"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 15 de julho de 2014

A PROSPERIDADE SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS

Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. 3 João 1:2.
A Bíblia não ensina que Deus sempre deseja a abundância material ou a boa saúde para seus filhos. Apesar dos ensinamentos das Escrituras, vários pregadores de grande acesso ao público estão agora pregando “evangelhos da saúde e da riqueza”. Esta ênfase que as pessoas dão à prosperidade e à saúde física é, na verdade, o materialismo disfarçado de religião. O nosso foco não deve ser a pregação da teologia da prosperidade, mas pregar a Cristo e este crucificado, e a consequência natural disto é que sejamos prósperos segundo a vontade Deus. Lembrando em primeiro lugar que em Cristo já possuímos tudo conforme está escrito em 1 Coríntios 1:5 porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento.
Existe uma maneira de prosperar materialmente, isto é, quando seguimos as leis da prosperidade de Deus, que estão delineadas em Sua Palavra. Se nós seguirmos à risca essas leis, prosperaremos há maneira de Deus, e não há nada de errado com essa espécie de prosperidade. Muitos filhos de Deus acreditam que o “dinheiro é a raiz de todo mal”. O dinheiro apesar de sua origem ser iníqua, ele constrói templos, o dinheiro sustenta missionários em todas as partes do mundo, o dinheiro produz livros e faz programas de rádio e televisão. O que a Bíblia diz sobre o dinheiro? Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1 Timóteo 6:10.
Amar o dinheiro é mau. Colocar o dinheiro primeiro; de qualquer maneira, colocando-o à frente de Deus é mau. A avareza é errada e essa atitude é contrária aos ensinos da Palavra de Deus e trará muita tristeza para as vidas daqueles que amam e servem ao dinheiro. O dinheiro é um senhor na vida de muita gente boa que estão escravizadas pelo “deus” moeda. Por outro lado o nosso Pai celestial não quer que sejamos fracassos financeiros. Assim, como os filhos neste mundo são o reflexo de seus pais, assim os cristãos devem ser um reflexo de Deus. Se nosso Pai foi capaz de nos dar Seu único Filho, por que então Ele vai nos negar qualquer outra coisa? Ele já nos deu o melhor, que é Cristo. Faz sentido crer que Deus recusará em nos dar todas as coisas? Romanos 8:32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

Amada igreja, tenhamos isto em mente sempre, que as leis da prosperidade de Deus estão alicerçadas sobre o fato básico de que Ele possui tudo e nós nada. Você pensa que é dono do seu carro? De sua casa e outras propriedades as quais, de acordo com as leis dos homens você possui? A Palavra de Deus nos diz claramente que não possuímos nada. É fundamental entender o conceito de que não “possuímos” nada e que Deus apenas permite que “usemos” as coisas. Mas nós invertemos o quadro amando as coisas e usando as pessoas. Nós viemos a este mundo de mãos vazias e o deixaremos da mesma forma. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. 1 Timóteo 6:7.
Quando entendemos isto, então as leis da prosperidade de Deus começam a ser compreendidas. O nosso Pai deseja que enquanto estivermos aqui, façamos uso de propriedades que pertencem a Ele. Deuteronômio 10:14 Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR, teu Deus, a terra e tudo o que nela há.
Toda riqueza deste mundo pertence a Deus e não a nós. Leiamos em Ageu 2:8 Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos.
Nós sabemos que o mundo busca avidamente por fortuna e o reconhecimento de outras pessoas. Aqui reside o problema no meio do povo do Senhor. Muitos caem na armadilha de não colocar Deus em primeiro lugar. De fato, muitos de nós permitirmos que os problemas de nossas vidas tenham predominância sobre Deus. Muitos pensam assim: “Eu preciso disso, tenho que ter aquilo, e não sei como resolver esse problema”. Ao contrário, deveríamos dizer: “Deus, vou colocá-lo e mantê-lo em primeiro lugar em todos os momentos de minha vida diária. Vou estudar e meditar constantemente em Sua Palavra e fazer exatamente o que ela diz para fazer confiando completamente em Ti para suprir todas as minhas necessidades”. Uma vez mortos em Cristo, Ele vem habitar em nós, e com isso receberemos todas as riquezas e honras que jamais desejamos ou necessitamos, conforme está escrito em Provérbios 8:17-18 Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham. Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça.
Mas o problema é que muitos não amam o Senhor, e com isso se colocam em jaulas financeiras e jogam fora a chave, por causa das palavras de dúvidas e medo que saem de suas bocas quando enfrentam uma crise. Eles não se lembram que Deus diz: Estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca. Provérbios 6:2.
Claramente vemos que a Palavra de Deus relaciona a prosperidade que recebemos, com a palavra que falamos. Deus nos fará prosperar se crermos profundamente em Suas promessas e também prazerosamente cultivarmos comunhão com Ele. Quando isto é realidade em nós, muitas coisas boas irão acontecer a nós. Por outro lado, nunca devemos falar a respeito de dinheiro difícil, tempos duro ou outros problemas financeiros, porque isto é murmuração, e Deus abomina este tipo de atitude. Se permitirmos que essas palavras saiam de nossas bocas, estamos negando as promessas de Deus. Como podemos esperar que nosso Pai nos abençoe se constantemente abrirmos nossas bocas e negamos as promessas que Ele tem nos dado? A Bíblia diz de pessoas que ouvem a Palavra e não aproveitam. Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2.
Muitas pessoas são destruídas por sua riqueza porque elas não a adquirem através das leis de Deus. Não há nada errado em ser próspero e bem sucedido, se obtivermos e retermos nossa prosperidade, como resultado de seguir as leis do nosso Senhor. Vamos ler Salmos 112:1-3: Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.

O nosso Pai quer que tenhamos dinheiro, mas Ele não quer que o dinheiro nos tenha! Quando Adão pecou, ele passou as suas riquezas e seu domínio sobre toda a terra para satanás. Por causa da ambição e incredulidade de Adão, Satanás foi capaz de roubá-lo. Adão penalizou a abundância e prosperidade que Deus pretendia para nós, seus filhos renascidos em Cristo. Satanás roubou tudo dele. Mas Cristo veio a este mundo para destruir as obras do diabo, isto ele fez na cruz quando incluiu o pecador em Seu corpo. Jesus trouxe de volta todo poder e autoridade que Satanás tinha tirado de Adão. Jesus restaurou nossa abundância. Jesus pagou o preço de tal maneira que todos seus irmãos e irmãs podem prosperar. Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. 2 Coríntios 8:9. Amém!

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: