"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 21 de setembro de 2014

AS TENTAÇÕES DA NOVA CRIATURA

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13.
Todas as tentações que vêm sobre o nosso mundo não são destituídas de propósito. Elas fazem parte de um grande plano providencial de Deus que é realizado inescapavelmente que, no seu escopo final, é benéfico para os filhos de Deus, porque a afirmação da Escritura é a de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.
O instrumento que Deus usa muitas vezes para nos provar é satanás. Satanás é o grande molestador dos cristãos. Ele vive passeando por nosso mundo, porque este é o lugar que lhe foi dado por Deus para que ele pudesse trabalhar como seu instrumento. Se não crermos dessa maneira, como a Escritura apresenta, teremos de admitir que Deus não pode fazer nada para impedir que ele faça o que ele sabe fazer tão sagazmente. Compreendamos que a finalidade principal de satanás, é perturbar, azucrinar, humilhar, desassossegar e derrubar os filhos de Deus. Contudo, toda essa tentativa de satanás é para cumprir o propósito divino de fortalecer a vida dos regenerados, criando neles uma perseverança inamovível! Ser tentado implica algum tipo de sofrimento e, no sofrimento o cristão é amadurecido, porque a tentação é uma espécie de prova ou teste a que Deus submete os seus filhos. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. Hebreus 2:18.
Amados, o diabo tem mais diferentes formas de nos tentar do que um ator com seu vestuário variado para apresentar-se no palco. Outra coisa fundamental que devemos saber é que o diabo não tem dificuldade em fazer o pecado parecer inocente. Eu vejo que uma das principais sagacidades do maligno é que ele não está lutando contra as igrejas, mas está tornando-se membro delas. Ele causa mais dano semeando joio do que arrancando trigo. Realiza mais por imitação do que por oposição direta. Como um anjo de luz, o diabo é capaz de ocultar-se inteiramente, de forma que você nem pensa em acusá-lo pelo problema repentino que surgiu. Porque não ignoramos os seus ardis. 2 Coríntios 2:11.
O inimigo de nossas almas não é onisciente, mas ele é um astuto observador do comportamento humano. Ele observa você e a mim e vai conhecendo o nosso temperamento e o modo como reagimos diante das situações. Ao observar a raça humana por milênios, satanás aprendeu a lidar com ela e a lançar os seus dardos inflamados de acordo com as fraquezas de nosso temperamento. Como um inteligente lavrador ele lança a semente de acordo com o solo que tem. Como um astuto pescador, ele usa a isca própria para fisgar o tipo de peixe que quer. Não é qualquer isca que serve para pegar todo tipo de peixe como não é qualquer arapuca que serve para caçar todos os tipos de animais. Portanto, satanás, conhecendo o nosso temperamento, adapta o tipo de tentação a que mais somos suscetíveis. Leiamos 1 Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
Alguém disse que “A tentação é algo que nunca devemos estimular, mas que sempre devemos esperar”. As tentações estão por toda parte, mas também a graça de Deus. Muitas das pessoas que fogem da tentação geralmente contam para onde se mudaram. Sabemos que temos muitas coisas e pessoas que nos conduzem à tentação; mas, se os seguirmos, a culpa será nossa. Muitos oram contra a tentação e ao mesmo tempo estão lhe dando ocasião, isso significa o mesmo que colocar os dedos no fogo e orar para que eles não se queimem. O diabo é esperto demais, por isso ele nunca coloca diante dos homens um prato que eles não apreciem. É aqui que ele pega muita gente despercebida, pois ele como um pescador; põe isca em seu anzol de acordo com o apetite do peixe. Então podemos concluir que são necessárias duas pessoas para fazer da tentação um sucesso; você é uma delas. Lembra o que  nosso Senhor disse a respeito da carne? Ela é fraca. Mateus 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Por termos orgulho em nosso interior (embora, por vezes, oculto), tão logo venha uma tentação exterior, surge à oportunidade de ficar orgulhoso, e tornamo-nos orgulhosos. Por termos ciúme interiormente, tão logo venha uma tentação externa, achamos os outros melhores do que somos e ficamos enciumados. Por termos temperamento agitado interiormente, assim que vem uma tentação exterior, perdemos a calma. Todos os pecados que o homem comete provêm do velho homem interior. Esse velho homem é verdadeiramente indigno, irreparável, imutável, incorrigível e incurável. A maneira de Deus lidar com o velho homem é crucificá-lo. Deus quer dar-nos algo novo. O velho homem deve morrer. Deus realiza tudo nesta era por meio do Senhor Jesus Cristo. Ele precisa punir os pecadores, contudo puniu o Senhor Jesus porque o Senhor Jesus se firmou na posição e em nome dos pecadores. Deus quer que o velho homem morra, mas, em vez disso, fez com que o Senhor Jesus morresse na cruz. Fazendo assim, Ele levou todos os pecadores juntamente com o Senhor para a cruz. Primeiro há uma morte substitutiva, a seguir, uma morte participativa. Essa é a palavra clara da Bíblia. Jesus Cristo é o que “morreu por todos; logo, todos morreram”. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2 Coríntios 5:14.
Uma vez mortos e ressurretos com Cristo, somos feitos filhos de Deus. Quando nascemos de novo, Deus começa a operar uma obra de santificação em cada um de nós, porque “sem santidade ninguém verá o Senhor”. E quanto mais santa for uma pessoa, mais tentada ela será. E a tentação num aspecto negativo, tem a finalidade de seduzir os homens para fazerem coisas que são contrárias a Palavra de Deus. Por isso quando não conhecemos a verdade revelada das Escrituras tendemos a errar o alvo. Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Mateus 22:29.
Por detrás das tentações há um propósito divino. Deus expôs o Seu próprio Filho para ser tentado porque a tentação era parte do plano divino de redimir os pecadores. O Redentor dos filhos de Deus tinha de ser aperfeiçoado como homem que era, para estar preparado a fim de poder executar perfeitamente a sua tarefa. Foi vontade de Deus que Seu Filho sofresse tentações e Ele não ficou livre delas até ser vitorioso sobre elas. E porque Jesus Cristo foi tentado e foi tentado em todas as áreas de sua vida, por isso Ele pode nos socorrer. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus 4:15.

Nosso Salvador venceu o adversário e nos deu o exemplo de como nós também podemos vencê-lo. Ele não usou os Seus recursos divinos para alcançar a vitória, mas, como Ser verdadeiramente humano, utilizou os mesmos recursos que nós devemos usar contra o tentador. Ele usou a Palavra de Deus. Ele disse em Mateus 4:4a. Jesus, porém, respondeu: Está escrito. Só podemos vencer a Satanás fazendo uso da Palavra de Deus. A espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Efésios 6:17b. Amém.


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: