"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 10 de abril de 2014

EU, O MEU PIOR INIMIGO


"Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20)

É por isso mesmo que EU tenho que estar na cruz, crucificado e mortinho, mortinho com Cristo. Às vezes costuma acontecer que entre os filhos de Deus existe uma tendência de culpar o maligno e os seus ataques por todas as coisas que lhes acontecem e os angustiam. No entanto, temos que lembrar algo que já sabemos: "que o maligno está vencido" (1 João 2:13). Quando o nosso Senhor Jesus Cristo morreu, venceu a morte e "aquele que tinha o império da morte" (Hebreus 2:14). É certo que Satanás anda hoje em dia "rugindo como leão, procurando a quem devorar" (1 Pedro 5:8) mas, para aqueles que são nascidos de Deus, e que não praticam o pecado, ele não os "pode tocar, porque o Senhor os guarda" (1 João 5:18). Está escrito e foi Deus quem disse, então podemos crer!

Portanto, embora sempre tenhamos que estar alertas às artimanhas do diabo, nosso principal luta hoje em dia não é contra Satanás. Na realidade, há outra esfera onde devemos olhar com especial cuidado. Hoje nossa maior luta é contra nós mesmos, contra a nossa natureza adâmica, a qual arrastamos dia a dia, e a qual devemos nos negar constantemente. É preciso que nos despojemos de nós mesmos, renunciando assim à impiedade e aos desejos mundanos "da nossa carne" (Tito 2:12). Só assim obteremos mais e mais de Cristo. Só menosprezando as nossas vidas, seremos vencedores (Ap. 12:11).

Às vezes culpamos Satanás dos nossos próprios enganos, e lhe atribuímos os sofrimentos que experimentamos por nosso próprio pecado. Na verdade, o nosso principal inimigo somos nós mesmos. Muitas vezes nos deixamos enganar por nossa suposta "bondade". Cuidado! "Enganoso é o coração do homem, quem o conhecerá"? (Jeremias 17:9). Nem sequer nós mesmos podemos conhecer os nossos corações e a sua intenção, assim não confiemos nele. O Senhor é quem "esquadrinha a nossa mente e prova o nosso coração" (Jeremias 17:10). Por isso, os Provérbios de Salomão nos aconselham: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o seu coração". E onde poderemos guardá-lo? Em Cristo, só em Cristo!

Por isso é que Paulo aconselha a Timóteo, dizendo: "Tenha cuidado de ti mesmo" (1 Timóteo 4:16). Como um sinal de alerta lhe diz: "te cuide, não te deixe enganar". Isto também é válido para nós, não aconteça que enganemos a nós mesmos. É urgente que nos despojemos do velho homem (Colossenses 3:7-10) com tudo o que ele acarreta, inclusive aquilo que nós consideramos "bom". Em nós não há nada bom, podemos ver? Somente Cristo em nós, ele é bom.
Não nos deixemos enganar pelos nossos corações, mas sejamos renovados no espírito da nossa mente, nos vestindo do novo homem (Ef. 4: 22-24). Amém!
Queridos(as), por favor considerem isto em nome de Jesus e pelo teu próprio bem, pois todo o bem está em Cristo (Filemom 1:6) e não em você.
Abraços gente amiga e amada de meu Deus!

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: