"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 24 de junho de 2014

SOBERANIA E PROVIDÊNCIA DIVINA

Com efeito, eu sei que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses. Tudo quanto aprouve ao SENHOR, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos. Salmos 135:5-6.
Deus está no controle de tudo porque Ele é absolutamente soberano para controlar cada coisa ou evento que acontece, seja ele bom ou mau. De um modo ou de outro, Deus está envolvido em cada evento e em todos os detalhes do desenvolvimento da história do mundo e das pessoas. Se não fosse assim, Deus perderia o controle do Universo e nenhum de nós poderia ter a certeza de que o que Deus diz em Sua Palavra vai se cumprir. O cumprimento de todos os vaticínios está vinculado ao poder soberano com o qual Deus controla todas as coisas. Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. 1 Crônicas 29:11 (LH).
Se Deus não está no controle de todas as coisas, nós não podemos ter esperança de que Ele será triunfante no final da história. Não há esperança para os cristãos se Deus não está no trono, governando o Universo com Sua onipotência. Por causa da cosmovisão errônea, isto é, por causa das lentes indevidas que as pessoas usam para enxergar o mundo, é que elas pensam, que satanás está no controle. “O mundo jaz no maligno” sim, mas Deus está no controle de todas as coisas. Se Deus está no controle de todas as coisas, Ele precisa sustentar e preservar tudo o que há neste mundo criado. E é exatamente isso que Deus faz. Leiamos esse maravilhoso texto das Escrituras em Neemias 9:6 Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora.
Todo aquele que morreu e ressuscitou com Cristo, foram chamados para descansar Nele. Infelizmente, temos a tendência de querer estar no controle de todas as coisas, e nossa inquietude nos leva a elaborar planos, rascunhar projetos, idealizar atividades, justo naqueles momentos em que tínhamos que estar descansando. Na maioria das situações a vida foge completamente do nosso controle e é assim que deve ser para ter graça. Enquanto nada podemos fazer, Deus trabalha em nosso favor. Está escrito em Isaías 64:4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
 Irmãos, a nossa atitude deveria ser a de descansar em Deus e deixar que Ele cuide das coisas que não estão sobre o nosso controle e que, assim, a cada novo dia, possamos despertar para o que o Senhor fez por nós durante o nosso “descanso”. Nós acordamos de manhã para um mundo que não criamos para uma salvação pela qual não fizemos nada para ganhar. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Salmos 127:2.
Ter a certeza que Deus trabalha por nós enquanto estamos com nosso coração descansado não significa que estaremos isentos de problemas e aflições. Entretanto, ao confiarmos no Senhor, teremos uma confiança e uma perspectiva nova ao enfrentarmos as adversidades. Ao deixarmos tudo nas mãos Daquele que pode todas as coisas, adquirimos a certeza de que, seja o que for algo melhor está sendo preparado para nós amanhã, pois o Senhor cuida de seus amados até enquanto dormem. Basta confiarmos, descansarmos e entregarmos tudo em Suas mãos. Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.
Amados, entendamos uma coisa importante; a nossa caminhada pode ser caracterizada por inquietações que geram ansiedade, ou pela fé que produz tranquilidade e felicidade. Algumas coisas possuem a capacidade de nos tirar o sono, queremos ficar alertas e ativos o tempo todo, e nutrimos um falso pensamento que nos ilude com uma falsa segurança como se nós, por nossos próprios esforços, estivéssemos no controle de alguma coisa. Não gostamos de pensar na possibilidade de desligar a “mente”, pois tememos que as coisas desandem e fujam do nosso aparente “controle”. Dessa forma, comprometemos cada vez mais a nossa saúde psíquica e emocional e, de quebra, também atrapalhamos o trabalhar e o agir de Deus por nós. Provérbios 16:9 A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o SENHOR (LH).
O Senhor, como bom chefe e bom Pai, como um Deus soberano que domina sobre tudo e sobre todos, nos pede que exerçamos apenas as funções que Ele determina a nós. Ele sempre indicará o que devemos fazer e devemos aproveitar cada oportunidade em todas as áreas da nossa vida. Aquelas coisas que não estão no nosso alcance são as áreas em que devemos descansar e confiar em Sua providência. Hebreus 4:3a. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso.
Irmãos, quando as pessoas, mesmo as cristãs, atribuem o bem a Deus e o mal a satanás, elas estão afirmando a heresia do dualismo. Este ensina que Deus e o diabo são poderes independentes, como se fossem dois titãs lutando igualmente pelo domínio do Universo. Muitos cristãos, por causa dessa cosmovisão dualista, pensam que satanás hoje está no controle porque o mal anda prevalecendo. Algumas pessoas creem nesse tipo de dualismo porque tentam proteger Deus e tornar a crença deles mais fácil de ser absorvida. Tentam evitar que Deus, de alguma forma, esteja ligado à presença do mal no mundo. Fazendo isso, isto é, atribuindo toda a responsabilidade final do mal a satanás, tornam a crença do aparecimento do mal uma doutrina mais dirigível. Obviamente, é muito mais fácil pensar em Deus como o “sumo bem” e de satanás como o “sumo mal”. Ainda que essas pessoas considerem o primeiro mais forte e mais poderoso que o segundo, não é assim que a Escritura apresenta o quadro do governo do mundo. É Deus quem tem o absoluto controle de tudo neste Universo. Está escrito em Isaías 14:24 e 27 Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará. Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?
Recentemente eu li a respeito de uma enfermeira de um hospital que disse que havia um pastor que, ao visitar os pacientes de sua igreja naquele hospital logo de inicio lhes dizia: “Lembre-se, Deus não tem nada a ver com o que está passando”, numa tentativa de proteger Deus de qualquer problema com o mal. A verdade é que, fazendo isso, esse pastor estava roubando de Deus à responsabilidade pela presença do mal no mundo, que Ele próprio assume. Esse pastor sem saber de nada, estava dando a satanás a prerrogativa e a responsabilidade de todas as coisas desagradáveis, como se Deus ficasse apenas contemplando impotentemente os atos maus de satanás. A verdade é que o Senhor Reina. Salmos 96:10 Dizei entre as nações: Reina o SENHOR. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com eqüidade.
Deus é o Senhor absoluto do Universo e satanás é apenas um dos seus “servos”, executando a Sua vontade. Deus está no trono e reina absoluto sobre todas as coisas e os renascidos em Cristo podem descansar Nele, pois a vitória é de Deus e do Seu Cristo.  O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:
    

Nenhum comentário: