"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O QUINTO

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. Êxodo 20:12.
Os primeiros quatro mandamentos tratam da relação do homem com Deus. A partir do quinto mandamento, iniciam-se as leis a respeito dos relacionamentos entre os homens. O principio exposto no quinto mandamento é um sólido alicerce para o bom êxito na escola, no trabalho e até no casamento. Isso quer dizer que uma relação saudável com nossos pais é à base de bons relacionamentos, paz mental e sucesso ao longo da trajetória da vida. É por isso que nenhum relacionamento na terra tem mais potencial para curar ou causar feridas como o relacionamento entre pais e filhos. O berço, a base para a formação do indivíduo é o relacionamento que ele cultiva com seus pais. Da qualidade desse relacionamento, nasce uma personalidade sadia ou deformada. Existe uma promessa diante do cumprimento deste mandamento: Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6:2-3.
É na família que experimentamos amor e ódio. O nosso primeiro centro de socialização é a família. É na família que ficamos frustrados e alegres; nos magoamos e aprendemos a ter afeto. Não é por acaso que uma das principais exigências de um psicólogo numa terapia é que o paciente fale do seu histórico familiar, da história de convivência entre pais e irmãos. São nas relações familiares que surgem muitos traumas, complexos e fobias que temos na vida! Como deve ser complicado o convívio de pais e filhos que não se falam. Como deve ser doloroso o momento em que pais e filhos com desafetos precisam se despedir. Irmãos, Ao mesmo tempo em que a família é uma bênção, ela é um lugar de dores e feridas no coração. E essas dores e feridas precisam ser tratadas, purificadas, trabalhadas pela graça de Deus. Que a cruz de Cristo seja realidade em nossas vidas para que possamos viver o espírito da cruz, ou seja, uma vida crucificada. Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição. Malaquias 4:6.
Não existe nenhum pai, nenhuma mãe, nenhum filho que não precise pedir perdão. Em nossas relações nós nos machucamos muito. Relações familiares são conflitivas e geram muita dor! Portanto, todos nós precisamos pedir perdão pelas mágoas, pelas dores, pelas vezes em que não honramos os nossos pais. A razão e consequência disso é que muitos não aprenderam a honrar pai e mãe, não aprenderam o principio da autoridade por falta de vara! Os pais por amor aos seus filhos devem utilizar a vara. Por falta da vara tem muita gente morrendo, tem marginal na rua. A partir da década de 50 a ideia pregada na educação dos filhos foi a da permissividade, e hoje nós sofremos as consequências desta ideologia. Foi Jesus quem disse em Mateus 15:4 Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.
A criança mais linda, mais meiga, mais carinhosa, ela carrega dentro de si um mundo de iniquidade. Dentro desta linda criança, existe um ser tremendamente pecaminoso. Ela tem uma capacidade gigantesca para fazer coisas erradas. Ela possui um egoísmo natural, uma inveja que lhe é inerente, pecados e mais pecados. Aquela linda criança, se não for corrigida no momento certo, irá se transformar num monstro. É por isso que a Bíblia nos ordena a disciplinar os filhos. A falta de disciplina numa casa é falta de amor! A Bíblia afirma que Deus disciplina àqueles a quem Ele ama. Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. Hebreus 12:6.
Até quando devemos honrar os nossos pais? Até eles morrerem! Mesmo depois de crescidos, de casados, de sermos pais, precisamos honrar os nossos pais. Os filhos devem em todo o tempo amar, respeitar e reverenciar os seus pais. Filhos não devem ofender os seus pais. Filhos não devem se esquecer de que são filhos e quem são os seus pais. Na Bíblia encontramos vários exemplos de filhos que honraram este mandamento. Após ser ungido rei, Davi continuou cumprindo as ordens de seu pai no cuidado do rebanho. Embora José fosse altamente exaltado no Egito, quando seu pai chegou, diz o texto que José inclinou-se diante de seu pai. Gênesis 48:12 E José, tirando-os dentre os joelhos de seu pai, inclinou-se à terra diante da sua face.
José nos ensina que a linguagem para com os pais deve ser respeitosa, os gestos dos filhos devem demonstrar submissão aos pais. Percebam como que Salomão honrou a sua mãe: Foi, pois, Bate-Seba ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias. O rei se levantou a encontrar-se com ela e se inclinou diante dela; então, se assentou no seu trono e mandou pôr uma cadeira para sua mãe, e ela se assentou à sua mão direita. 1 Reis 2:19.
Salomão também nos ensina uma preciosa lição em Provérbios 6:20 Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
Jesus nos deixou um grande exemplo desta verdade: Desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso Lucas. 2:51a.
Paulo advertiu aos filhos da seguinte forma como encontramos em Colossenses 3:20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
Respeitar pai e mãe é aprender a tratar bem as pessoas de mais idade. É interessante perceber que os mais velhos sempre estiveram entre os escolhidos de Deus. Moisés começou a liderar o povo com 80 anos. Abraão era muito mais sábio e dependente de Deus com 100 anos, e foi nesta idade que Deus lhe deu Isaque. Calebe ainda estava defendendo sua montanha quando tinha 85 anos. Com 84 anos Ana, foi uma viúva que teve força o bastante para orar pelo Messias e visão suficiente para reconhecê-lo quando o viu. Honra gera honra. Deus não vai honrar aqueles que não obedecem a Seu comando de honrar seus pais. Se desejamos agradar a Deus e ser abençoado, devemos honrar nossos pais. Honrar não é fácil, não é sempre divertido, e com certeza não é possível apenas com nossas próprias forças. No entanto, honra é um caminho certo ao nosso propósito de vida: glorificar a Deus. Se morremos com Cristo, somos feitos filhos de Deus. Portanto, devemos honrar nossos pais e também ao nosso Pai. O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? —diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? Malaquias 1:6.

A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não. Para concluir quero dizer que ganhamos o respeito e honra de nossos filhos quando somos justo. Cristo já nos justificou. Sejamos firmes no que dizemos, mas temperando nossas ações com amor. Nossos lares precisam ser construídos com encontro, abraço, reconciliação, perdão, diálogo, choro solidário, comunhão. Respeite o seu pai e a sua mãe, como eu, o seu Deus, estou ordenando, para que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você na terra que estou lhe dando.  Deuteronômio 5:16. (LH). Amém. 

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:


Nenhum comentário: