"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 7 de outubro de 2014

ESTÊVÃO UMA VIDA PLENA DE CRISTO

Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Atos 7:56.
Estêvão foi um homem que viveu em plenitude. Sua vida serve para nós de exemplo e inspiração. Uma das maiores necessidades do nosso tempo é de homens que sejam modelos. Vivemos uma época marcada pela superficialidade. As pessoas estão cheias de si mesmas e vazias de Deus, estão cheias de vaidades e vazias de virtudes. Estêvão não era um homem conformado com a mediocridade. Plenitude era a marca da sua vida e da sua personalidade. Estêvão era um homem que havia passado pela cruz, e sempre foi um homem cheio do Espírito Santo. Atos 6:5a. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo.
Ele era não apenas um homem regenerado, selado, habitado e capacitado pelo Espírito, mas também um homem cheio do Espírito de Deus. Uma das maiores necessidades da igreja de Deus neste século é ter uma liderança cheia do Espírito Santo. Temos hoje muitos homens
cultos, eruditos, versados nas ciências, mas poucos cheios do Espírito. Temos muitos líderes que detêm o poder nas mãos, mas poucos que se submetem ao Espírito. Temos líderes cheios de vaidade, cheios de si mesmos, mas vazios do Espírito. Temos líderes que exercem uma autoridade imposta pela força ou pela intimidação, mas poucos que revelam a doçura do Espírito em suas palavras e atitudes. A igreja precisa não tanto de homens ricos, poderosos e cultos, mas de homens cheios do Espírito Santo. Muitos dos apóstolos eram homens iletrados, mas no poder do Espírito eles colocaram o mundo de cabeça para baixo. Em segundo lugar, Estêvão era um homem cheio de sabedoria. Está escrito em Atos 6:3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço.
Sabedoria é usar da melhor forma o conhecimento para atingir os fins que mais glorificam a Deus. Sabedoria é ver a vida da perspectiva de Deus. É reagir nas diversas situações com firmeza e amor, transmitindo graça às pessoas. Muitas pessoas confundem conhecimento com sabedoria. Uma pessoa pode ser culta e ser tola. Sabedoria é olhar para a vida como Deus olha, é agir como Deus age, é ter uma compreensão clara da vida no meio do nevoeiro. Hoje nosso foco é muito mais no conhecimento do que na sabedoria. Cultivamos a cultura da cabeça, e não a cultura do coração. Ensinamos as pessoas a terem fome de livro, e não fome de Deus. Mas o conhecimento sem a sabedoria envaidece. A sabedoria não é ausência de conhecimento, mas a aplicação correta do conhecimento. Estêvão tinha conhecimento
e sabedoria. Tinha luz na mente e fogo no coração. Olhava para a vida com as lentes do saber humano, mas interpretava-a pela ótica de Deus. Segundo a Bíblia Estêvão era um homem cheio de fé. Vou citar novamente o texto de Atos 6:5a. Todos concordaram com a proposta dos apóstolos. Então escolheram Estêvão, um homem cheio de fé e do Espírito Santo.
Estêvão confiava plenamente em Deus. Andava estribado não em sua lógica humana, mas na direção divina. Estêvão andava por fé. Seus olhos estavam sempre fitos em Deus. Não desanimava diante das refregas da vida. Não perdia o ardor nem a motivação diante das oposições, Estêvão não andava guiado pelas circunstâncias. Ele não se envaidecia com os milagres que Deus realizava por seu intermédio nem se intimidava diante da ameaça do Sinédrio. Ele vivia pela fé. Não era guiado pelas leis da terra, mas pelo comando do céu. Seu propósito na vida não era proteger-se, mas honrar a Deus. Ele preferiu o martírio à infidelidade. Ele não naufragou engolido pelas ondas revoltas do ódio humano que vociferaram contra ele, porque seus olhos não estavam postos nas pedras que seus algozes lançavam contra ele, mas no Rei do Universo, que de pé o recebia na glória. A fé
não olha para baixo, mas para cima. A fé não olha para a ameaça, mas para a recompensa. Eu e você somos chamados a aproximar de Deus em plena certeza de fé. Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Hebreus 10:22.
Precisamos aprender a depender mais de Deus do que dos nossos recursos. Precisamos tirar nossos olhos das impossibilidades humanas para colocá-los nas possibilidades infinitas de Deus. Não andamos pelo que vemos, andamos pela fé. Não agimos apenas de acordo com os recursos humanos, agimos pela fé. Pela fé devemos viver e pela fé devemos morrer. A fé que nos foi dada em Cristo é muito mais preciosa do que qualquer coisa deste mundo. Dizem que todo homem tem seu preço, mas, você já foi comprado e quem te comprou não faz revenda. Está escrito em 1 Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
Outra característica fundamental na vida de Estêvão é que ele era cheio de graça. Lemos em Atos 6:8 Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
A graça abundante de Deus estava sobre a sua vida. Ele levava uma vida de plenitude não na força da carne, mas firmado no bordão da graça divina. Por isso, nunca perdeu a doçura da vida, mesmo diante das perseguições mais cruéis. Estêvão servia às mesas com o coração cheio da doçura do Espírito. Ele cuidava dos pobres com ternura. Vivia de forma atraente. Falava de forma comovente. Sua vida era irrepreensível. Sua pregação era irresistível. Em cada palavra, em cada gesto e em cada atitude, as pessoas viam nele a graça de Deus. Só aqueles que estavam endurecidos taparam seus ouvidos para não o ouvirem, porque não toleravam a verdade nem desejavam a graça de Deus, que transbordava da vida de Estêvão. Jesus veio cheio de graça e verdade, por isso o mataram. Estevão era cheio de graça e de realidade da vida de Cristo, também o mataram. O que você espera se sua vida for cheia da graça? Atos 7:57 Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele.
Outra característica de Estêvão é que ele era cheio da Palavra de Deus (Atos 7:1-60). Estêvão prega, de improviso, o sermão com o maior número de citações das Escrituras que temos registrado na Bíblia. Era um homem que conhecia com profundidade a Palavra de Deus. Estêvão tinha disposto o coração para conhecer a Palavra, para vivê-la e para ensiná-la. Ele gastava tempo com a Palavra. Ele estudava as Escrituras com zelo. Ele não vivia estribado em sentimentos, em experiências, em fenômenos extraordinários. Ele centrava sua espiritualidade na Palavra. Ele pregava não a si mesmo. Ele exaltava não a si mesmo. Ele pregava a Palavra. Era um homem cheio da Palavra. Hoje, infelizmente, há muitos líderes que estão à frente da igreja, mas são praticamente analfabetos da Palavra. Governam o povo da plenitude de seu coração e do vazio de sua cabeça. São líderes inseguros confusos, jogados de um lado para o outro, à mercê das novidades do mercado da fé, que, em vez de alimentar o rebanho de Deus com o trigo da verdade empanturram-no com a palha tóxica das heresias. Mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? —diz o SENHOR. Jeremias 23:28b.
Para concluir quero lhes mostrar que Estêvão era um homem de perdão. O perdão cura, liberta e transforma. O perdão é maior do que o ódio. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente, a alforria do
coração. Perdoar é lembrar sem sentir dor. Estêvão mesmo no suplício cruel do apedrejamento, perdoou os seus algozes. Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu. Atos 7:60. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:



Nenhum comentário: