"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

segunda-feira, 14 de abril de 2014

O FRUTO DO ESPÍRITO: AMOR

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23.
O que é esse amor divino? Deus! Tudo emana Dele para cada pessoa que creu em sua inclusão no corpo de Cristo e morreram e ressuscitaram com Ele. Jamais podemos definir o amor de Deus, pois Ele é infinito e este amor jamais acaba. Deus nos ama incondicionalmente e amar incondicionalmente significa o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca. Jeremias 31:3 De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
Nunca podemos duvidar deste grande amor de Deus por nós. O amor de Deus por cada um de nós é mais do que palavras. Deus deu prova do Seu amor por nós quando enviou Seu filho Jesus Cristo para morrer na cruz por nós. Romanos 5:8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Os gregos tinham quatro palavras para diferentes tipos de amor: “Storge”, que significa afeição natural ou amor de família; “Eros”, que significa atração sexual ou amor romântico; “Phileo”, que significa afeição emotiva ou amizade e “Ágape”, que significa amor incondicional, altruísta ou sacrificial. Quando a Bíblia fala do amor de Deus por nós e do tipo de amor que devemos ter por Ele e pelas outras pessoas, a palavra é sempre ágape. 1 João 4:7-8 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Amor é provavelmente a palavra mais mal compreendida do mundo. Parte do problema é que a usamos para uma porção de coisas. Diluímos o seu significado por excesso de utilização: “amo meu país”, “eu te amo”, “amo minha igreja”, “eu amaria você, se você esfregasse minhas costas”. Utilizamos a palavra amor de maneiras muito diferentes até que perdeu o seu significado literal. É difícil dar e receber amor quando nem mesmo se compreende o que é. A maioria das pessoas que dizem que nos ama, são fingimentos. Nascemos de novo para amar nossos irmãos sem hipocrisia. O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:9-10.
Você acha que é impossível amar alguém de quem você não goste? Pois é exatamente aqui que entra o amor ágape. Este amor incondicional de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo quando cremos em nossa identificação com Cristo em sua morte e ressurreição. O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Romanos 5:5b.
Tendo o Seu amor em nossos corações, o próprio Deus vai nos ensinar a exercitar o Seu amor. Como Deus faz isto? Ele vai colocar perto de nós pessoas que não são amáveis. É fácil amar pessoas gentis e amáveis, mas para Deus nos ensinar a amar, vai colocar algumas pessoas difíceis de amar em nossa vida. O fato é que nossa vida está cheia de pessoas das quais não gostamos. Não gostamos do jeito que algumas pessoas falam. Não gostamos da maneira que agem. Não gostamos de como se vestem. Mas a maioria de nós tem a inclinação de não gostar de pessoas que não gostam de nós. Por que muitas pessoas não conseguem amar? Pelo simples fato de que nunca foram amadas de verdade. E quando são amadas podem amar com o mesmo amor que foram amadas. Leiamos 1 João 4:19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Por que você nasceu de novo? Não foi porque você quis nascer de novo, mas porque Deus quis que você nascesse de novo. Deus te quis e te fez querer sem que você quisesse, você acabou querendo. Deus nos queria tanto que acabamos querendo um pouco. E por Ele nos querer demais, nós acabamos querendo um pouco mais. Pois o querer de Deus faz com que o nosso querer o queira. Nós acabamos te querendo, quando Tu mais nos queres. Isso se chama amor e é uma chama irresistível. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18.
As pessoas não amadas são geralmente nada amáveis. Quando não sentimos genuinamente amados, não temos a capacidade de amar a ninguém. Por isso, primeiro precisamos experimentar o amor de Deus em nós mesmos. Deus se deleita em mim e em você não porque somos amáveis, ou por aquilo que fazemos de bom, mas simplesmente porque somos Dele em Cristo. O Seu grande amor nos atraiu a Si, por isso fomos constrangidos pelo Amor. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2 Coríntios 5:14.
Deus em Seu amor não nos ensinou a perdoar, mas nos perdoou plenamente e também nos capacitou a perdoar aqueles que nos ferem. Muitas pessoas sofrem e estão doentes em suas almas porque não liberam perdão. As pessoas do seu passado não podem continuar magoando você hoje a não ser que você lhes permita, guardando ressentimento contra elas. Sempre que tem algum ressentimento contra alguém, você lhe dá um pedaço do seu coração. Você lhe dá um pedaço de sua atenção, um pedaço de sua mente. Você quer que essa pessoa tenha esse pedaço? Não. Portanto, tome-o de volta, perdoando. Perdoe àqueles que o magoaram. Em vez de relembrar esse sofrimento constantemente, livre-se dele. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Efésios 4:32.
Infelizmente o fato da vida é que pessoas que sofrem machucam os outros. Se alguém está agindo maldosamente com você, está agindo assim porque está sofrendo. O que precisamos fazer é olhar além das falhas das pessoas e ver as necessidades delas. Então aprendemos a amar. Você já descobriu que as pessoas mais desagradáveis e as menos amáveis são as que precisam mais de amor? Se uma pessoa não consegue obter amor, ela luta para chamar a atenção. E se não conseguir chamar e receber atenção positiva, vai tentar atrair atenção negativa. Inconscientemente, está dizendo: “Eu vou ser notada, de um jeito ou de outro”. É por isso que Deus colocou em nós o Seu amor, para amarmos uns aos outros. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. 1 João 4:11.

O fruto do Espírito vem da vida do Espírito e a vida do Espírito vem do Espírito de Deus, vivendo em nosso espírito. O fruto do Espírito são as características do Pai, passadas para Seus filhos. A mais importante parte deste fruto é o Seu amor. Amor sumariza a lei como um todo. Amor é o poder doador que visualiza outros como o alvo e não como meio. Amor é facilmente satisfeito porque não demanda coisa alguma. Amor é derramado nos nossos corações na ocasião do nosso novo nascimento. Sem o novo nascimento e seu resultado em amor, nunca permaneceríamos fieis a Deus. O abandonaríamos concentraríamos solenemente em nós mesmos. Este amor nos salva de nós mesmos e se permitirmos que cresça como um fruto em nossa vida, muitos poderão comer deste fruto e serem abençoados. Então a ordem do Senhor para a igreja é que todas as nossas atitudes sejam feitas em amor: Todos os vossos atos sejam feitos com amor. 1 Coríntios 16:14. Amém. 

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: