"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O QUARTO

Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Êxodo 20:8.
A palavra “sábado” vem do vocábulo hebraico shabat, que literalmente significa descansar, folgar, feriar, respirar, cessar, desistir, parar. É por isso que a vida cristã é uma vida de descanso e não de fadiga. Somente aqueles que morreram com Cristo vivem uma vida de descanso, ou seja, uma vida de ressurreição. A vida cristã não começa com o fazer as coisas; começa com o assentar. A vida cristã parece ser muito engraçada, porque se logo de início tentamos fazer alguma coisa, nada obtemos; se procuramos atingir algo, perdemos tudo. É que o cristianismo verdadeiro não começa com um grande faça, mas com um grandioso já foi feito. Assim é que Efésios inicia com a preciosa declaração: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3.
Somos convidados, logo de inicio, a assentar-nos e usufruir de tudo quanto Deus já fez por nós. Não devemos lançar-nos e tentar conseguir as coisas por nós mesmos. A vida cristã, do início ao fim, baseia-se no princípio da nossa total dependência do Senhor Jesus. Irmãos, não há limite para a graça que Deus deseja derramar sobre nós. Ele quer dar-nos tudo, mas nada poderemos receber, a não ser que descansemos Nele. O verdadeiro descanso do Senhor para o seu povo é resultado da obra perfeita de Cristo no Calvário, onde fomos inseridos no corpo de Cristo e morremos com Ele, mas ao terceiro dia, veio a nossa ressurreição e descanso juntamente com Ele. E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6.
É necessário compreendermos que assentar é uma atitude de descanso. Está apontando para algo que já foi terminado; o trabalho é paralisado, e nós nos assentamos. É paradoxal, mas verdadeiro. E nós só avançamos na vida cristã se aprendermos em primeiro lugar a assentar-nos. Que significa de fato assentar-nos? Assentarmo-nos equivale a depositar nosso peso total, a nossa pessoa, nosso futuro, nossas aflições, tudo sobre o Senhor. Deixamos que Ele assuma a responsabilidade e descansamos; deixamos de carregar aquele fardo. Leiamos em Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. Se Ele vai fazer o tudo, eu preciso entregar para quem é competente. Salmos 68:19  Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação.
O descanso sempre vem após uma obra concluída. Quando o nosso Pai celestial criou todas as coisas em Seu Filho, Ele disse que tudo era muito bom, e então descansou. Para compreender esse fato precisamos ler alguns versículos em Gênesis.  Gênesis 1:31 a 2:3 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
Sete vezes essa passagem nos faz lembrar que a Criação foi uma obra concluída. Isso significa que Deus descansou. Ele cessou o que estava fazendo, porque havia completado Sua tarefa divina. O ponto central é que não houve descuido; nada omitido ou passado por alto. O que nos chama nossa atenção é que não sobrou nada para Adão fazer. Vamos imaginar que Adão chegasse para o Senhor e perguntasse: “O Senhor precisa de mim para alguma coisa”? Certamente nosso Deus responderia: “Não, Adão; o trabalho já terminou”. Adão talvez insistisse em fazer algo, como quem sabe, pintar uns enfeites nas asas da borboleta. Não teria possibilidade, pois o Senhor já as fez coloridas. “Senhor talvez eu possa ensinar os passarinhos a cantar”? O Senhor diria para Adão: “Quero que você descanse”. Mas como Adão poderia descansar se ele não havia feito nada? O Senhor simplesmente queria que Adão confiasse Nele. Por isso que a observância do sábado foi, é e sempre será uma celebração da obra de Deus, e não da nossa. Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado. João 6:28-29.
Em quase todas as religiões falsas, incluindo o falso cristianismo, a adoração é uma questão de fazer algo. Pela Palavra de Deus, porém, somos instruídos a adorar deixando de lado nossos afazeres. Devemos por à parte nossos esforços e lutas, cessar nosso labor e descansar na serena confiança de que o trabalho em nosso beneficio está feito. Imaginem quantas pessoas se sentem desesperadas e frustradas com as responsabilidades e os problemas da vida sem ter descanso? O tempo nunca é suficiente. Quão pouco nós realizamos e tanto por fazer. É por isso que alguém disse que “o sábado representa os braços de uma mãe que se estende para receber um filho cansado”. Jesus é o nosso sábado. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28.
Foi numa sexta feira que Deus concluiu Sua obra e descansou da tarefa da Criação. E também foi numa sexta feira que Jesus concluiu a obra da Redenção. Quando inclinou a cabeça ao morrer, disse: “Está consumado!” Depois disso, os discípulos tiveram apenas o tempo suficiente para remover o corpo da cruz e colocá-lo na tumba nova de José. Enquanto saíam apressados, o sol se punha. A Escritura diz: e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado. Era o dia da preparação, e começava o sábado. Lucas 23:53-54.
Assim, pela segunda vez, o Salvador descansou no sétimo dia de uma obra terminada. Mas hoje quando cremos no Senhor Jesus Cristo, então Ele mesmo se torna o nosso descanso diário e eterno. Irmãos, o sábio rei Salomão disse que o homem é afadigado com muito trabalho debaixo do sol. O homem vive num lugar de cansaço, de fadiga, de labuta, de dores, de sofrimentos sem fim! Contudo, as Escrituras nos promete que um dia nós iremos entrar no descanso de Deus, e a nossa alma finalmente conhecerá o que é a verdadeira paz. E só teremos paz depois de tudo feito. SENHOR, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós. Isaías 26:12.
Jesus disse: “No mundo tereis aflições”. Aqui é campo de luta, de trabalho, de labuta! E no meio de tudo isto, encontramos o shabat como antecipação daquilo que um dia teremos, como uma lembrança daquilo que um dia desfrutaremos, como um momento de refrigério da alma. O shabat é o céu antecipado, é experimentar aquilo que está por vir. O shabat é aquele dia onde podemos nos voltar inteiramente daquilo que é material para aquilo que é espiritual, é aquele dia onde somos ajudados para enfrentar os seis dias de trabalho que temos pela frente, é aquele momento que separamos e consagramos para ouvir a voz de Deus de uma forma mais especial. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal. Provérbios 1:33.

O que é tão maravilhoso sobre isso é a segurança de que o Deus Todo-poderoso, nosso Criador, Redentor, Senhor, Amigo e Pai; está trabalhando a nosso favor para fazer as coisas acontecerem em nossa vida. Não é o meu trabalho. Não é a minha perspicácia, energia ou determinação, sorte ou oportunidade. Tudo vem Dele. Nós só precisamos descansar, pois o nosso Pai trabalha até agora. Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. Isaías 64:4. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: