"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O SANGUE DO CORDEIRO

Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Levítico 17:11.
Para sustentar sua vida física, você necessita de certos itens básicos, tais como água, oxigênio, alimento, vestimenta e habitação. E mais, seu corpo requer certa quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. Sem todas essas coisas, sua vida física poderia morrer ou, no mínimo, sofrer grandemente. Ocorre o mesmo com sua vida espiritual. A nossa vida espiritual, da mesma forma que nossa vida física, requer certos elementos básicos, que são essenciais. Sem eles, nós encontraremos dificuldades para sobreviver como novas criaturas num mundo que não conhece a Cristo. Um desses elementos básicos é o sangue de Cristo. Quando Deus concede nova vida ao pecador, Ele primeiro crucifica o nosso velho homem para que o corpo do pecado seja aniquilado, ou seja, a cruz trata com o que somos. Já o sangue de Cristo trata com os nossos pecados e traz purificação para a nossa consciência. Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Hebreus 9:14.
Isso está claramente ilustrado em Êxodo. Alguns dos filhos de Israel podem ter sido tão pecadores quanto os egípcios. Mesmo assim, quando Deus enviou Seu anjo para ferir todos os filhos primogênitos na terra do Egito, Ele não disse: “Quando Eu vir os vossos bons comportamentos passarei por vós”. Deus não exigiu que os filhos de Israel orassem ou fizessem penitência ou prometessem comportar-se bem. Não, Deus ordenou-lhes imolar o cordeiro pascal, uma figura de Cristo, e aspergir o sangue do cordeiro sobre as ombreiras das portas. Ele disse isso em Êxodo 12:13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.
É muito difícil para um “justão pecador” admitir que Deus não olhava que tipo de pessoa estava dentro da casa; quando via o sangue Ele apenas passava por cima. Aquele cordeiro pascal era uma figura de Cristo. Quando João Batista, pela primeira vez, viu o Senhor, ele proclamou: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:29b.
Não se aborreça por nenhum sentimento ou falta de sentimento nessa questão. O sangue de Cristo é, em primeiro lugar, para a satisfação de Deus, não para a sua. Lembre-se, Deus disse: “Quando Eu (não você) vir o sangue”. Na noite da Páscoa, os filhos de Israel estavam dentro da casa, enquanto o sangue estava fora. Dentro da casa, eles não podiam ver o sangue; contudo, tinham paz por saberem que Deus estava satisfeito com aquele sangue. Sabem por que temos paz verdadeira hoje? Porque fomos justificados na morte de Cristo. Ele morreu e nós morremos com Ele. O sangue da sua cruz nos trouxe uma doce e eterna paz. Veja quantas riquezas temos em Colossenses 1:20. E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
Cristo está à destra de Deus Pai com o Seu precioso sangue falando por você e satisfazendo a Deus a seu favor. Embora não veja o sangue, você pode crer na sua eficácia. Este sangue resolve seu problema com Deus. Se Deus considera o sangue de Cristo suficiente para remover seus pecados e deixa-los mais alvo que a neve, então você pode descansar nesse fato. Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo. 1 Pedro 1:18-19.
Amados, quando Deus perdoa, Ele esquece. Não pense que depois de Deus perdoar seus pecados, Ele pode um dia voltar atrás e fazê-lo recordar-se deles novamente. Não, sempre que se trata de seus pecados perdoados, Deus tem uma memória curta. Algumas vezes você pode ter uma memória melhor que a de Deus, lembrando daquilo que Ele já esqueceu. Mas será que Deus pode realmente esquecer? Vamos ler Hebreus 8:12 Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.
Ou o sacrifício de Cristo é suficiente ou não é. Se é suficiente, por que essas dúvidas e temores? Foi a Sua morte na cruz que abriu as comportas eternas do amor, que, de outra maneira, ficariam fechadas para sempre. Se o Senhor Jesus continuasse até este próprio momento percorrendo as cidades de Israel e “fazendo bem” o véu do templo continuaria inteiro, para impedir a entrada do adorador na presença de Deus. Foi a Sua morte que rasgou essa misteriosa cortina “de alto abaixo”. Quando Jesus Cristo morreu na cruz: E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. Marcos 15:38.
Não devemos imaginar, de modo nenhum, que Cristo nos uniu a Si por meio da encarnação. Isto não era possível. Como poderia a nossa carne pecaminosa unir-se assim com Ele? O corpo do pecado tinha de ser desfeito pela morte. O pecado tinha de ser tirado, exigia-o a glória de Deus; todo o poder do inimigo devia ser eliminado. Como poderia conseguir-se isto? Somente pela submissão do precioso, imaculado Cordeiro de Deus na morte da cruz. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Hebreus 2:10.
A nossa alma se alegra e desfruta de um gozo profundo no conhecimento que Cristo levou os nossos pecados, e que esgotou, inteiramente, por nós, o cálice da ira justa de Deus! Por certo que é assim. E este é o fundamento inabalável de todo o nosso gozo. Mas, poderemos nós esquecer que foi por nossos pecados que Jesus sofreu? Poderemos perder de vista a verdade, poderosa para subjugar a alma, que o bendito Cordeiro de Deus inclinou a Sua cabeça sob o peso das nossas transgressões? Contemplando a cruz, descobrimos nela aquilo que elimina a nossa culpa e dá doce paz e perpétua alegria ao coração daquele que creu. Também vemos que a cruz põe de lado, inteiramente a natureza adâmica, crucificando-a e levando-a a morte. Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Romanos 6:6.

O coração deve guardar sempre a lembrança viva de que toda a verdadeira comunhão está inseparavelmente ligada com a redenção efetuada por Cristo. Crer que se pode ter comunhão com Deus sobre qualquer outro fundamento é imaginar que Deus pode ter comunhão com o pecado que há em nós; e pensar em comunhão com o homem, com base em qualquer outro fundamento, é apenas formar uma união impura, da qual nada pode resultar senão confusão e iniquidade. Em suma; é necessário que tudo esteja fundamentado sobre o sangue e inseparavelmente ligado com Ele. Assim, na cruz, Cristo representou a Sua Igreja, e, por isso, a Igreja está crucificada com Cristo; contudo, vive pela vida de Cristo, conhecida e manifestada na terra pelo poder do Espírito Santo. Você só pode estar em Cristo quando morre com Ele, e se você morreu, vive uma vida de ressurreição. E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6. Aleluia!

Graça e paz queridos! Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:
 

Nenhum comentário: