"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 6 de abril de 2014

O ESPÍRITO SANTO E SUA OBRA III

Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16:13.
Para onde quer que olhemos na Igreja hoje em dia, há uma carência evidente de uma obra mais profunda do Espírito Santo. O nosso anseio deve ser por um reavivamento verdadeiro, uma visitação sobrenatural e abrangente do Espírito Santo na Igreja, trazendo profundidade e crescimento; e ao mesmo tempo, anelamos por uma experiência mais profunda, mais rica e mais completa de Cristo em nossas próprias vidas, através do Espírito Santo. O que buscamos para nós mesmos e o que ensinamos a outros deve ser orientado somente pela Escritura. Somente quando a Palavra de Deus habitar ricamente em nós seremos capazes de avaliar as experiências que nós e outros podemos ter. A experiência nunca deve ser o critério da verdade; a verdade deve sempre ser o critério da experiência. Precisamos da revelação do Espírito na Palavra para obtermos real experiência com Cristo. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples. Salmos 119:130.
A vida cristã é vida no Espírito. Seria impossível ser cristão, sem falar em viver e crescer como cristão, sem o ministério do gracioso Espírito de Deus. Tudo o que temos e somos como cristãos devemos a Ele. Assim, cada cristão tem uma experiência do Espírito desde os primeiros momentos da sua vida cristã. Para o cristão, a vida começa com um novo nascimento, e o novo nascimento é um nascimento “no Espírito”. É quando cremos e ganhamos a verdadeira experiência de morte e ressurreição com Cristo. É o bendito Espírito Santo quem nos dá essa maravilhosa experiência. João 3:8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Também podemos ler em João 3:6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
Quando nascemos do Espírito, somos espíritos vivificados e hoje somos seres espirituais que estamos vivenciando uma experiência humana. Porque todo aquele que nasceu da carne é carne e ninguém pode mudar este fato. Só podemos ser pessoas que vivem no Espírito quando ocorre uma aniquilação absoluta da nossa carne. A carne precisa ser crucificada. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24.
Amados, hoje quando nós olhamos para o passado, podemos relembrar o grande feito de Deus quando Ele nos pôs em Cristo e nos crucificou, justificou, redimiu, regenerou e recriou. Isto não é apenas simples conhecimento, pois o conhecimento sem a realidade é apenas conhecimento. A verdade fundamental é que fomos unidos a Cristo, e com isso Deus o Pai nos deu tudo. Pela indescritível graça de Deus, já fomos “abençoados com toda sorte de bênção espiritual em Cristo”, e é nossa responsabilidade apropriarmos destas bênçãos, que já são nossas em Cristo. João 16:15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Na Pessoa do Senhor Jesus Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” e nós recebemos a vida plena de Cristo em união com Ele. Se Deus nos deu o Senhor Jesus Cristo em Sua plenitude, e se Cristo já mora em nós através do Seu Espírito, o que mais Deus poderia acrescentar? A própria sugestão de que há um “dom adicional” a receber não deprecia a plenitude e a suficiência de Jesus? Crescer em Cristo, sim! Acréscimos além de Cristo, jamais! Nós nascemos de Deus, somos seus filhos e herdeiros, morremos e ressuscitamos com Cristo, nossos corpos são o templo do Espírito Santo, e esta presença do Espírito em nós é a garantia, na verdade até uma antecipação da nossa herança eterna no céu. As Escrituras não se cansam de nos lembrar dos nossos privilégios em Cristo, exortando-nos a levar uma vida que seja válida e apropriada. Somos incentivados a ser o que deveríamos ser, ou seja, puros como Ele é puro, por causa do que já somos em Cristo e por causa do que seremos quando Ele voltar: como Ele. 1 João 3:1-2 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
Às vezes, o testemunho interior do Espírito Santo, assegurando-nos que somos filhos de Deus, é confirmado de maneira poderosa e maravilhosa, libertando-nos completamente de escuridão e dúvidas. Às vezes, Ele inunda nosso coração como uma onda tão imponente do Seu amor que quase lhe pedimos que detenha Sua mão para não sermos afogados por ela. Porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Romanos 5:5b.
Recebendo o amor do Pai, entramos em uma nova dimensão da eternidade. Ficamos em silêncio e conhecemos que Deus é Deus. Caímos aos Seus pés e o adoramos. Quando tentamos descrever o que é indescritível iremos ver que todos os integrantes da Trindade estão envolvidos. A experiência do cristão é experimentar Deus: Pai, filho e Espírito Santo. Na verdade não existe uma “experiência do Espírito Santo”, da qual Pai e Filho estão excluídos. Seja como for, o Espírito Santo é um Espírito discreto. Ele não chama, intencionalmente, a atenção para Si mesmo. Ele prefere nos levar a orar “Aba, Pai”, dando assim, testemunho do relacionamento de filhos com Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:15-16.
Amada igreja, acima de tudo, o Espírito Santo glorificará a Cristo. Ele dirige os fachos poderosos dos seus holofotes para o rosto de Jesus Cristo. Não existe momento em que Ele esteja mais contente do que quando a nova criatura se concentra tão somente em Jesus Cristo. A Pessoa do Espírito Santo é o único instrumento capaz de nos guiar a realidade espiritual. Se nós não somos conduzidos pelo Espírito não há verdadeira realidade espiritual no que fazemos, e a reunião do povo de Deus é vã se nós não estivermos numa atmosfera genuinamente espiritual. Gálatas 5:16 e 25 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Quem de nós já teve uma visão real do Senhor Jesus que não tenha aborrecido sua pecaminosidade e ambicionado apaixonadamente a santidade de Cristo? É por isso que ter Cristo permanentemente em nós em toda Sua plenitude é ter todas as necessidades supridas, todos os desejos realizados, toda fome satisfeita, toda sede saciada. É ter toda nossa vida perpetuamente revigorada e repleta Nele. Tal compreensão de Sua permanente presença em sua plenitude é uma das mais ricas recompensas de uma vida cheia do Espírito.  para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor. Efésios 3:16-17. Amém.


Nenhum comentário: