"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 28 de setembro de 2014

VOCÊ É CRENTE OU SANTO

Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus. Levítico 20:26.
Desde muitos anos, tenho profunda convicção de que a santidade prática e a inteira auto-consagração a Deus não são suficientemente seguida pelos “crentes modernos”. Muitos fatores como o partidarismo, ou o mundanismo têm corroído o cerne da piedade viva em muitos dentre nós. O assunto da santidade pessoal tem retrocedido lamentavelmente para o segundo plano. O padrão de vida santa tem-se tornado dolorosamente baixo em muitos círculos. As pessoas do mundo queixam-se, com razão, de que aqueles que são chamados de “cristãos” não são tão amáveis, altruístas e dotados de boa natureza como as outras pessoas que não professam ser “crente”. A sã doutrina evangélica será inútil, se não for acompanhada por uma vida santa. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;  pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento. 1 Pedro 1:14-15.
Satanás conhece bem o poder da verdadeira santidade e o imenso prejuízo que o seu reino sofreria, se vivêssemos uma vida santa. Você tem vivido uma vida santa em sua família, dentro do seu lar? Infelizmente a santidade não está sendo devidamente considerado nos dias atuais. Quantas pessoas temos ouvido dizer que receberam uma “grande benção”, que encontraram a “vida superior”, isso após ouvirem algum advogado da “santidade e da auto-consagração”, enquanto os seus familiares e amigos não veem qualquer melhoria e nenhum crescimento em santidade na sua conduta e no seu temperamento. Uma pessoa pode ser um bom crente, mas não um santo e sem a santidade ela nunca vera o Senhor. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14.
No cenário evangélico de nossos dias, não está havendo nenhuma preocupação com a perversidade que se alastra por todos os cantos. A moralidade é um assunto relativo, ou seja, cada um faz aquilo que julga ser o melhor para a sua carne. Apesar de a maldade estar se multiplicando, em nenhum momento os “crentes” estão tendo qualquer atitude de arrependimento. Não há restrições para os seus perversos desejos. “Levavam a vida numa boa.” Tudo é encarado como normal. O que pode acontecer com eles está revelado em Provérbios 1:32 Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.
Todos que já ouviram o Evangelho da graça sabem que, com Cristo morremos, com Ele fomos sepultados, com Ele ressuscitamos e com Ele nos assentamos nos lugares celestiais. Mas se este fato ficar somente no campo das ideias, certamente você terá uma doutrina e não a vida de Cristo que nos santifica. É o Senhor quem nos santifica. Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos. Hebreus 2:11.
Sem a vida de Cristo em nós, não pode haver verdadeira santificação. E muitos não são santificados, e se dizem crentes, contudo, vivem uma vida vergonhosa, de péssimo testemunho, porque vivem mesclados com o mundo. Tudo isso porque eles têm o conhecimento da verdade, mas lhe falta a realidade (experiência) da Palavra. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:39-40.
No novo nascimento, a palavra a ser dirigida ao homem é crê, simplesmente creia e serás salvo. Na santificação, a mensagem deve ser “vigia, ora e luta”. Aquilo que Deus separou, não devemos misturar e confundir. Há uma imensa ignorância das Escrituras entre muitos e consequentemente a falta de uma fé sólida e bem firmada. Vemos por toda parte um amor pela novidade. Milhares de pessoas reúnem-se para ouvir uma nova voz e uma nova doutrina, sem considerar, por um momento sequer, se o que estão ouvindo é verdade. Há um anelo crescente por qualquer ensino sensacional e excitante que desperte as emoções. Se não há vida crucificada, não poderá haver santidade. A santidade é um dos atributos do Deus Todo-Poderoso. A santidade tem origem no ser divino e eterno do Senhor Deus. A Bíblia nos informa que Deus é absoluto em santidade: Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas? Êxodo 15:11.
Talvez você diga: “não, eu não gosto de estar no meio de pessoas santas”. Mas na vida futura encontraremos o quê? “Tenho preguiça de ler a Bíblia”; mas se somos incapazes de se concentrar para ouvir o que Deus falou e fez em Cristo, o que queremos lá? Qual é nosso interesse? Escapar do inferno? Talvez você pense: “você quer que as pessoas procurem a santidade por medo?”. Não é o que eu quero. Mas, às vezes é necessário que sejamos alertados quanto a isso. Jesus nos diz em Lucas 12:4-5 Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.
Esse texto está dizendo exatamente o que eles estão dizendo: tenham medo de levar uma vida mais ou menos, tenham medo de ir para o inferno. Se vocês não conseguem fazer o que é bom por obediência, gratidão e amor a Deus, então façam pelo medo. Somente aquele que está em Cristo e Cristo nele, vive uma vida santa e futuramente verá o Senhor. Deus nos chamou para viver uma eternidade em santidade. Mas esse processo começa agora. Ele só se completará no céu, mas ele começou aqui. A ordem de Deus para nós é: Escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16.
Considere a necessidade de santidade. Se não houver santidade aqui, não haverá felicidade futura, mas sim terror eterno! Por favor, não enganem a sua própria alma! A santidade é absolutamente necessária; sem ela, vocês jamais verão o Senhor. Não é absolutamente necessário que você seja importante ou rico neste mundo, mas é absolutamente necessário que seja santo; não é absolutamente necessário que você tenha saúde, força, amigos, liberdade, vida; mas é absolutamente necessário que seja santo. Um homem poderá ver o Senhor sem que tenha prosperidade terrena, mas ele jamais verá o Senhor, a menos que seja santo. Um homem pode ir ao céu, para a felicidade, sem que tenha honras e glórias terrenas, mas jamais poderá ir para o céu, para a felicidade, sem santidade. Se não houver santidade aqui, não haverá céu na vida futura. O verdadeiro filho de Deus vive em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias. Lucas 1:75.
Quero concluir dizendo que a união com Cristo que não produz qualquer efeito sobre o coração e a vida, não passa de uma união meramente formal, indigna diante de Deus. A fé que não envolve uma influencia santificadora sobre o caráter da pessoa, não é melhor que a fé dos demônios. Antes, é uma fé morta, por estar sozinha. Não é o dom de Deus. Não é a fé dos eleitos de Deus. Você é crente ou você é santo? Há uma coisa muito clara ensinada a respeito da verdadeira eleição: os homens e as mulheres eleitos podem ser conhecidos e distinguidos por suas vidas santas. Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2. Amém.

  
Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:


Nenhum comentário: