"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 21 de maio de 2015

A GLÓRIA QUE NOS TORNA SANTOS

Este será o holocausto contínuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, onde vos encontrarei, para falar contigo ali. Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados, e consagrarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei Arão e seus filhos, para que me oficiem como sacerdotes. Êxodo 29:42-44.
Em nosso texto base lemos que o Senhor pela Sua glória, ou seja, pela Sua presença, os filhos de Israel, que é uma figura da igreja, seriam santificados. Vemos no texto da Palavra de Deus uma linda e real definição de santificação. Santificação que não é pelas obras, mas pela Sua presença. Não pelo que nós fazemos, mas por aquilo que Ele é, pois Ele é o Deus Santo. E ser santo significa que somos um povo que foi separado pelo próprio Senhor, para o Seu deleite. Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus. Levítico 20:26.
A glória de Deus nos torna santo. É por isso que eu afirmo que um dos maiores benefícios para uma pessoa que já creu em sua morte e ressurreição com Cristo, é considerar a glória de Cristo. É o dever de todos aqueles que amam o Senhor Jesus de testificar conforme suas habilidades, da Sua singularidade de glória. Toda pessoa que pela graça de Deus, recebeu fé para crer em sua inclusão no corpo de Cristo, entendeu corretamente o propósito da natureza humana e por isso deve se alegrar. Porque a natureza humana foi elevada das profundezas do pecado para a glória que agora recebeu mediante a honra concedida a Cristo. A nossa natureza no homem Cristo Jesus foi para o céu eterno de luz e glória e Ele prometeu que onde estivesse ali estaríamos com Ele para sempre. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. João 14:3.
Graças ao Senhor Jesus porque um dia naquela cruz, Ele crucificou a nossa natureza maldita. Jesus morreu de fato, e nós morremos Nele, mas o nosso Deus e Pai o ressuscitou dos mortos, para que Ele seja nossa vida. Agora que tipo de vida nós estamos vivendo? Nele somos santos e amados do Pai e a única evidência segura de que estamos unidos a Jesus Cristo e Ele a nós é uma vida santa. Alguém disse que “O estado de um homem é nulo e a sua fé, doentia, se as suas esperanças da glória não estiverem purificando o seu coração e a sua vida”. Está escrito em Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
Precisamos permitir que os homens vejam, através de nossas vidas, que realmente somos filhos do Santo de Israel, pois, de outra forma, a nossa filiação será um título sem sentido. Willian Gurnall declarou: “Nunca afirmes que tens sangue real nas veias, que nasceste de Deus, a menos que possas provar a tua descendência, ousando viver de maneira santa”. Somos do Senhor e não vivemos mais para nós mesmos. Ou vivemos para nós, para os nossos desejos, nossas vontades, nossa vida social, nossa lazer, nossa família. Para quem vivemos? Nossas vidas estarão sempre fazendo o bem ou o mal para aqueles que as contemplam. Elas são um sermão silencioso que todos podem ler. 2 Coríntios 3:2-3  Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.
Quando nascemos de novo, Deus nos faz seus filhos santos, porque sem a santidade na terra nunca estaremos preparados para desfrutar do céu. O céu é um lugar santo. O Senhor do céu é um Ser santo. A santidade está estampada em tudo quanto existe no céu. No céu não vai entrar pecador. Apocalipse 21:27 Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
Como poderemos nos sentir felizes e à vontade no céu, se morrermos destituídos de santidade? Existem inúmeros “crentes” atualmente que afirmam que os santos de Deus são por demais rigorosos, solenes e sérios. Tem muitos “crentes” que preferem evitar a companhia dos verdadeiros filhos de Deus. Muitos afirmam que somos loucos e eles não se deleitam em nossa companhia. Porém, não haverá outro tipo de companhia lá no céu. É por isso que devemos considerar a Sua presença gloriosa em nós, que nos faz santos. Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus. Hebreus 3:1.
Uma visão verdadeira da glória de Cristo tem o poder de mudar-nos até que nos tornemos semelhantes a Cristo. É por isso que a única evidência segura de que estamos unidos a Jesus Cristo e Ele a nós é uma vida santa. E essa obra de santificação é Deus quem opera em nós. 1 Tessalonicenses 5:23. O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
É a presença do Senhor em nós, ou seja, a Sua glória que nos faz santos. Qual é o principal ensino de Paulo? Seria a justificação? Ela é essencial, mas não a mais enfatizada. Seria o perdão dos pecados? Isso também é importante, mas não é o elemento mais destacado. Seria ficar livre da Lei?  É de menção frequente, mas não é o ponto mais enfatizado. Antes, é a nossa união com Cristo, pois unidos ao Senhor seremos transformados de glória em glória em Sua própria imagem.  E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Coríntios 3:18.
Antes deste versículo, Paulo havia demonstrado que Moisés cobrira o rosto com um véu, depois que estivera diante de Deus e recebera a legislação mosaica. Esse véu, a princípio, servia para possibilitar que outras pessoas contemplassem sua figura, porquanto a glória divina transparecia através dele. Mais tarde, quando aquela glória começou a desvanecer-se, o véu ocultava o fato de que a glória de Moisés era apenas temporária, e que, finalmente, haveria de desaparecer totalmente. Não há, no caso da nova criatura o desvanecimento da glória, como se dera com Moisés. A glória da Nova Aliança é constante e cada vez maior. Em Cristo ela é permanente, pois a face de Cristo resplandece com beleza singular, pois Ele é a luz do mundo.
Cristo é esse clarão de glória, e essa luz rebrilha através do Seu evangelho, expelindo as trevas. Mateus 4:16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Também em 2 Coríntios 4:6  Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.
Deus nos torna santo pela Sua glória, para que vivamos uma vida de santidade. A Presença do Senhor sempre é algo agradável e nunca é algo para se ter medo. Lembram quando o Espírito Santo desceu sobre o Senhor Jesus? Ele veio em forma de pomba, que era um símbolo de afeto e carícia para Israel. Quando Isaías viu o trono de Deus e o Rei dos reis em Sua glória ele ficou atemorizado e esperou a morte, a qualquer instante, mas quando um sacrifício é feito e o sangue está presente, o amor e clemência do Senhor também estão presentes, e então, o povo de Deus é compelido a expressar com o salmista: Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. Salmos 100:5. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:
 
 

Nenhum comentário: