"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O OITAVO

Não furtarás. Êxodo 20:15.
Hoje nós vamos analisar o oitavo mandamento que nos diz “Não furtarás”. “Não furtar” significa não possuir coisa alguma que não tenha sido obtida por meios lícitos e honestos. Este mandamento visa evitar acumular riquezas brutais e espremidas do sangue dos outros. Arruinar o próximo em seus haveres para que nos cresça o patrimônio. Basicamente furtar é quando uma pessoa toma algo que não lhe pertence. Furtar também é tomar emprestado e não devolver, apropriar-se de algo sem pagar. Trata-se de obter ganho ou vantagem pessoal mediante o mentir, exagerar ou dizer menos do que toda a verdade. Inclui fraude, trapaça, falcatrua ou qualquer espécie de enganos que resulte em dano ou perda a outra pessoa. O primeiro principio que encontramos nas Escrituras contra o furto está registrado em Gênesis 3:19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
Mas por que o Senhor Deus fez de “não furtarás” um dos dez mandamentos? Porque é um mandamento que mostra todo o Seu amor e cuidado para com os seus filhos. Em outras palavras, Deus está dizendo: “Não quero que roube, porque Eu sou o seu Provedor”. O nosso Pai celestial quer que compreendamos e creiamos que Ele é quem vai suprir as nossas necessidades, todas elas. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Filipenses 4:19.
Quando uma pessoa furta algo, seja pequeno ou grande, ela está dizendo que será o seu próprio provedor dessa vez. Se não furtar ela acha que sairá perdendo. Por outro lado, o Senhor quer que compreendamos que quando colocamos toda a nossa confiança Nele, nunca, jamais sairemos perdendo. O Senhor quer ser o nosso Provedor exclusivo, por isso, Ele deseja que venhamos a confiar, descansar e se satisfazer Nele. O nosso Senhor se comprometeu a satisfazer e suprir todas as nossas necessidades. O Senhor realizará o que for necessário para que você usufrua o que Cristo lhe comprou; para isso, Ele utiliza Suas riquezas. As dádivas de Deus são imensuráveis e por isso você não precisa furtar. Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo. 2 Pedro 1:4.
Por que não furtar? Porque Deus quer nos poupar da humilhação e prejuízo que o roubo pode causar à nossa família e às pessoas que amamos. Em Sua misericórdia, Deus quer nos proteger-nos da maldição que essa atividade traz às nossas vidas. Hoje os grandes furtos estão acontecendo é dentro das igrejas. Os “líderes” não fazem outra coisa a não ser enganar, solapar, surrupiar e tirar a lã das ovelhas. Todos estão procurando manter o padrão do pai deles, que é o Enganador, Aproveitador, Ladrão e Mercenário. Jesus já nos disse que “o ladrão veem somente para roubar, matar e destruir”. O Espirito Santo usando o apóstolo Paulo diz em Romanos 2:21 Tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
É interessante perceber que o primeiro pecado cometido pela espécie humana envolveu o furto: Eva tomou (furtou) do fruto proibido. O primeiro pecado registrado contra Israel depois que eles entraram na terra de Canaã foi o furto: Acã roubou uma capa no meio do despojo que tinha sido proibido de ser tocado. Acã deliberadamente violou o claro mandamento. O que ele fez? Ouça de seus próprios lábios: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim. Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo. Josué 7:20ª-21.
O primeiro pecado que contaminou a igreja no seu início foi o furto: Ananias e Safira “retiveram parte do preço” e roubaram ao Senhor. Por esse pecado Ananias e Safira receberam um dura disciplina do Senhor. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Atos 5:3,5.
Portanto, este é um pecado que está presente em todas as épocas, em todas as culturas, em todo lugar. Imaginem quantas vezes que Moisés não teve que lidar com problemas de furto no meio da multidão? Sendo assim, Deus concedeu um mandamento para ensinar ao povo a viver de forma honesta, a não se apropriar daquilo que é do outro, a não ficar com aquilo que não lhe pertence, a não retirar nada que é de outra pessoa, a ter respeito pela propriedade alheia. O furto prevalece. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios. Oséias 4:2.
Como podemos furtar uma pessoa? É interessante que o mandamento vai se abrindo e mostrando verdades que talvez nunca tenhamos pensado. Furtar é quando vendemos um produto mais do que ele vale, estamos furtando do outro. Também é quando faltamos o dia de trabalho sem justificativa estamos roubando do seu patrão. Estamos quebrando um acordo que fizemos. Furtar é também não pagar aquilo que devemos. Você tem uma dívida que deve ser paga no dia 10 e você não paga, no dia 11, o dinheiro que está na sua conta bancária não lhe pertence mais! Furtamos quando não devolvemos o dízimo. A Bíblia chama de ladrão a todo aquele que não entrega o seu dízimo. Se você não gostou do que eu disse, rasgue da sua Bíblia. Está escrito em Malaquias 3:8-9 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.
Mas quero ir um pouco além e lhe dizer que é possível furtar do outro, coisas que são intangíveis. É possível furtar a liberdade quando impomos ao outro regras complicadas de serem cumpridas. É possível furtar o tempo do outro, por exemplo, médicos que deixam seus pacientes esperando. É possível furtar a dignidade das pessoas quando acusamos as pessoas de algo que elas não são. É possível furtar os sentimentos de uma pessoa ao fazer-lhe promessas que nunca serão cumpridas. É possível furtar a inocência de uma pessoa, usando-a para obter algum benefício. É possível furtar a paz de uma pessoa quando machucamos seus familiares ou lhe damos prejuízos financeiros. O mandamento “não furtarás” abrange muito mais coisas do que nós podemos imaginar! Furtamos coisas tangíveis, mas também coisas que são intangíveis. Uma vez que ganhamos a experiência de nosso novo nascimento em Cristo, temos a suficiência Dele para despojar de tudo àquilo que nos separa do Pai. Leiamos Efésios 4:28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
A razão das pessoas furtarem é porque elas se esqueceram de Deus. Quando você sabe que Deus é o seu Provedor, há uma mudança; seu coração, o modo como vive e a maneira como considera os seus bens, tudo muda. A nossa satisfação está em Cristo e Ele nos suprirá de todas as nossas necessidades. Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus. Provérbios 30:8b,9. Amém.


 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: