"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE II - ASPECTO CRISTO E A IGREJA

Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. 2 Coríntios 11:2.
A noiva deve estar sempre se preparando para o encontro com Cristo, ela deve estar sempre se purificando, rejeitando o mundo, e se consagrando. É assim que a igreja deve esperar a chegada do Noivo para nos levar ao banquete nupcial. João, um dos apóstolos de Jesus, confortou os cristãos primitivos em um período de perseguição com a esperança de participarem do casamento do Cordeiro: Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:7-9.
Como será este casamento? Amados, neste estudo, vamos constatar algo Impressionante: o noivado de Jesus com sua Igreja ocorreu exatamente em sua primeira vinda à Terra, há cerca de mais dois mil anos atrás, nos mesmos e exatos moldes de um noivado judaico. O espaço de tempo entre a primeira vinda de Jesus e a sua segunda vinda corresponde exatamente ao período em que os noivos ficam sem se ver, entre o noivado e o casamento judaicos. E, por fim, na segunda vinda de Jesus, que começa com o Arrebatamento, ocorrerá o Casamento entre o Glorioso Noivo Judeu e sua Amada Noiva gentia (Igreja) nos exatos moldes de um casamento judaico. Então qual é a primeira evidência? O rapaz judeu escolhe uma moça com quem pretende se casar. Em Israel, desde os tempos bíblicos, a inciativa para o casamento sempre foi do rapaz que, ao se afeiçoar de uma moça, a escolhia para ser sua noiva e, posteriormente, sua esposa. Na primeira vinda: Jesus, o Rei dos reis, se afeiçoou de sua futura Noiva, a Igreja, e a escolheu para com ela se casar: Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros.  João 15:16a.
Mas temos outra evidência onde o rapaz pretendente prepara um contrato. Para demonstrar seu desejo de se casar com uma moça em Israel, o rapaz judeu preparava um contrato ou testamento para apresentar à moça e à sua família na casa dela. Neste contrato, o pretendente apresentava a sua disposição de assumir a moça como esposa e descrevia os termos sob os quais ele pretendia se casar. Jesus veio à Terra em Sua primeira vinda, à casa de sua futura Noiva. O Senhor trouxe consigo um Contrato (Pacto ou Aliança), o qual é chamado de Nova Aliança ou Novo Testamento: Lucas 22:20b. Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
A principal parte do contrato consistia no preço da noiva, ou seja, o valor que o rapaz estava disposto a pagar para se casar com ela. O pagamento deveria ser feito à família da moça em troca de sua permissão. Este preço da noiva costumava ser bem alto, e mostrava quão valiosa era a moça para o rapaz! O rapaz ia à casa da moça com o contrato e com o bem de alto valor a ser dado pela moça. Em sua primeira vinda; Jesus veio a Terra e apresentou à sua futura Noiva (representada pelos apóstolos) o bem de alto valor que daria por ela. Este bem de alto valor foi anunciado à sua futura Noiva por ocasião de sua última ceia. E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós. Lucas 22:19a.
Sim, o Corpo do Senhor foi oferecido como o bem de alto valor a ser dado pela sua futura Noiva, a Igreja. O apóstolo Paulo também sabia deste mistério. 1 Coríntios 6:20a. Porque fostes comprados por preço.
Uma das principais finalidades do tempo do noivado (judaico) reside na necessidade de o noivo construir uma câmara nupcial, para ele e sua noiva, junto à casa do pai dele. No período entre as duas Vindas: o Glorioso Noivo se dedica à preparação da câmara nupcial junto à Casa do Pai. O Noivo avisou à sua Noiva que precisaria ir à Casa de seu Pai, onde prepararia lugar (câmara nupcial) para recebê-la: Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. João 14:2.
No período entre as duas Vindas, o Noivo aguarda o consentimento do Pai para que venha buscar sua Noiva. O Noivo Jesus revelou que, quanto ao momento de sua volta para buscar sua Noiva, somente seu Pai sabe. Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Marcos 13:32.
Enquanto o noivo prepara a câmara nupcial, a noiva, à distância, se prepara para Ele. Anda de tal forma que todos sabem que está comprometida. Eu sou do meu amado, e ele tem saudades de mim. Cantares 7:10.
Como a noiva esperando a chegada do noivo, a igreja hoje aguarda a vinda de Jesus. Ele levará os fiéis às bodas, e depois habitará com sua esposa para sempre. A beleza da noiva vem do noivo! Não é assim nos casamentos humanos que nós conhecemos. A noiva escolhe o vestido, arruma os cabelos e faz tudo para chegar à cerimônia adornada para agradar o noivo. Mas toda a beleza da noiva de Ezequiel 16:1-14 veio do marido. Deus encontrou Israel como uma menina recém-nascida abandonada pelos próprios pais. Ele cuidou dessa menina durante anos e, quando ela cresceu, casou-se com ela. Ele a lavou, e a vestiu com as melhores roupas. Colocou nela enfeites e jóias finas. Deu-lhe os melhores alimentos, e ela se tornou absolutamente linda. Deus disse em Ezequiel 16:14 Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o SENHOR Deus.
No centro do propósito de Deus está a igreja. O propósito de Deus, uma vez visto, irá nos cativar para o resto de nossa vida. De modo simples, se temos amor pelo Senhor, estaremos interessados em Seu propósito final. Por quanto tempo podemos guardar um segredo? Na verdade, algumas pessoas não conseguem manter um segredo por um tempo mínimo. Entretanto, Deus tem mantido um segredo por séculos. Mas agora é revelado, e, ainda assim, milhares de cristãos não têm ideia do que seja. Eis uma grande parte desse segredo: Havia uma jovem escondida dentro de Deus desde antes dos tempos. E nós somos parte dela. O impulso do coração pulsante de Deus na criação foi ter um caso de amor. Ele desejava uma companheira para Seu Filho. Todos os que creram que foram crucificados, mortos e ressurretos com Cristo, têm sido chamados para participar desse caso de amor. Entretanto, infelizmente, parece que muitos de nós ainda não sabemos disso. Ezequiel 16:8 Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha.
O tema do amor conjugal está no centro da revelação de Deus ao homem. E a Comunidade trinitariana está intensamente envolvida nela. De acordo com a Escritura, o Pai planeja, o Filho cumpre e o Espírito aplica. Para ser mais específico, o Pai escolhe de modo soberano a noiva para seu amado filho. O Filho deixa os domínios escondido e se humilha ao nível da humanidade. Ele paga o preço do dote para sua noiva com a morte sangrenta para que Ele mesmo possa levantá-la para seus domínios celestiais de onde veio. Finalmente o Espírito seduz, encanta e cativa à noiva pela beleza irresistível do Filho. Será que o moça vai se casar com Seu noivo que é Cristo? Ouçamos a sua voz através de Rebeca: Chamemos a moça e ouçamo-la pessoalmente. Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei. Gênesis 24:57-58. Amém.


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 




Nenhum comentário: