"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O NONO

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16.
Todos nós precisamos falar, porque não sabemos viver sem falar. Nós nos constituímos falando. Uma palavra (um nome) nos identifica. Uma palavra nos abate. Uma palavra nos levanta. Uma palavra enche nossos lábios de riso. Uma palavra sulca os nossos olhos com lágrimas. Porque precisamos falar, precisamos aprender a controlar a nossa fala, para não sermos controlados por ela. O nono mandamento nos ajuda nesta difícil jornada. A expressão “falso testemunho” evoca diretamente a mentira num julgamento. Até hoje o testemunho falso é condenado. Num tribunal, as testemunhas são obrigadas a dizer a verdade, tão somente a verdade, para que se produz a justiça. Por isso, se algum de nós tiver que ir a juízo deve se lembrar das instruções divinas que diz em Êxodo 23:1 Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa.
Sem duvida nenhuma o nono mandamento tem muito a ver com o controle e domínio da língua. Infelizmente poucas pessoas percebem o poder destrutivo da língua humana. Por causa de uma palavra mal falada, lares foram estilhaçados, reputação abalada, vidas literalmente destruídas e até mesmo famílias inteiras arruinadas. Esse pequeno pedaço de músculo que fica na boca por trás de nossos lábios tem o fantástico poder de abençoar ou amaldiçoar, de curar ou ferir, de amar ou odiar. Tudo depende de como nós a usamos. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21.
A principal arma usada pelos gladiadores crentes está no seu próprio corpo e chama-se LÍNGUA! É uma arma muito perigosa, que corta na profundidade da alma e traz sobre aqueles que a usam inconsequentemente, o extremo da condenação eterna. Dizer falso testemunho de uma pessoa é difamação. O Dicionário Aurélio a define como: “Tirar a boa fama ou o crédito a; desacreditar publicamente; infamar, detrair, falar mal.” A difamação é crime contra a honra, previsto no Código Penal Brasileiro. Infelizmente, nos deparamos com estes criminosos em grande quantidade dentro das igrejas, e pior, muitos são líderes! E diante de Deus é uma maldade terrível.  As Escrituras nos exortam: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.  Tiago 4:11.
Tudo que falamos deve ser verdade, mas nem tudo que é verdade devemos falar. Tem gente que enche o peito para falar o seguinte: “Eu sou transparente, eu falo o que eu penso”. Tais pessoas se acham o máximo, mas na verdade são idiotas. Não se fala tudo o que se pensa. Você já pensou se falássemos tudo o que pensamos?  Portanto, é possível violar o nono mandamento até quando falamos a verdade. Basta falarmos a verdade de maneira desnecessária e por motivos não apropriados. Nós ferimos o caráter no nosso próximo quando contamos suas faltas verdadeiras, quando não há nenhuma necessidade de divulgá-las, quando as relatamos àqueles que não têm nenhum direito de sabê-las, e quando a contamos não para promover qualquer benefício final, mas para fazê-lo perder a sua estima na sociedade. O falar de uma pessoa que passou pelos crivos da cruz, deve ser sábio, com discernimento e agradável. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Colossenses 4:6.
Paulo aconselha aos de Colossos a proferirem palavras exclusivamente agradáveis e temperadas ou equilibradas. Assim deve ser a conversa do filho de Deus, agradável, cativante, amável, graciosa e acima de tudo verdadeira. Esta linguagem origina-se na graça de Deus, só é possível desenvolvê-la, quando o homem encontra-se cheio, trasbordante do Espírito Santo. Salmos 45:1a. e 2b. De boas palavras transborda o meu coração. Nos teus lábios se extravasou a graça; por isso, Deus te abençoou para sempre.
Irmãos, mesmo sendo verdade, se vai denegrir o próximo, não se deve falar. O nome de uma verdade passada a frente, mas que mancha a imagem do próximo é fofoca! É quando você está falando de alguém e o conteúdo da sua mensagem não edifica. A ordem do Senhor para a igreja é bastante clara: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Efésios 4:29.
A palavra “torpe” que sai da boca do desbocado e língua de trapo pode converter-se em um torpedo explosivo e desastroso, capaz de arruinar a vida do próprio maldizente e de muitas outras pessoas. Boatos, fofoca e maledicência não precisam de esclarecimentos, eles precisam é de arrependimento. A fofoca nunca reflete amor. A fofoca retira todo vestígio de humanidade e bondade que temos. A fofoca nos faz parecer cada vez mais com Satanás. Maça, espada e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo. Provérbios 25:18.
As conversações sem finalidade, sem alvo, sem objetivo especifico, como bate-papo, o lero-lero, e o jogar conversa fora com grupos de colegas, amigos e companheiros, na maioria das vezes toma caminhos duvidosos, onde são proferidas piadas e histórias maliciosas que podem ferir a ética cristã. A conversa fiada muitas vezes se transforma em conversa afiada que fere alguma pessoa ausente. Levando em conta o perigo que esse tipo de conversação representa para a sociedade, o Senhor Jesus adverte: Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo. Mateus 12:36.
Somos privilegiados com o dom da fala, da fé, do amor, da vida e o dom supremo que é Cristo. A nossa linguagem deve transmitir amor e graça àqueles que nos ouvem; deve trazer alguma forma de beneficio conforme a situação do momento, como: simpatia, amizade, atenção, carinho, alegria, compaixão, consolo, esperança, encorajamento. No caso de uma reprimenda, que seja com amor e misericórdia, para ensinar, aconselhar e edificar. Até mesmo uma palavra de exortação deve ser dita na hora oportuna, com amor e respeito aquele que está sendo advertido. Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. Provérbios 16:24.

Agora temos verdadeiramente consciência que só podemos combater o mau uso da língua, quando nos alimentamos da Palavra e nos deixamos dominar pelo Santo Espírito de Deus. Afinal, nosso reino, nossa cidadania é celestial e como tal, nossa vida deve refletir os costumes do Reino da Verdade. Jamais, deixando-nos contaminar pelos costumes e práticas que o diabo sabia e dissimuladamente tem implantado em meio à sociedade. Somos separados para vivermos segundo os princípios eternos do Senhor Deus! Se amamos a verdade, ela transformará nossas vidas. Se realmente amamos a verdade, ficaremos ansiosos por transmiti-la a outros. Quando estamos cheios da Palavra, não haverá lugar para falar mal dos outros. Quando estudamos as Escrituras nos regozijaremos em descobrir a beleza dos seus ensinos. Portanto, é hora de nos regozijar com a verdade da Palavra de Deus. Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. 1 Coríntios 13:6. Amém.  

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: