"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

segunda-feira, 21 de julho de 2014

É POSSÍVEL UM CORAÇÃO PERFEITO?

Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Jeremias 32:39.
O coração é visto, dentro do ângulo bíblico, como o centro ou foco da vida interior do homem. Ele é a origem ou fonte dos motivos. É o âmago dos processos do pensamento, da consciência, da cognição, da afetividade e da volição. O coração é a própria identidade pessoal do individuo. Por isso a Bíblia trata fundamentalmente de uma experiência espiritual que procede do coração. Inicialmente a Palavra de Deus mostra a perversão ou depravação essencial do coração humano em Gênesis 6:5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
O coração do homem é insaciável e jamais estará plenamente contente. Com um coração tão contaminado, a única alternativa é trocá-lo, porque não é possível ao homem viver a vida cristã sem o transplante de coração. E o plano de Deus é na verdade substituir a fonte de inclinação dos propósitos humanos. É por isso que o Senhor promete no livro de Ezequiel 36:26 E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.
Sem esta operação cirúrgica importante em nossas vidas, Cristo não poderá habitar, porque o puro não convive num coração imundo. A santidade de Deus não se concilia com o pecado. Para que Jesus resida em nosso coração é necessária a troca de coração. Foi lá na cruz que Cristo transplantou o nosso coração, ou seja, o velho coração foi crucificado e morto com Cristo, mas com essa obra, ganhamos um novo coração pela nossa ressurreição juntamente com Cristo. Ganhamos um coração totalmente limpo e com este novo coração poderemos ver a Deus Pai. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Mateus 5:8.
O coração é como uma terra bastante propícia ao plantio. Existem duas sementes que podem ser semeadas nessa terra: a da salvação e a da perdição. Os limpos de coração são aquelas pessoas que não estão manchados pela mágoa, ódio, rancor, ressentimento, vingança, ou qualquer outro sentimento negativo para com Deus ou seu semelhante. Os limpos são aqueles que se preocupam em guardar o coração, pois assim como fisicamente o coração bombeia o sangue para todo o corpo, espiritualmente, o diabo sabe que, se uma semente ruim brotar, certamente irá frutificar dentro do peito, com isso atingirá todas as áreas da vida da pessoa, destruindo-a e pior: ceifando a fé. Esses sentimentos podres alimentam a amargura, depressão e a solidão do ser humano, podendo ate mesmo causar doenças. E existem pessoas que já se acostumaram a viver dessa forma: acha normal e sem reversão. São as Gabrielas da vida: “eu nasci assim, vou morrer assim”. Quem nasce assim, morre assim e vai para o inferno assim. Por isso há uma necessidade de novo nascimento: Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7.
Nós não causamos o novo nascimento. Deus causa o novo nascimento. Qualquer coisa de bom que fazemos é resultado do novo nascimento, não a causa dele. Isso significa que o novo nascimento está fora do nosso próprio alcance. Está fora do nosso controle. E isso confronta nossa inutilidade e nossa absoluta dependência de Alguém que não nós mesmos. Isso é desconfortável porque o homem busca reconhecimento e aplausos. O homem diz ser alguma coisa, mas sem o novo nascimento não é nada. E Deus nos diz que não veremos o reino de Deus se não nascermos de novo. E nos diz, ainda, que não podemos nascer de novo por nós mesmos. Isso incomoda. Ensinar sobre o novo nascimento é desconfortável porque isso envolve algo que é feito em nós, não algo que nós fazemos. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:13.
Irmãos com o novo nascimento nós podemos possuir um coração perfeito. Você sabe que é possível andar diante do Senhor com um coração perfeito? Se tem desejado a Jesus, já deve estar obedecendo sinceramente à ordem do Senhor. Possuir um coração perfeito tem sido parte do pacto de fé desde Abraão. Vemos na Palavra de Deus em Gênesis 17:1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.
Entendemos uma coisa: se isto não fosse possível, Deus não teria feito tal convite. Mais tarde, os filhos de Israel são lembrados de algo muito importante: Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. Deuteronômio 18:13.
Nós só podemos ser aperfeiçoados pelo Senhor, se tivermos um coração trocado. No Antigo Testamento temos inúmeros exemplos de pessoas que buscavam do Senhor um coração perfeito. Por exemplo, Davi decidiu obedecer à ordem de Deus para ser perfeito. Lemos em Salmos 101:2 Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero.
A obra da cruz em nós desemprega o velho coração. A cruz põe fim a nossa velha vida de pecado. Para vivermos uma vida cristã progressiva é necessariamente um novo coração que tem a capacidade dada pelo Senhor de obedecê-lo completamente. A nova criatura sabe que se viver de acordo com suas inclinações da carne, sofrerá derrotas que enfraquecerão sua vida espiritual. Com o novo coração que recebemos do Pai, ai sim a pessoa pode viver uma vida de fortalecimento espiritual constante e de plena consagração ao Senhor. O que é consagração? É uma vida totalmente entregue ao Senhor. Quando assim nos consagrarmos ao Senhor, os resultados serão surpreendentes em nossas vidas, pois para com estes o Senhor se mostrará muito forte. Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele. 2 Crônicas 16:9a.
Para aqueles que pensam que isto era um grande peso e também frustração ao povo do Antigo Testamento, podemos ver a mesma ordem dada a nós no Novo Testamento. E esta ordem é renovada pelo nosso Senhor Jesus Cristo em Mateus 5:48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Ter um coração perfeito é aos olhos do Senhor sinônimo de integridade, maturidade. Os significados, grego e hebraico incluem retidão, não tendo mancha, nem mácula, sendo totalmente obediente. Todo aquele que tem um perfeito coração, é uma pessoa que obedece ao Senhor constantemente, isto é, um coração perfeito é aquele que compreende e responde total e rapidamente, a voz do Senhor. E repete todo o tempo: “Fala Senhor, porque o teu servo ouve. Mostra-me o caminho e andarei nele”. Salmos 143:8 Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma.

Quando cremos em Cristo, saberemos que Ele é Senhor não somente de nossas vidas, mas também de cada situação que nos afeta. Somente um coração perfeito pensa desta maneira, porque foi quebrantado pela cruz. E como precisamos ser quebrantados pelo Senhor! Quebrantamento é a aniquilação de toda força e habilidades humanas. Um coração quebrantado pela cruz é o caminho de um coração perfeito e da proximidade do nosso Senhor: Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Salmos 34:18. Amém. 

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: