado no ventre de Maria é do Espírito Santo. Lemos em Hebreus 10:5 Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste.
E o que Jesus Cristo veio fazer neste mundo? Fazer a vontade do Pai e nessa vontade de Deus está à libertação do nosso pecado. Então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo. Hebreus 10:9.
Era isso o que o Espírito Santo estava preparando no ventre de Maria, um corpo para o nosso Senhor. E Ele veio para fazer a vontade de Deus, porque dentro do seu coração estava a Lei de Deus. É por isso que toda a satisfação deste Homem encarnado era fazer em tudo a vontade do Pai. Foi assim que o Espírito Santo começou a Sua obra na Pessoa do Senhor Jesus. Agora é importante sabermos que tudo o que foi verdadeiro com relação ao Senhor Jesus Cristo, deve ser verdadeiro com relação a nós também. Vejam que principio admirável para nós em 1 Coríntios 15:49 E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.
O Espírito Santo está trabalhando em nós para formar a imagem do celestial, ou seja, do novo Homem celestial que é o nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo aquilo que foi feito na vida do Senhor Jesus Cristo, pelo mesmo Espírito é desejado que fosse realizado igualmente em nossas vidas. Assim como a Lei de Deus estava no coração de Cristo, do mesmo modo o Espírito Santo imprimiria em nossos corações a Sua Palavra. Hebreus 8:10 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
O Senhor Jesus embora tenha sido concebido pelo Espírito e o Pai não deu a Ele “Espírito por medida.” Após Jesus ter sido batizado no rio Jordão, vemos Deus dando a Ele uma forte convicção de quem Ele era, ou seja, Filho eterno do Pai eterno, mas agora encarnado. Jesus é o grão de trigo que caiu na terra e que veio para morrer e não para multiplicar pães, expulsar demônios ou fazer muitos milagres. Quando Jesus saiu do Jordão, foi para viver uma vida de extrema, completa dependência do Pai. O nosso Senhor Jesus aprendeu em toda a Sua vida humana essa liderança do Pai pelo Espírito. Nós quando nascemos de novo, somos guiados pelo mesmo Espírito que guiou a Jesus. Se você não está sendo guiado pelo Espírito Santo, você não é filho de Deus. Está escrito em Romanos 8:14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Foi o Espírito Santo quem guiou o Senhor Jesus pelo deserto para ser tentado pelo diabo. O Espírito faz Jesus retornar do deserto para Galiléia, e depois é dito que Ele abre o Livro da Lei, depois diz que Ele vai para Nazaré e entra em uma Sinagoga e pede o rolo do livro, e abre em Isaías 61:1 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados.

Muitas vezes nós temos muitas palavras, isso porque temos pouco do Espírito. Tentamos fazer, falar, convencer, produzir, entender, porque temos tido pouco do Espírito Santo. Como está a nossa consciência? Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Hebreus 9:14. Amém.  

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: