"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

MATURIDADE PARA SERVIR (V)

Então, fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagração; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro. E Moisés o imolou, e tomou do seu sangue, e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito. Levítico 8:22-23.
Já temos salientado quanto há de ênfase e urgência no Novo Testamento a respeito do pleno crescimento espiritual. De fato, mais de noventa por cento do Novo Testamento é endereçado aos regenerados com este mesmo propósito. Cada carta de Paulo é uma forte exortação nesta direção, e foi escrita especificamente para o aumento de Cristo nos santos, para que eles pudessem chegar ao pleno crescimento, à estatura da plenitude de Cristo. Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Efésios 4:13.
Em nosso texto base ressaltamos o lugar importante que o sangue ocupa na consagração dos sacerdotes. Todos os nascidos de novo, aqueles que creram em sua inclusão no corpo de Cristo, que morreram e ressuscitaram com Cristo, foram feitos por Deus Pai, reino e sacerdotes reais. Para ser um bom servo de Cristo, e com maturidade espiritual, é necessário um ouvido consagrado ao Senhor, ou seja, antes de fazer qualquer atividade para o Senhor, devemos em primeiro lugar ouvir a sua voz. Por isso é preciso um ouvido manchado de sangue para escutar as comunicações divinas. Deuteronômio 4:36 Dos céus te fez ouvir a sua voz, para te ensinar, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, e do meio do fogo ouviste as suas palavras.
Em nosso texto inicial vemos o sangue sobre o lóbulo de sua orelha direita que significa o ouvido consagrado por meio do sangue. O sangue, como sabemos, teve sempre o significado de discriminação e de separação; tudo aquilo sobre o qual fosse aspergido o sangue era separado para o Senhor, consagrado a Ele. O sangue estava posto no meio, selando o final de todo uma regência e fazendo provisão para uma ordem de coisas inteiramente nova. Somente um ouvido consagrado ao Senhor, poderá ouvir a sua voz e obedecer. Somente um ouvido manchado com o sangue do Cordeiro, poderá ser despertado pelo Senhor. Isaías 50:4 O SENHOR Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos.
O sangue do carneiro da consagração, posta sobre a orelha, significava simplesmente que o sangue ia enfrentar, a provar e a julgar cada apresentação para a mente através do ouvido. O sangue revisaria tudo que vem para a vida interior através do ouvido, quanto a sua procedência e a sua própria natureza. O sangue julgaria e diria: “Isso não é de Deus; isso não concorda com o pensamento do Senhor; isso pertence à velha criação que está em aliança com o pecado; isso provém da fonte original onde Satanás falou ao ouvido”. Deste modo, o sangue julgaria tudo, condenando aquilo que não era de Deus, e mantendo o caminho aberto para o Senhor. Essa é uma lição muito simples, mas de grande alcance. O Senhor Jesus disse em Marcos 4:23-24a. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Então, lhes disse: Atentai no que ouvis.
O sacerdócio do nosso texto base representa o homem espiritual, aquele que está consagrado, a inteira disposição do Senhor. O homem espiritual será muito cuidadoso com aquilo que ele se permitir ouvir, o que ele permitir que entre em sua mente e deva ser parte de sua vida interior através do seu ouvido. Ele não vai ouvir tudo, mas julgará o que ouve e rejeitará grande parte daquilo. Lembra-se de Saul? Saul foi um péssimo exemplo para todos nós. Por quê? Porque não escutou a voz do Senhor, por isso caiu em transgressão. Ele não considerou a voz do Senhor, mas deu ouvidos ao que o povo dizia por medo. Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. 1 Samuel 15:24.
Podemos provocar um dano indescritível a nossa própria vida espiritual e obstaculizar que o Senhor possa nos falar se emprestarmos os nossos ouvidos a aquilo que não provém do Senhor ou que seja contrário a Ele. Satanás ganhou poder para o seu reino através do ouvido do mundo; ele tem grande controle sobre os homens através da linha da audiência. Ele utiliza muitas coisas; como certos tipos de música ou diversas formas de expressão oral. Nós como igreja temos importado conceitos do mundo. O Senhor deseja separar o mundo da igreja em todos os aspectos. Quer um exemplo? Música. Muito da nossa música tem sido importada do mundo. Nós não estamos falando de irmãos, estamos falando de formas. Então muitas vezes você vê aqueles palcos, plataformas mais altas, montados na frente com a banda toda lá na frente, porque é um show que vai ser dado. Desde o tempo do profeta Amós, Deus tem protestado contra esse tipo de culto e adoração: Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Amós 5:21,23.
A palavra estrépito significa ruído forte, estrepitoso, barulho ensurdecedor, som amplificado, gritaria e poluição sonora. É show mais reunião, é show mais palavra de Deus. Então, isso não é do agrado do Senhor. Essa não é a maneira da igreja se reunir, na simplicidade e na pureza de Cristo que foca Cristo, que tem Cristo como centro. O que ocorre é que essas coisas estão acontecendo não no mundo, mas dentro do cristianismo professo. As Escrituras afirmam que o Senhor não aceita esse tipo de ajuntamento. Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene. Isaías 1:13.
O servo que tem seu ouvido consagrado ao Senhor não admite esse tipo de coisas voluntariamente. Nós estamos neste mundo e não podemos evitar ouvir muitas coisas que não desejaríamos ouvir; mas o importante não reside nos sons que nos rodeiam e chegam ao nosso ouvido físico, mas a nossa reação, se consentimos aquilo que ouvimos. Julgamo-lo e interiormente nos rebelamos contra isso e o rejeitamos, ou damos ouvido? O Senhor não permite que seus filhos deem ouvidos àquilo que não procede de Sua Palavra. Deuteronômio 18:14. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.

Agora, não tem sentido ter lábios para falar se não tivermos ouvidos para ouvir a voz de Deus através da Sua Palavra. Jamais seríamos filhos maduros. Quanta perda se é produzida porque muitos servos do Senhor não têm ouvido para escutá-lo, um ouvido aberto, sensível, atento, vivificado pelo Espírito Santo. Temos o ouvido selado contra um mundo e aberto para outro mundo; um mundo fechado pelo Sangue, outro mundo aberto pelo Espírito, e tudo isso é centrado no ouvido interno, o ouvido do coração. A Voz do Senhor não faz comichões nos ouvidos, não massageia o ego do homem e nem faz lisonjas, pois ela arde como chama nos corações das ovelhas, por causa disto é que as suas ovelhas o reconhecem, não por vista, mas no partir do pão pelo Seu gesto de amor na cruz. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27. Amém.  

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: