"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 13 de setembro de 2015

CRISTIANISMO X ESPÍRITISMO

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Gênesis 3:3-4.
Muitos pesquisadores estão tentando encontrar a origem do espiritismo, mas se não formos as Escrituras não encontraremos o relato da primeira sessão espírita. Lá no jardim do Éden, o diabo falou por intermédio da serpente ao casal para que comessem do fruto proibido e desobedecessem a Deus. Dele tomamos conhecimento através de outros escritos da Bíblia, como advertência dos profetas de Deus para que não nos envolvamos com esta prática, pois ela está em confronto com a Palavra de Deus. A consulta aos mortos é algo que Deus abomina, e quem pratica tal coisa o Senhor promete lançar fora. Nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Deuteronômio 18:11-12.
A salvação dentro da visão espírita ensina que o homem, através de sucessivas reencarnações, pelos seus próprios esforços e pela prática das boas obras vai aprimorando-se a si mesmo, sem a necessidade do sacrifício vicário de Jesus Cristo. As Escrituras nos dizem que a nossa salvação é obra divina; o espiritismo diz que é esforço humano. A Bíblia diz que o sofrimento de Cristo na cruz visa a nossa expiação; o espiritismo diz que Jesus foi mero espírito adiantado, que nos serve apenas de exemplo. As Escrituras afirmam que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado e que o Espírito Santo nos ensina toda a verdade; o espiritismo ignora a Trindade Divina, reduz toda a expiação à obra dos “espíritos”, os espíritos dos mortos, que nos orientam e aconselham, e o espirito de Cristo, que, tendo alcançado um nível superior, se encarnou para servir de exemplo. Nós não somos salvos pelas obras, mas salvos para as obras. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10.
Outra coisa absurda é que os espíritas negam a deidade de Jesus Cristo, pela razão de crerem ser Deus um ser único, indivisível; que o Pai celeste é um só para todos os filhos do Universo. Mas a Bíblia diz que Jesus Cristo é Deus. Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20.
Existem muitas causas para o crescimento acelerado das práticas espíritas em nosso país. A primeira delas é que eles afirmam que você é um médium e precisa desenvolver sua mediunidade. Isso é que milhões de espíritas repetem por esse Brasil afora, diante de pessoas curiosas, doentes, oprimidas ou possessas, que procuram os terreiros e centros espíritas em busca de ajuda. É o grande “laço do passarinheiro”. Serão levados a perdição se não crerem em Cristo crucificado. Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Provérbios 1:32.
Outra astucia que eles usam é o ponto fraco das pessoas que já perderam seus entes queridos.  Quem ficaria indiferente ao ouvir dizer que sua filha, ou esposa, ou neto, ou pai, ou filho, ou namorado já falecido, “baixou” durante uma sessão espírita e, incorporado em um médium, confessou-se desejoso de conversar com os parentes vivos? Há inúmeros casos de famílias inteiras terem-se tornado praticantes do espiritismo após haverem recebido um desses “recados do além”. Os espíritas têm sabido explorar muito esse ardil. Os mortos não voltam, é o que diz a Palavra de Deus em Hebreus 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.
O que tem colaborado para o crescimento do espiritismo no Brasil? Com certeza a mídia de um modo geral tem contribuído muito para a divulgação do espiritismo em nosso País. Temos a rede globo com suas novelas e seriados. Livros de Paulo Coelho, Jorge Amado, Lauro Trevisan, Lair Ribeiro. Creio que a mídia é a maior responsável pela expansão espírita hoje. Nós brasileiros, fomos dotados de uma natureza extremamente curiosa. O véu de mistério que envolve o espiritismo sempre mexeu com essa curiosidade nata do brasileiro. Impulsionados por essa força, muitos se têm dirigido aos lugares onde o espiritismo é praticado, e, na maioria das vezes, quando dão por si, já estão acorrentados e profundamente envolvidos nessas praticas.  Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios. 1 Timóteo 4:1.
Todas as religiões do mundo prometem cura, e o espiritismo não é diferente. As promessas de cura têm sido um dos grandes motivos de aproximação e adesão às praticas espiritas. As chamadas terapias alternativas como homeopatia, florais, cromoterapia, etc; estão atraindo multidões de doentes para o espiritismo. Hoje o curandeirismo espirita continua sendo um dos mais poderosos chamarizes de novos adeptos. Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Jeremias 8:11.
Outro ponto forte no espiritismo é a reencarnação e invocação de mortos, que são as duas principais estacas de sustentação de todo o dolo espiritista. Se ambas forem removidas, o espiritismo rui irremediavelmente. Mas o que dizer dos supostos relatos de comunicação do mundo de lá com o de cá? Se é que há contato com o mundo espiritual e que não seja uma farsa, não são os espíritos dos mortos que se comunicam com os médiuns. Então quem seria? A Bíblia diz que Satanás, e evidentemente seus demônios; anjos decaídos que se rebelaram contra Deus; foram expulsos da presença de Deus. Desde que isso aconteceu, eles procuram cegar o entendimento dos incrédulos, e chegam a transformar-se em anjos de luz.  E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14.
De que forma uma pessoa, através de um médium espírita, como o falecido Chico Xavier e outros ainda vivos, pode receber cartas psicografadas, as quais são atribuídas a espíritos de pessoas já falecidas? E como explicar que nessas cartas são revelados nomes e fatos que só os parentes conheciam do falecido? Segundo a Bíblia, não se trata de espíritos de pessoas falecidas que usam médiuns para se comunicar com os vivos. Quem morreu não sabe nada mais o que passa debaixo do sol. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9:5-6.
Fazemos muito melhor se confiarmos em Alguém que realmente morreu e ressuscitou e também nos incluiu em sua morte e ressurreição. Estou falando de Cristo! Cristo é o único que está qualificado para nos dizer o que esperar do outro lado. Jesus ficou três dias na sepultura, mas foi ressuscitado da morte com um corpo glorificado. Eis Alguém em cuja opinião nós podemos confiar. Cristo anunciou a obra, realizou a obra, morreu e ressuscitou e voltou para contar como foi. Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:17a.-18. Amém.


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: