"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 26 de setembro de 2015

O AMOR CLAMA POR LIDERANÇA

Leva-me após ti, apressemo-nos. O rei me introduziu nas suas recâmaras. Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; não é sem razão que te amam. Cantares 1:4.
Semana passada nós vimos que o amor clama por intimidade. Hoje nós vamos avançar mais um pouco sobre este clamor do amor. Hoje nós vamos tocar num assunto muito sério dentro do clamor do amor. Segundo o nosso texto base, verificamos que o amor clama, aspira por liderança. Quando olhamos para a Trindade vemos que só há uma essência em Deus expressa em três pessoas. Por isso que na Trindade essencial não há nenhuma diferença entre as pessoas. O Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus, e nosso Pai é Deus. Mas vamos ler algo interessante em 1 coríntios 11:3 Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.
Em que sentindo Deus o Pai é a cabeça de Cristo? Será que Deus é maior que o Filho? Será que Ele é mais Deus que o Filho? As Escrituras afirmam taxativamente que não. Assim como “o Pai tem vida em Si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em Si mesmo”. Então podemos assegurar que o Pai é o planejador, o Filho é o veículo, por meio do qual o Pai realiza tudo que Ele planejou, e o Espírito Santo é o Executor. Então, se Deus é um, por que essas diferenças de funções? Para que através das Suas funções nós viéssemos a conhecer de uma forma revelacional o Deus Trino. Por isso quando cremos em nossa co-crucificação com Cristo, somos feitos um Nele. Esse texto que vamos ler deixa isso muito claro. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28.
Nós temos igual valor essencial, assim como na Trindade aquelas três pessoas. Não há nenhuma diferença essencial entre o homem e a mulher, mas há uma diferença funcional muito clara na Palavra de Deus entre um homem e uma mulher.  Assim como há uma diferença muita clara nas Escrituras na função do Pai, função do filho e função do Espírito Santo. A função da redenção não está vinculada há função do Pai, porque não foi o Pai que esteve crucificado, mas sim o Filho e o Espírito é quem revela e regenera o pecador. Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Hebreus 9:14.
Você não nasceu homem por acaso, e também não nasceu mulher por acaso. Nascemos homens e mulheres para cumprirmos uma realidade funcional em Deus. De tal forma que a mulher seria parte dessa revelação funcional, e o homem seria outra parte dessa revelação funcional. Pois foi assim que Deus determinou que essas duas revelações funcionais, trouxessem uma plena revelação funcional do que Ele é. Se tivermos apenas o homem, não temos a plena revelação da glória de Deus. E se tivermos apenas a mulher, também não há a plena revelação da glória. O homem e a mulher são a complementaridade de Cristo e a igreja. Vamos ler isso em Efésios 1:22-23 E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Por causa do propósito de Deus nesse novo homem da nova criação, Cristo é o Cabeça e a igreja é o corpo. Foi de tal forma que Deus estabeleceu esse propósito que a Sua glória seria revelada não apenas na cabeça, mas também no corpo, a igreja. Isto está claro em Efésios 3:10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.
Amados irmãos e irmãs, quando compreendemos isso, a esposa sábia vai ajudar ao seu marido a se fortalecer nessa tremenda incumbência que ele recebeu do Senhor; por ter sido constituído marido dentro do relacionamento conjugal, ou seja, liderar o seu lar. E da mesma forma, o marido sábio não vai sufocar a sua mulher, mas ele vai ajudá-la a desenvolver a sua função designada por Deus, expressa basicamente através dessa submissão, que significa colocar-se debaixo de proteção e de cuidado. Efésios 5:21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Cristo é a glória de Deus, e a mulher é a glória do varão. Quando desejamos conhecer bem o caráter de um marido, devemos olhar para a sua esposa, porque ela é a glória dele. Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem. 1 Coríntios 11:7.
Quando nós homens entendermos isso, certamente nos prostraremos diante do Senhor. Por que o nosso Senhor se entregou pela igreja? Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito Efésios 5:27.
Cristo amou a igreja e por isso se entregou por ela. Nós maridos devemos amar nossas mulheres. Sabem o que isso significa? Isso não significa que os erros dela é problema dela, temperamento dela, isso é coisa dela e ela que cuida, ela que trate com o Senhor, ela que aprenda. Nada disso! Não esqueçamos que a mulher é a glória do varão. Nós podemos andar nessas verdades, porque o Espírito nos leva a uma vida da suficiência de Cristo. Nós não somos capazes, mas a nossa suficiência vem Daquele que pode todas as coisas! Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, 2 Coríntios 3:5.
O amor clama por liderança. Aquele que governa bem a sua casa, criando filhos debaixo de disciplina. Por isso que governo é uma necessidade do amor. Governo doméstico, governo familiar, governo na igreja, governo de Cristo sobre nós. Se Cristo é Rei, aliás, Ele é o Rei dos reis, e sendo Ele Rei, mas quando Ele não governa as nossas vidas, isso significa que não fazemos parte do Seu Reino. Às vezes estamos tão perto do Seu reino, que muitas vezes pensamos estar dentro. Praticar muitas coisas dos súditos do Rei não significa que fazemos parte dele. Certa vez um escriba fez uma pergunta a Jesus sobre o grande mandamento e aquele mesmo escriba sabia tudo do Reino, mas não tinha uma real experiência do seu conhecimento. Então Jesus lhe disse: Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo. Marcos 12:34.

Não nos esqueçamos de que o amor clama por liderança. Jesus disse aos seus discípulos que “as minhas ovelhas ouvem a minha voz”. O que isso significa na questão da liderança no lar? Significa que os nossos filhos precisam ouvir nossa voz de pai, pois nossa voz é profética para os nossos filhos, nossa voz vai representar Deus para eles, pastoreá-los com a Palavra. Nós como cabeça do nosso lar precisamos providenciar caminhos para nossos filhos, e dar a eles tudo o que temos recebido da parte do Senhor. Não é dar coisas, mas dar coração, tempo, afeto, disciplina, vida, dedicação etc. Tudo isso podemos dar aos nossos filhos, porque encontramos tudo isso nas mãos do nosso Pai celestial, pois recebemos está ordem do Senhor. Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar. Números 23:20. Amém. 


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: