"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 16 de janeiro de 2016

CRESCER À MATURIDADE - ASPECTO DA FÉ

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Hebreus 11:1.
O alvo deste estudo é o de apresentar, cuidadosamente, alguns dos mais importantes princípios para o crescimento espiritual, a fim de ajudar o irmão e a irmã a assentar um sólido alicerce bíblico em Cristo. Deus não pode honrar a nenhum outro. Por quê? Porque devemos nos lembrar de que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Além disso, e isto é muito importante, a fé verdadeira precisa estar alicerçada exclusivamente sobre fatos escriturísticos, pois “a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo”. Se a nossa fé não estiver estabelecida sobre fatos, não passará de conjectura, superstição, especulação ou presunção. A fé estabelecida sobre os fatos da Palavra de Deus consubstancia e evidencia as coisas que não se vêem. 2 Coríntios 4:18: Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
E todos sabem que a evidência precisa estar fundamentada sobre fatos. Todos nós partimos desse princípio quando nascemos de novo, ou seja,  nossa crença firmou-se diretamente sobre o fato eterno da morte redentora e da ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, onde como diz as Escrituras; todos participamos. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2 Coríntios 5:14.
Não tendo essa experiência como uma realidade espiritual em nossas vidas, fica impossível o nosso crescimento. Portanto, desde que a verdadeira fé está ancorada sobre fatos bíblicos, é claro que não devemos nos deixar influenciar por impressões. George Mueller disse: “As impressões nada têm a ver com a fé. A fé se relaciona com a Palavra de Deus. Não são as impressões, fortes ou fracas, que farão a diferença. Temos de nos importar com a Palavra de Deus e não conosco ou com nossas impressões”. Muitas pessoas estão prontas a crer nas coisas que lhes parecem prováveis. A fé nada tem a ver com as probabilidades. A província da fé começa onde as probabilidades acabam e onde a visão e os sentidos fracassam. As aparências não devem ser tomadas em consideração, mas sim o que diz o Senhor. Assim diz o SENHOR: Põe-te no átrio da Casa do SENHOR e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar à Casa do SENHOR, todas as palavras que eu te mando lhes digas; não omitas nem uma palavra sequer. Jeremias 26:2.
É por isso que a fé precisa se basear na certeza. Tem de haver um conhecimento definido dos propósitos e da vontade de Deus. Sem isso não pode haver verdadeira fé. Pois a fé não é uma força que nós exercitamos ou uma luta para crermos que algo vai acontecer, pensando que se crermos com bastante força, a coisa acontece mesmo. Isso pode ser pensamento positivo, mas certamente não é fé bíblica. A fé precisa de fatos para repousar neles. A presunção pode aceitar a fantasia em lugar do fato. Deus nos revela na Sua Palavra os fatos com os quais a fé tem de lidar. A verdadeira fé sempre se desenvolve com a oposição, enquanto que a falsa confiança é prejudicada e desencorajada com a mesma. É o caso dos espias. Deus disse que a terra seria deles, mas não creram, antes olharam para si mesmos. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. Números 13:31.
Quem havia dito ao povo que eles teriam de vencer o inimigo pela sua própria forca? O inimigo pode ser mais forte do que nós, mas maior é Aquele que esta em nós. Se for na forca do Senhor que lutaremos, não importa se o adversário é maior e mais numeroso que nós. O que falamos é o que possuímos. Se confessarmos derrota, colhemos derrota, pois palavras são sementes. Palavras faladas são sementes plantadas e palavras repetidas são sementes regadas. Os espias confessaram que o povo da terra era mais forte que eles, disseram que era impossível conquistar a terra. Disseram também que eram como gafanhotos. Eles não creram. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Números 13:32.
Quando tendemos a dar valor aos fatos, nosso Pai começa a nos modificar na fé. Deus se deleita em aumentar a fé dos Seus filhos. Em lugar de não querer as lutas antes da vitória e de não querer as provações que produzem a paciência, deveríamos estar prontos a aceitá-las da mão de Deus como um meio de obter a fé. As provações, os obstáculos, as dificuldades e, às vezes, as derrotas são o próprio alimento da fé. Deus quer que tenhamos uma fé provada. Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, 2 Pedro 1:1.
A fé é dependência de Deus. E essa dependência de Deus só começa quando termina a auto dependência. E a auto dependência só acaba, quando a tristeza, o sofrimento, a aflição e planos e esperanças desfeitos levam-nos ao ponto dá derrota e da falta de confiança em nós mesmos. É uma grande coisa aprendermos a fé: isto é simples dependência de Deus. É de grande conforto ter a certeza de que o Senhor está lhe ensinando a depender Dele e é notável que a Fé seja necessária em tudo, pois “O justo viverá pela fé”, não somente nas suas circunstâncias, mas em tudo. Eu creio que o Senhor permite que muitas coisas aconteçam com o propósito de nos, levar a sentir a necessidade que temos Dele. Quanto mais você O encontrar em suas tristezas e necessidades, mais você se Lhe apegará e se sentirá afastado desse lugar de tristezas, indo na direção Dele. É por isso que devemos buscar as coisas lá do alto. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:2-3.
Para se dizer a verdade, não podemos confiar em alguém além do conhecimento que temos dessa Pessoa. Por isso, além de tomarmos conhecimento dos fatos envolvidos, devemos conhecer cada vez mais intimamente Aquele que os apresenta e os sustenta! E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3.
A fé verdadeira e viva, que o Espírito Santo coloca no coração, simplesmente não pode ser inoperante. É como disse Spurgeon: “Fé e obediência fazem parte do mesmo pacote. Aquele que obedece a Deus, confia nEle; aquele que confia em Deus, obedece-lhe”.  Fé é acreditar naquilo que não vemos, e a recompensa dessa fé é ver aquilo em que acreditamos. Isso está bem claro no Salmo 17:15 Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.

Permita que a fé tenha espaço para crescer em sua vida. A fé aumenta pela oração, é fortalecida pelo estudo da Palavra e cumpre-se quando submetemo-nos diariamente ao Senhor Jesus. A fé não cresce se for arrancada repetidas vezes para vermos como está indo. Ela cresce quando olhamos firmemente para Jesus Cristo. Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2. Amém. 

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: