"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 7 de dezembro de 2014

OS DEZ MANDAMENTOS (2) ESTUDANDO O SEGUNDO

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Êxodo 20:4-6.
Este é o segundo mandamento mais extenso entre os dez. Muitos pensam que este mandamento é semelhante ao primeiro, não é. Deus na sua inteligência e sabedoria não faria o segundo mandamento como uma repetição do primeiro. Neste mandamento aprendemos que Deus é diferente de tudo o que Ele criou. Imaginar o ser divino e comparando-O a qualquer coisa criada neste mundo é representá-lO equivocadamente, é limitá-lO, é concebê-lO como algo menor do que Ele realmente é, é uma ofensa ao Criador. É por isso que o zelo divino é apresentado como motivo de proibição da confecção de imagens Dele. Deus é zeloso para proteger a sua própria honra. Ele fica irado quando a Sua glória é diminuída ou quando o seu caráter é falsamente representado. Portanto, Deus não tem corpo físico nem é feito de nenhuma espécie de matéria. Ele não tem forma, não é mensurável, não possui qualquer tipo de aparência. Então, o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma. Deuteronômio 4:12.
No primeiro mandamento nós vimos a exclusividade solicitada por Deus a cada um de nós. Já no segundo mandamento, Deus deixa evidente que Ele é único e não existem outros deuses semelhantes a Ele. O Segundo Mandamento não é uma proibição à adoração de outros deuses, mas uma afirmação de que não existem outros deuses. Na verdade, os outros deuses são fabricação da mente humana, isto é, ídolos. Deus não está competindo com outros deuses, simplesmente, porque estes outros deuses não existem. Deus não está preocupado com rivais! Alguém pode perguntar: “Se Deus não está preocupado com rivais, se não existem outros deuses, qual o significado do Segundo Mandamento?” A preocupação divina não é com outros deuses, mas com o nosso coração. Nosso coração é “uma fábrica de ídolos”. Nós temos a enormidade capacidade de adorar aquilo que não existe. Curvamos-nos diante do nada, veneramos aquilo que não é real. Portanto, Deus não está preocupado com a concorrência, pois não há concorrência. Ele é único, Ele é Senhor, Ele é soberano, Ele é inigualável em força, majestade e poder! O que preocupa o Senhor é o coração humano que é uma fábrica de ídolos. Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há. Deuteronômio 4:39.
Deus nunca pediu que nenhum de Seus profetas fizesse uma imagem Dele. Nunca posou para nenhum escultor ou pintor Lhe fazer um autorretrato. Nem Jesus instruiu Seus discípulos a guardar alguma forma ou semelhança Dele. Outros personagens históricos deixaram suas estátuas e imagens que podem até hoje ser vistas nos mais famosos museus do mundo. Mas não há nenhuma imagem de Deus, o Deus da Bíblia. Conjecturas, expressões da suposta aparência de Jesus decorrentes da imaginação de artistas, sim. Imagem fiel, não. Está escrito em Deuteronômio 7:25 As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus.
Alguém já disse que “a idolatria é irmã gêmea da superstição”. Superstição é atribuir poder a alguma coisa. Muitas pessoas acreditam que pé de coelho dá sorte, que pirâmide energiza o ambiente, que cristais trazem bons fluidos, que figa afasta mal olhado. Existem superstições entre os crentes também: A Bíblia aberta no Salmo 91 em cima de uma mesa no meio da sala; o plástico da igreja no vidro do carro não permitindo que o carro seja roubado, bater na madeira e dizer “isola”. Não foi por acaso que Deus nos deu o segundo mandamento. Ele sabia da tendência humana de idolatrar e criar ídolos para si! Por que Deus proibiu a adoração de imagens? Porque Deus se revelou pela Palavra e não por imagens. As Escrituras informa em Deuteronômio 4:15-16 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher.
Idolatria não é uma imagem somente, mas tudo que de alguma maneira aplicamos qualquer “crença”. Por exemplo, a serpente de bronze que foi feita no deserto mandado por Deus, precisou ser destruída pelo rei Ezequias, por causa do homem que fizeram objeto de adoração. Lemos em 2 Reis 18:4 Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.
Queridos irmãos, nunca subestime o poder de um ídolo, pois qualquer imagem ou objeto que nos apegamos como representação divina é incapaz de retratar a plenitude da identidade de Deus. Isso certamente nos levará ao caminho tortuoso da desobediência. O salmista escreveu acerca dos ídolos: Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam. Salmos 115:8.
Por que Deus proibiu a adoração de imagens? Porque é errado colocar no culto qualquer coisa que não seja permitida pelo Senhor. O homem sempre desejou adicionar ideias, pensamentos, práticas humanas ao culto do Senhor. Nós, seres humanos, temos a tendência de desprezar o teocentrismo em detrimento do antropocentrismo. Colocamos as ordens divinas de lado e enxertamos no culto os nossos gostos e vontades. Tentamos dar uma nova cara, adicionando coisas que não nos foram permitidas. Deus já sabia da tendência humana de adicionar coisas materiais e visíveis no culto ao Senhor. Isto acontece porque Deus é incorpóreo, invisível e só pode ser percebido espiritualmente. Como o homem caído não é capaz de ter qualquer percepção espiritual, então ele cria meios, mecanismos, formas que possam ajudá-lo na comunicação com este deus. Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se, pois, agora, os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Isaías 47:13.

Voltar-se para ídolos é cegueira espiritual. Voltar-se para ídolos depõe contra a inteligência humana. Eu construo uma coisa e depois reverencio àquilo que eu mesmo construí. Quando Deus diz que é um Deus zeloso Ele está dizendo: “Eu quero exclusividade! Eu não admito coração dividido. Eu não admito que você se volte para outros deuses. Eu não permito que você tenha relacionamentos com outros deuses”. Deus proíbe que façamos para nós imagens de escultura, mas deseja que nós tenhamos a imagem de Cristo. A única maneira de ganharmos a imagem de Cristo é necessário perdermos a imagem que trouxemos do velho Adão. Por isso a vida com Deus é uma vida substituída, ou seja, “não mais eu, mas Cristo”. Uma vida substituída é uma vida crucificada. Morremos com Cristo e ressuscitamos com Ele. Quando cremos neste fato temos a imagem de Deus na Pessoa de Cristo, como o Deus verdadeiro vivendo em nós. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: