"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 30 de maio de 2015

CRISTO É TUDO QUE PRECISO

Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Colossenses 2:8-9.
Uma pessoa incrédula é capaz de criar muitas coisas admiráveis e louváveis. Rui Barbosa, nunca pertenceu a nenhuma igreja evangélica, no entanto, escreveu belíssimos ensaios sobre o direito e a cidadania; são tão dignos que são usados como ilustração em muitos sermões. O que isso significa? Significa que há muitas imitações em nossos dias de homens que se parecem cristãos, mas não o são. Hoje temos pregações para todos os gostos, mas a grande maioria está negando a centralidade da Pessoa e a obra de Cristo. Portanto, não pense que Deus julgará e punirá apenas o falso pregador (profeta), julgará também os que acreditam na palavra deles: E tu, Pasur, e todos os moradores da tua casa ireis para o cativeiro; irás à Babilônia, onde morrerás e serás sepultado, tu e todos os teus amigos, aos quais profetizaste falsamente. Jeremias 20:6.
Shakespeare imortalizou a frase: “Errar é humano”. No entanto, a Bíblia nos diz que errar é o resultado da Queda humana. Nós fomos criados perfeitos, mas o pecado nos tornou imperfeitos. E diz a Bíblia que quando Adão caiu, ele incluiu toda a raça humana em sua decisão. Já nascemos pecadores! O pecado é passado de pai para filho. Não existem bebês inocentes. A maior prova de que os bebês não são inocentes é a possibilidade de eles morrerem. Só morre aquele que é contaminado pelo pecado, afinal, “o salário do pecado é a morte”. Se os bebês morrem, isto é um sinal claro de que eles já são pecadores mentirosos! Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. Salmos 58:3.
Alguém pode alegar o seguinte: “Mas não é justo que eu pague pelo erro de Adão”. Adão foi apenas um representante humano, se estivéssemos lá, teríamos feito exatamente o mesmo! Paulo diz que “todos pecaram”. Sendo assim, onde está a capacidade de alguém vir a Cristo? Ou seja, o pecado é individual. Portanto, depois da queda ninguém mais é inocente diante de Deus. Por esta razão, cada nascimento humano é, espiritualmente falando, o nascimento de uma criança morta. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. Efésios 2:1.
É neste estado de desamparo que torna os homens carentes. Também é aqui que entra os enganadores religiosos oferecendo um pão bolorento para os “crentes” carentes de afago. Cristo morreu numa cruz, mas foi para nos libertar de nossa natureza adâmica. Ele morreu, mas nos fez morrer Nele para o pecado e nos concedeu plena e perfeita libertação. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2 Coríntios 5:14.
Hoje nós não precisamos mais de coisas; precisamos de Jesus Cristo. Nas Escrituras tudo aponta para Cristo.  Tudo na Escritura, cada livro ou história, ensinamento, cada tema, carta ou versículo, tudo aponta para Ele. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:39-40.
Você pode correr atrás das coisas espirituais até ficar exausto. E haverá sempre algum “cristão” vendendo alguma “coisa” nova para você. Mas atenção: se você comprar isto, certamente perderá Jesus. Tudo está em Cristo, pois Ele é a encarnação de todas as coisas. Jesus Cristo é a salvação, o poder de Deus, a santidade, a justiça, enfim, tudo. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1 Coríntios 1:30.
Temos percebido que muitos cristãos simplesmente consideram salvação, evangelismo, paz, santidade, alegria, culto, práticas da igreja, ministério e doutrina “coisas” divinas, todas desligadas da Pessoa viva de Cristo e transformadas em coisas independentes. No entanto, Deus nunca nos dá coisas espirituais. Ele nunca nos dá virtudes, dons, graças ou verdades. Em vez disso, Ele nos dá somente Seu Filho, Cristo, para ser todas as coisas para nós. Colossenses 3:11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
Quando nascemos de novo, ou seja, quando nosso velho coração é trocado por um novo coração, Deus nos capacita a buscar somente a Cristo, porque Nele temos tudo. Por isso o anseio da nova criatura é mergulhar no conhecimento de Cristo, pois em Cristo vamos descobrir que existem todas as coisas que nós precisamos. O objetivo de Deus do inicio ao fim é Seu Filho. É Cristo, e somente Ele; que Deus, o Pai, deseja para o seu povo. Não confunda crescimento espiritual com adquirir coisas espirituais. O crescimento espiritual não é nada mais do que ter Cristo sendo formado em nós. Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós. Gálatas 4:19.
Esperança não é algo para você buscar, é a Pessoa. Paz não é uma virtude a ser obtida, é Cristo. Retidão não é uma graça que deva ser pedida, é Cristo, e assim por diante. Uma é a “coisa” espiritual; a outra é o próprio Cristo. Resumindo, Jesus Cristo não é simplesmente um doador de dons, Ele próprio é o Presente. Cristo é a verdade presente em nós. Temos que lembrar sempre desse fato. Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados. 2 Pedro 1:12.
O panorama do cristianismo moderno nos parece que as coisas e objetos espirituais substituíram a Pessoa de Cristo. As doutrinas, graças, dons, virtudes e deveres que temos buscado com tanta sinceridade substituíram o próprio Jesus. Olhamos para esse ou aquele dom, estudamos essa ou aquela verdade e buscamos nos apropriar dessa virtude, e até mesmo tentamos cumprir os deveres, mas tudo isso nos impede de encontrá-lo. Para sermos cidadãos do Reino de Deus é necessário nascer de novo. Novo nascimento é uma operação da Pessoa do Espírito nos levando a crer em nossa morte e ressurreição junto com Cristo. Quando você crê que morreu com Cristo, o Reino de Deus vem para dentro de ti. Lucas 17:20-21. Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
Quando o Pai nos dá algo, é sempre Seu Filho. Quando o Filho nos dá algo, é sempre Ele próprio. Esse entendimento simplifica enormemente a vida cristã. Em vez de buscar muitas coisas espirituais, devemos buscar o Senhor. O nosso único Senhor é o Senhor Jesus Cristo. Não buscamos coisas divinas; buscamos a Pessoa divina. Não buscamos dons; buscamos o Doador que encarna todos os dons. Não buscamos a verdade; buscamos a encarnação de toda a verdade. Segundo as Escrituras é a Pessoa do Espírito Santo quem nos guia a toda verdade que é Cristo. Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16:13.

Busque a Cristo e você irá encontrá-lo; e com Ele tudo o mais incluído. Amém.

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:
 

Nenhum comentário: