"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

APRENDENDO A CRISTO

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Mateus 11:29.
O propósito de Deus para aquele que foi morto e ressuscitado com Cristo, é que ele seja agora conformado à imagem e semelhança de Seu Filho Jesus. Que ele venha a crescer “na graça e no conhecimento” Dele. Quando temos um profundo anseio em conhecê-lo, Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos satisfazemos Nele. Jesus disse: “Aprendei de mim”. O Apóstolo Paulo, de uma forma ligeiramente diferente, nos diz o que o Senhor Jesus quis dizer com essas palavras em Efésios 4:20-21 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus.
Entrando nesta escola, a primeira coisa que o Espírito Santo, o grande Mestre e Intérprete, faz para nós, se fomos realmente trazidos por Suas mãos, é nos mostrar de forma plena aquilo que realmente temos que aprender a fim de nos apresentar o grande Objeto do nosso ensino: Cristo. É Dele que aprendemos. E o método de Deus para com o Seu povo, a fim de assegurar uma plena expressão de Seu pensamento, é primeiramente apresentar o perfeito Objeto: e isto Ele fez quando no Jordão rasgou os céus e disse: E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17.
Há a apresentação, o atestado e a declaração do propósito Divino em relação a Ele. Por isso, o primeiro passo do Espírito Santo é o de nos por em contato com aquilo que se está em vista, em nossa educação espiritual; isto é, que Ele precisa revelar Cristo em nós, e então, em seguida começar a obra de nos conformar a Cristo. Para aprender Cristo, primeiramente devemos ver Cristo. A marca de uma vida governada pelo Espírito Santo é que tal vida está continuamente, e cada vez mais ocupada com Cristo, que Cristo está se tornando maior na medida em que o tempo passa. O efeito da obra do Espírito Santo em nós é o de nos trazer para a margem de um imenso oceano que se estende para muito além do nosso limite, e em relação ao que sentimos. Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Romanos 11:33.
Isto não é apenas retórica; isto é verdade. Perguntemos logo aos nossos corações: É isto verdade em nosso caso? É este o tipo de vida que conhecemos? Será que estamos vislumbrando tanto de Cristo que estamos rendidos, sem força, cientes de que jamais iremos alcançar tudo isso. Está além de nós, muito distante, embora estejamos seguindo nessa direção cada vez mais. É isso verdade em sua experiência? Esta é a marca de uma vida governada pelo Santo Espírito. Cristo se torna cada vez maior na medida em que prosseguimos. Vamos tomar o exemplo de uma pessoa que nos foi dado, creio eu, entre os homens, para o propósito de mostrar os caminhos de Deus, o Apóstolo Paulo. As palavras que ele usa para definir e expressar o que lhe aconteceu no início são estas de Gálatas 1:15-16 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue.
Paulo está expressando do fundo de seu coração que teve uma maravilhosa revelação de Cristo, mas ele desejava conhecê-lo mais e mais. O apóstolo está indicando seguramente que mesmo com a revelação inicial e com todas as revelações contínuas e subsequentes; mesmo tendo sido arrebatado ao terceiro céu onde ouviu coisas inefáveis, mesmo com tudo isto, no final ele ainda não conhecia nada, comparado com aquilo que ainda havia para ser conhecido. É a obra do Espírito Santo nos apresentar e manter Cristo em vista, em Sua grandeza. Assim, Deus, logo no início, revela Cristo, apresenta-O, atesta-O, e efetivamente diz, Este é aquele ao qual irei te conformar, à Sua imagem! É por isso que Paulo não se contentava com aquilo que já havia sido revelado a Ele. Paulo queria mais de Cristo. E ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte. Filipenses 3:9-10.
Esta mente humana comum, no seu melhor, é apenas uma simples mente humana. A vontade humana, também é uma simples vontade humana. Você jamais saberá o que está por detrás de suas próprias motivações até que o Espírito Santo faça a separação bem lá no fundo do seu ser e lhe mostre. Muitas vezes este ego vem com uma aparência espiritual. O ego procura pela benção espiritual. Nós não sabemos o que está por trás. Temos que entrar em uma escola severa do Espírito que termina por nos mostrar que as nossas melhores intenções estão estragadas; nossas mais puras motivações são sujas diante dos olhos do Senhor; as coisas que pretendemos ser para Deus, em algum lugar lá em sua raiz, são egoístas. Nós não podemos produzir com esta natureza nada aceitável a Deus. Tudo o que poderá vir a Deus está somente em Cristo, não em nós. Quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos. João 3:31.
Todo homem e toda mulher que verdadeiramente nasceu de novo, que teve seu coração trocado, deve buscar as coisas de cima. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra. Colossenses 3:1-2.
Embora Ele esteja morando dentro de nós, Ele e somente Ele é o objeto do prazer e da satisfação Divina, e uma lição básica que você e eu temos que aprender nesta vida, sob o ensino, revelação e disciplina do Espírito Santo, é que Ele é diferente de nós: e que “singularidade” é tudo. Esta é uma das duras lições. Certamente é uma lição que este mundo se recusará a aprender. O mundo não irá aceitá-la. Isto vai diretamente contra todo o sistema do ensino humanista. O humanismo assevera que a coisa maravilhosa é o homem! Mas quando você alcançar o seu melhor, ainda haverá um abismo entre você e os princípios de Cristo que não pode ser unido por nenhuma ponte, senão a cruz. Se você alcançar o seu melhor, não terá experimentado Cristo, porque sem cruz não há cristianismo verdadeiro. Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17.

Porque alguns ainda estão procurando por algo em algum lugar, alguns retalhos de bondade neles mesmos o qual possa apresentar a Deus, o qual irá agradá-lo, satisfazê-lo e corresponder às Suas exigências. Eles jamais irão encontrar. Tudo está em Cristo. Nossa justiça, tudo aquilo que tenta ser tão justo, o Senhor diz de tudo isso: “Trapos de imundícia!” quando aprendemos a Cristo, encontraremos descanso para as nossas almas. Isso é tudo. Porém nunca encontraremos descanso para as nossas almas até que tenhamos primeiramente aprendido a total diferença entre Cristo e nós mesmos, e então a total impossibilidade de sermos como Ele por alguma coisa de possamos encontrar em nós mesmos, produzir ou fazer. Cristo fez o tudo, e o indicio de que alguém creu é descansar. SENHOR, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós. Isaías 26:12.  Amém.

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: