"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 30 de março de 2014

O ESPÍRITO SANTO E SUA OBRA II

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9.
Quando nascemos de novo o Espírito Santo vem habitar em nós para sempre. Foi Ele quem nos revelou a obra consumada de Cristo na cruz. Também foi o Espírito quem nos deus essa bendita experiência de morte e ressurreição juntamente com Cristo. Por isso hoje aquele que creu no Senhor está no Espírito. Se estamos no Espírito, temos que viver e também andar no Espírito. Que o nosso Deus e Pai nos faça ver essa realidade e entrarmos nela. Que nunca achemos que essa questão de uma profunda experiência espiritual no que concerne ao Espírito Santo é algo estático, porque não é. Efésios 5:18  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.
O Espírito Santo não só preparou um corpo para o nosso Senhor no ventre de Maria, Ele não apenas desceu sobre a cabeça de Jesus no Jordão, conduziu Jesus para o deserto e o trouxe do deserto, ungiu Jesus para todo o seu ministério. Mas o Espírito Santo fez mais do isto, Ele sustentou a vida do Senhor Jesus para experimentar o horror da cruz do Calvário, onde Ele teria que dizer em Marcos 15:34 À hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
A única explicação para que esse Homem pudesse suportar tudo isso é o Espírito Santo. Por isso é que temos Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
Mas a história ainda não terminou. O nosso Senhor Jesus foi “obediente até a morte e morte de cruz”. Jesus oferece a sua vida, mas Ele não se ressuscita, embora Ele tivesse poder para isto. Foi Jesus quem disse que ninguém tiraria a Sua vida, Ele mesmo a entregaria, e foi isso que fez. Ele tinha poder para entregá-la e poder para recuperá-la. Mas Jesus não o fez, porque o nosso Senhor foi submisso até na morte. Então o Seu corpo permaneceu no túmulo até quando? Até que o nosso Deus e Pai o Ressuscitou dentre os mortos. Leiamos em Romanos 8:11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
Que maravilhoso! Essa é a ação do Espírito Santo no que concerne ao nosso corpo. Temos que tomar cuidado para não limitarmos isso apenas a segunda vinda do Senhor. Porque nós podemos agora experimentar algo da vivificação do Espírito Santo em nossas vidas, tanto no aspecto psíquico, mental e também no aspecto físico. Por que nós sabemos disso? Vamos entender isso lendo em 2 Coríntios 1:8-9 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos.
O Deus que ressuscita os mortos! Em outras palavras, Paulo estava dizendo que ele havia experimentado algo na Ásia que o seu corpo não poderia aquentar, mas ele entendeu, mas ele compreendeu e experimentou essa realidade espiritual desse Deus que vivifica os mortos. E quantos dos nossos irmãos têm experimentado isso. Que o Senhor nos ajude a compreender a realidade do Seu Espírito operando em nossas vidas. Ele tem nos dado um desejo real em nossos corações para experimentarmos tudo o que Ele depositou em Cristo pelo Espírito a nós. Jamais venhamos a limitar isso a nenhuma esfera. Porque isso é verdade quanto ao nosso espírito, é verdade quanto à alma e isso é verdade quanto ao corpo. 1 Tessalonicenses 5:23-24 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
Por que Deus pelo Seu Espírito não tem feito mais em nossas vidas? Porque o principio espiritual é: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado. Mateus 8:13b.
Ele não tem feito mais por causa de nossa pouca fé. A nossa oração deve ser; “Senhor aumenta-nos a fé”, para que nós possamos experimentar tudo o que Ele já pôs em Cristo Jesus e que é nosso. Todos quantos creram em sua morte e ressurreição com Cristo, são herdeiros de Deus. O qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho. Efésios 3:5-6.
O Espírito Santo foi derramado a nós para trazer tudo o que pertence a Cristo. O que Cristo é, o que Cristo tem e o que Cristo obteve. Jesus recebeu a promessa do Espírito, mas não foi para Ele mesmo, mas foi para derramar sobre nós. Que necessidade temos nós do Espírito Santo, pois sem Ele não saberíamos nada de Cristo e não teríamos nada do Filho. Jesus disse a respeito do Espírito Santo em João 16:14-15: Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Que o Senhor nos dê mais e mais desejo de Cristo, não queremos experiências espalhafatosas, queremos aprender o que significa o tocar do Seu Espírito, o ser renovado no Seu Espírito, tocar a Deus através do Seu Espírito. Quantas e quantas vezes nós dizemos que Cristo é o nosso Cabeça, mas na prática nós agimos de forma tão desordenada, que demonstra que Cristo não é o nosso Cabeça. O que tem impedido de vivermos uma vida cristã autêntica é que somos tão soberbos. Como ser livre da soberba? A resposta está em 2 Coríntios 4:10 Trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.
Hoje infelizmente a maioria dos cultos não são oferecidos ao Senhor, mas sim a satisfação dos desejos egoístas. Muitos cantam lindas canções, mas são para seus próprios deleites. Quando cantamos louvores nunca deve ser para nós mesmos, mas sim para o Senhor. O verdadeiro cântico espiritual aceito por Deus é aquele que é feito cantado no Espírito. Antigamente muito do povo de Deus sacrificavam, mas não era sacrifício ao Senhor, mas porque gostavam de comer a carne. Oséias 8:13a. Amam o sacrifício; por isso, sacrificam, pois gostam de carne e a comem, mas o SENHOR não os aceita.

Se nós não formos conduzidos pelo Espírito, esse vai ser o resultado, ou seja, um culto oferecido a nós mesmos. Amamos o sacrifício, por isso sacrificamos, pois gostamos da carne. Amamos o culto, por isso cultuamos. O sacrifício de louvor é oferecido a Deus e não a nós. Nós só podemos cultuar e adorar ao Senhor no Espírito. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:23-24. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: