"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 3 de agosto de 2014

BATALHA ESPIRITUAL

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Efésios 6:12-13.
Todos os regenerados estão envolvidos numa luta contra as potestades do mal. Os cristãos acham-se engajados numa guerra, numa desesperada luta contra um inimigo cruel e impiedoso. Não existe neutralidade, todos nós estamos envolvidos nesta batalha. Por isso é urgente à necessidade de nos fortalecermos com armas adequadas, para podermos lutar contra as investidas do inimigo. A meta principal do inimigo é a invasão da nossa mente e coração. De maneira ardilosa e sutil, ele pode produzir em nós pensamentos e atitudes que vem diretamente das profundezas do inferno. Uma pessoa pode ser genuinamente nascida de novo e ainda assim lutar com pensamentos que comprometem o seu desenvolvimento cristão. Satanás é especialista em disfarces. Leiamos em 2 Coríntios 11:14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
O inimigo é astuto, pois, através das suas setas malignas, consegue atingir a nossa mente com pensamentos que são contrários ao padrão bíblico. Por isso, devemos tomar muito cuidado e nos defendermos, conforme a Palavra de Deus nos orienta em Efésios 6:16 Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Ninguém está imune aos ataques deste perverso inimigo. Temos que combater contra todos os pensamentos que invadem a nossa mente, que são intrusos e não condizem com a verdade da Palavra de Deus. Precisamos questionar estes pensamentos e verificar de onde eles procedem. Se o pensamento tiver sinais de orgulho, incredulidade, lascívia, depressão, condenação, etc., cuidado, pois o inimigo pode estar rondando a sua vida, trazendo para a sua mente toda a sujeira do inferno. Não podemos em circunstância alguma sermos apáticos. Atente para o que está escrito em 2 Coríntios 10:4-5 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando nós , sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
Precisamos também estar atentos com as nossas atitudes e emoções. Estas procedem do nosso coração. As atitudes erradas podem trazer danos ao nosso crescimento espiritual. A orientação das Escrituras é clara, se não resolvermos o problema de nossas atitudes erradas, estamos dando lugar ao inimigo. Atitude de soberba, rancor, mágoa, falta de perdão, contenda, arrogância e outros, escancaram a porta do nosso coração, para que o inimigo atue. Satanás está fazendo de tudo para manter os filhos de Deus escravizados em suas próprias atitudes egoístas. Porém, há uma ordem no livro de Efésios 4:26-27 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.
Tudo aquilo que dá lugar ao diabo, é necessário que nós, com a ajuda do Espírito Santo, despojemos. É verdade que o nosso velho homem já foi crucificado com Cristo, conforme está escrito em Romanos 6:6: Sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.
Mas também é verdade que precisamos despojar o velho homem e nos revestir do novo, conforme está escrito em Colossenses 3:8-10: Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
O despojar do velho homem é importante, contudo, revestir-se do novo homem é fundamental para que sejamos conformados à imagem do Senhor Jesus. Uma vez que já somos regenerados em Cristo, precisamos cultivar as virtudes do novo homem. Na carta aos Colossenses 3:12-17, está escrito: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações, à qual, também, fostes chamados em um só corpo: e sede agradecidos. Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vossos corações. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Precisamos alimentar a nossa mente com pensamentos que procedem da Palavra de Deus. Leiamos Filipenses 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
Também precisamos alimentar o nosso coração com as virtudes procedentes do caráter de Cristo. Lemos em Provérbios 4:23: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
A verdade liberta; as mentiras, entretanto, aprisionam em cadeias. A ignorância também do homem é condição primária e essencial para o engano por espíritos malignos. A ignorância do povo de Deus a respeito dos poderes das trevas tem facilitado a obra de satanás como enganador. É por isso que devemos rejeitar o falso conhecimento, pois ele tem derrotado dezenas de milhares e mantido até as nações sob o engano do maligno. Todo o caminho que tenta levar o homem a Deus fora do Cristo crucificado, é falso e enganoso. Ninguém é um verdadeiro discípulo de Cristo se não tomar a sua cruz. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Lucas 14:27.
O nosso inimigo não se cansa. Se você tem visão espiritual o verá trabalhando sobre os desejos mais elevados e puros de uma criatura inocente, ocultando seu propósito de ruína sob o disfarce de que queria ajudar um ser humano a chegar mais perto de Deus. Vemos o diabo usando os desejos puros de Eva em relação a Deus para produzir cativeiro e aprisionamento. Vemos que ele usa o “bem” para trazer o mal; ele sugere que o mal faria nascer o suposto bem. Pega com a isca de ser “sábia” e “como Deus”, Eva foi cegada quanto ao princípio de obediência a Deus e, consequentemente enganada. 1 Timóteo 2:14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Cuidado com a bondade, pois ela não é, portanto, garantia de proteção contra o engano. A maneira mais inteligente pela qual o diabo engana o mundo e a Igreja é quando vem como alguém ou algo que, aparentemente, os leva na direção de Deus ou do bem. Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 1 João 4:1. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:




Nenhum comentário: