"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 19 de dezembro de 2015

MATURIDADE PARA SERVIR (IV)

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Filipenses 3:12.
Neste século XXI o que mais estamos ouvindo recentemente, ou aquilo que é mais comentado atualmente é sobre a volta de Cristo. A pregação da volta de Cristo é alarmante em todo mundo. E não somos nós como igreja que estamos pregando a escatologia. Em todo mundo se fala disso. Por que isto está acontecendo? Porque é o momento em que o Espírito está começando tocar nessas realidades. Mas lembre-se: a escatologia é a última etapa da obra de Deus. Por exemplo; quando você vê irmãos morrendo em diversos lugares por causa de Cristo, é sinal da volta de Cristo. Nunca se matou tanto filhos de Deus como agora. Na volta do Senhor, muitos serão pegos de surpresa, porque não levaram o Senhor a sério e não se prepararam. O apóstolo Paulo nos exorta em 1 Tessalonicenses 5:4-6 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
É o fim dos tempos. Mas atentemos para uma coisa: cumprindo-se as profecias escatológicas, mostrando de fato que a obra de Deus está fazendo a curva, ou seja, estamos na coroação, tudo está chegando ao seu final.  Ainda assim, quero dizer que não está pautada na escatologia a segunda vinda de Cristo, mas na maturidade do povo de Deus. A saída dessa terra para um corpo glorificado, para encontrar o Senhor nos ares, ela vem de uma chamada ceifa. Você sabe o principio de ser ceifado? Quando você planta algo, você nunca pode tirá-lo do chão sem que ele amadureça. Marcos 4:29 E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.
Nada é mais sério do que o assunto da maturidade, da nossa maturidade. Precisamos desejar que o Senhor pelo Seu Espírito, forme o caráter de Cristo em nós. Com devemos prestar atenção a isso. O processo de crescimento da vida cristã é descrito em vários estágios; por isso o nosso bendito Senhor diz: Marcos 4:28 A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga.
A vida precisa de tempo para crescer, mas queremos resolver tudo instantaneamente. Queremos um café-da-manhã instantâneo, leite instantâneo, macarrão instantâneo e queremos ser vencedores instantâneos. Isso não existe na vida cristã. Querendo e desejando tudo rápido, faz parte de uma natureza terrena. O cristão viveu em Adão durante muitos anos e cultivou determinados hábitos. Esse velho Adão tem mais de seis mil anos. Ora, o acúmulo de mais de seis mil anos de comportamento é imenso. Esse comportamento está arraigado em cada ser humano e, inconscientemente, sempre recorre-se a ele. Por isso é necessário fazer morrer a natureza terrena. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria. Colossenses 3:5.
Irmãos, nós sempre precisamos estar em Cristo, e sempre estar crescendo. Se nós perdermos isto de vista, o que a gente faz nesse tempo escatológico? Iremos ficar apavorados, pois veremos a escatologia acontecendo, sendo cumprida em nosso tempo e com isso, ficaremos assombrados. Mas o Senhor não nos chamou para ficarmos assombrados e nem apavorados. O Senhor nos chamou para colocarmos nossos olhos em Cristo. Se olharmos para Cristo, desde Cristo, então nós podemos olhar todas as demais coisas, seja qual for o tempo em que estejamos vivendo. Hoje não se pode falar de escatologia. Por quê? Porque todos ficam apavorados. O filho ruiós de Deus, naquilo que concerne à volta de Cristo, está consolado. Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:13,18.
Nós somos a última geração. A maior parte da igreja já dorme. Nós somos o finalzinho de uma geração de toda uma história. A maioria dos nossos irmãos e irmãs já dorme no Senhor. Então, por que o povo de Deus fica apavorado quando se toca no assunto escatológico? Porque a escatologia é o teto. Porque a escatologia são as pinturas da parede, é o acabamento da casa. Mas sabe o que ocorreu? Poucos se preocupam com a questão da edificação, da maturidade. Talvez as nossas casas não deem nem para colocar janelas, como vamos por o telhado? O Senhor quer trabalhar conosco na edificação da casa, e essa casa somos nós. A maturidade não é algo que você ganha sozinho, mas também não é algo que Deus faz sozinho. Deus quer fazer conosco em Cristo. Colossenses 2:7 Nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
A salvação nos é dada pela graça mediante a fé em Cristo Jesus. Pela graça de Deus nós cremos que fomos atraídos, crucificados, mortos e ressurretos junto com Cristo. Mas, o crescimento espiritual requer que sejamos disciplinados constantemente para que cheguemos à estatura de varão perfeito. Então, a salvação que alcançamos pela fé na obra redentora de Cristo não é o fim, mas o início da caminhada rumo à maturidade, quando atingiremos à estatura de varão perfeito. O que é maturidade cristã? É refletir o caráter de Cristo através da atitude. Caráter é o que você é no escuro. Reconhecimento é o que as pessoas dizem a seu respeito; Caráter é o que Deus diz de você. Deus diz que são as suas atitudes que determinam se você é maduro ou não. Deus quer que você cresça e tenha atitudes como as de Cristo. Paulo se afadigava para apresentar todo homem maduro em Cristo. Assim nós anunciamos Cristo a todas as pessoas. Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo. Colossenses 1:28 (LH).
Um homem e uma mulher prontos para servir é preciso maturidade. É saber reagir positivamente diante das adversidades e correções. Maturidade é sinônimo de estabilidade emocional. A pessoa madura sabe administrar suas emoções de raiva, de ódio, de ira, de tristeza; ele sabe conviver com tudo isto, sabe sentir, porém, não permite que isto venha dominá-lo, porque está sendo liderado ou dirigido pelo Espírito Santo de Deus. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8:14.
Enquanto estivermos na Terra, nosso maior alvo é estar debaixo da autoridade e governo de Cristo, assim, vamos crescendo de forma saudável em todas as áreas da nossa vida cristã. Como já nascemos de novo na família de Deus, procuramos aprender de Cristo Jesus a humildade, a obediência e a administração de bens e talentos que recebemos do Pai. Pois as Escrituras afirma em João 3:27b. O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.
É salutar que o crente anseie pela maioridade espiritual. Assim, ele estará apto a realizar tarefas especiais e receber responsabilidades que exigem habilidades que possibilitem uma maior desenvoltura e inabalável resistência diante dos desafios, no âmbito do serviço cristão. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31.  Amém.


 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: