"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 17 de janeiro de 2015

OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O SÉTIMO

Não adulterarás. Êxodo 20:14.
Hoje um dos grandes instrumentos influenciadores ao adultério é a internet, televisão e cinema. O que vemos hoje é um desfile constante de sedução e encontros sexuais sugestivos. Quase todos os programas estão repletos de imoralidade, sedução e provocação. Trata-se pura e simplesmente de adultério. Mas o cinema faz com que ele pareça tão romântico, excitante, satisfatório e até engraçado. Tudo é cercado de riso, música agradável e cenários suntuosos. Ao mesmo tempo, eles cuidadosamente escondem a incrível vergonha, engano, traição e feiura. Quem ama essas coisas são pessoas que são amigas do mundo, e estão tão cegas que não conseguem enxergar a gravidade desse grande problema. Tiago 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
A forma de pensar do mundo, de forma muito sorrateira, tem influenciado a forma de pensar dos cristãos. Tem invadido a igreja e feito grandes estragos nos relacionamentos, comportamentos e hábitos cristãos. Temos sido influenciados decisivamente pela maneira de pensar do mundo, e não nos damos conta de que estas ideologias não são bíblicas. Com o tempo, acabamos achando que algumas coisas são normais e naturais. Todas as pessoas que são viciadas em novelas, começam a pensar da seguinte maneira: “Minha vida é tão monótona”. “Tão pouco romântica”. “Onde está a música, onde está o riso?” “Talvez seja isto que preciso”. “Isto talvez encha esse lugar vazio em meu coração”. Os que preparam esses mitos sedosos e perfumados nunca mostram a você o que acontece na vida real depois de um “caso”. As Escrituras afirmam que os adúlteros trarão sobre si somente ruína. Provérbios 6:32-33 O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa. Achará açoites e infâmia, e o seu opróbrio nunca se apagará.
Segundo o mundo, quando uma pessoa casada conhece alguém mais interessante, deve abandonar o casamento e ir viver o seu novo romance. Quem tiver alguma dúvida sobre esta afirmação, é só assistir as novelas da Rede Globo. Se já não bastasse toda esta realidade, ainda somos seduzidos com o conceito mundano de liberdade. Somos ensinados que temos o direito de viver as nossas vidas sem prestarmos contas ao nosso Criador. Em outras palavras, o meu corpo é só meu, eu decido o que fazer com a minha vida, ninguém tem o direito de me dizer o que fazer, minha responsabilidade é a procura da minha felicidade. Diante desta realidade, por que ficamos chocados quando um cristão cai em adultério? A verdade é que temos falhado na preservação dos padrões absolutos da Palavra de Deus. Ficamos com medo de sermos rotulados de legalistas, puritanos, “quadrados”, e acabamos descartando hábitos e práticas da pureza e santidade. As Escrituras continuam dizendo: Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. Hebreus 13:4.
Assim, a relação sexual com alguém que não é o cônjuge representa a ruptura desse vínculo sagrado que Deus estabeleceu no Éden desde o princípio. O adultério é uma invasão da vida doméstica, a destruição da família, a dissolução do contrato fundamental da ordem social. Não se trata meramente de uma desonra ou de um ato vergonhoso, mas algo com profundas implicações na vida humana. Por isso que a Lei é tanto para os homens como para as mulheres. Lemos em Deuteronômio 22:22 Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminarás o mal de Israel.
Deus planejou e criou a união sexual para que fosse um poderoso instrumento de identificação e união. Dizendo com outras palavras, o sexo é o “superbonder da alma”. Você pode sair da cama, vestir-se e ir embora, mas alguma coisa aconteceu. Ocorreu uma ligação e você está levando algo consigo. Você esteve tecendo uma teia que o enreda e que, de um jeito ou de outro, voltará para assombrá-lo. Adultério implica em fixação, em maquinação, em articulação para possuir. O adultério tem inicio quando o homem ou a mulher começa a construir as suas fantasias. O desejo deve morrer antes que gere o monstro do adultério. Alguém já disse que “se você ficar mais de seis segundos pensando no pecado, você não conseguirá enfrentar a tentação”. Pensar em outra mulher que não é a sua, não é coisa de Deus. Pensar em outro homem que não é o seu, não é coisa de Deus. Perguntaram a Billy Graham: “Se outra mulher despertasse em você desejos sexuais, o que você faria?” Ele respondeu: “Eu me trancaria no meu quarto até a minha cabeça voltar para o lugar”. Temos uma preciosa declaração da Palavra de Deus em Gálatas 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
Creio que o maior contribuinte no adultério não é a incompatibilidade, mas a irresponsabilidade, insatisfação e imaturidade. O homem e a mulher só estarão satisfeitos um com o outro quando crerem na sua co-crucificação com Cristo. Porque o amor baseado na necessidade jamais ficará satisfeito, porque o homem foi criado para satisfazer-se com uma única Pessoa, e o Seu nome é Jesus Cristo. Os que têm a Cristo, esses têm um quinhão que satisfaz a alma. Desfrutam dos prazeres e dos consolos mais verdadeiros. Nisto devemos encontrar a própria felicidade da alma. Este é o melhor emprego para o entendimento, pois os que têm a Cristo, esses têm riquezas maiores e melhores do que outros. Melhor honra, prazeres muito melhores do que os dos homens sensuais. Os gozos são agradavelmente mais prazerosos do que já desfrutaram os maiores epicureus. Não existem prazeres como os que resultam das iluminações do Espírito de Cristo, das descobertas da beleza de Cristo e das manifestações de Seu amor. Sem duvida: Cristo é o nosso contentamento. Ele é o nosso tudo. No qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Colossenses 3:11.
Na verdade, nada satisfaz tanto as entranhas como a Pessoa de Cristo. Paulo considerou todas as coisas como esterco por causa de Cristo. Este era a razão de sua vida. Para Paulo não havia felicidade fora de Cristo. Não havia satisfação plena fora Dele. Cristo sempre foi para ao apóstolo aos gentios a mensagem central. Por esta razão, ele declarou aos irmãos em Corinto: Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 1 Coríntios 2:2.

Uma das principais mentiras da “grande enciclopédia de mentiras de satanás” é que o amor é um “sentimento.” De maneira alguma, o amor não é um sentimento. Ele pode produzir sentimentos maravilhosos, como fazem outras das muitas bênçãos do Senhor em nossas vidas. O amor genuíno, no entanto, continua sendo amor quando você não mais descobre os sentimentos. O amor verdadeiro e gracioso continua sendo amor quando você acorda de manhã e não sente nada. Amor é compromisso. Será que foi um sentimento ardente e indistinto que manteve Jesus na Cruz? O que o levou para cruz foi Seu amor por nós, o Seu compromisso conosco. Se o amor fosse baseado num sentimento, como Deus poderia amar-nos? Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava. Deuteronômio 7:7-8a. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: