"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (IV) ADORANDO AO SENHOR!

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:24.
A palavra adorar no grego é “Proskuneo”, que tem como significado: “prostrar-se, vergar-se, obedecer, mostrar reverência, homenagear, louvar, adorar”. Na adoração a Deus não existe uma fórmula exata de como fazer ou um modelo de adoração predefinido. A adoração deve ser feita com espontaneidade, voluntariedade, em espírito e em verdade como o próprio Jesus disse. Para o verdadeiro adorador não existe lugar predeterminado para adorar, não existe circunstância, não existe momento, não existe condição, o verdadeiro adorador  tem sua vida em completa adoração a Deus, onde quer que esteja estará em adoração, na tempestade, no deserto, na dor, na angústia, na tribulação, na perseguição. Essa foi à reação de Jó quando havia perdido filhos e filhas, sua casa literalmente caiu, seus servos morreram e só um escapou para lhe dar a noticia. O que Jó fez? Adorou! Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Jó 1:20-21.
Na adoração nossa mente deve ocupar-se com aquilo que Deus é, ou seja, a sua natureza, sua santidade, sua fidelidade, sua pureza. Na adoração, diante da santidade de Deus, acabam-se as palavras e temos o privilégio de adorá-lO, muitas vezes em silêncio, pois é ali onde nos encontramos exclusivamente com Ele. Adoração é quando o homem encontra a plenitude dentro de si. O amor do homem respondendo ao amor do Pai. O único propósito de estarmos no céu é que devemos adorar a Deus correta e eternamente. Nós, juntamente com todos os que foram crucificados, mortos e ressurretos com Cristo de todos os tempos, somos salvos para aquele glorioso e interminável fim.  Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti. Apocalipse 15:4a.
Voltando para a palavra grega Proskuneo, podemos perceber que essa palavra é usada mais de 50 vezes. É a combinação de duas palavras gregas “pros” que significa “ir para” e “kuneo” que significa “beijar”. O significado da palavra é perfeitamente expresso pela mulher que lavou os pés de Jesus com lágrimas e então os beijou. Adoração é ter aproximação e contato com Deus. O adorador não irá a Deus como um pedinte, mas como um amante e admirador. Maria Madalena foi um exemplo para nós de um amor sem limites. Ela o adorou e beijou seus pés. Foi assim que ela fez: E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Lucas 7:38.
O verdadeiro significado da adoração é avivar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, purificar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus, consagrar a vontade ao propósito de Deus. São estes que o Pai procura para serem seus adoradores. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. João 4:23.
Adorar é experimentar a realidade, tocar a vida. É conhecer e experimentar o Cristo ressurreto no meio da comunidade reunida. É irromper na Shekinah de Deus, que é Sua glória ou a radiância habitando no meio de seu povo, denotando a Presença imediata de Deus em oposição a um Deus abstrato ou distante, ou, melhor ainda, ser invadido por ela. A adoração é a resposta humana à iniciativa divina. Adoração é nossa resposta às aberturas de amor do coração do Pai.  É por isso que não existem as técnicas e métodos certos, podemos ter a melhor liturgia possível, mas não temos adorado o Senhor até que o Espírito toque o nosso espírito. Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Salmos 95:6.
Enquanto Deus não tocar e vivificar nosso espírito, não podemos entrar neste domínio. Cantar, orar, louvar, tudo isso pode conduzir à adoração, mas adoração é mais do que qualquer desses atos. É preciso que nosso espírito seja inflamado pelo fogo divino. É somente quando o Espírito Santo toca o nosso espírito, veremos que as fórmulas se tornam inaplicáveis. Mas aquele que não O conhece como Pai, não pode conhecê-Lo como Deus. Os adoradores O adoram “em espírito”, são salvos, seu espírito saiu das trevas. Mas também O adoram “em verdade”. Ficamos emocionados na adoração, mas isto não é o que Jesus diz ser “em verdade”. Mesmo se usamos bons pensamentos na adoração, ainda isto não é “em verdade”. Adorá-Lo “em verdade” significa conhecer os Seus caminhos e andar com Ele. Aí amamos os Seus caminhos e O amamos. Que é adorar a Deus? É: “curvo-me diante de ti e amo os teus caminhos”. Quando conhecemos os seus caminhos, certamente conheceremos o Senhor. Moisés fez uma brilhante oração em Êxodo 33:13a. Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos.
O homem é essencialmente uma criatura de adoração. Isto é parte da sua natureza. Sua escolha não é onde ou quando ele vai adorar, mas quem ele vai adorar. O único Deus verdadeiro é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó; o Deus que Jesus Cristo revelou. Deus deixou claro sua repulsa à idolatria colocando um mandamento incisivo no começo do Decálogo. Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.
O homem tem uma inclinação à adoração, ou seja, nossa natureza nos manda adorar alguma coisa. No decorrer do tempo o homem tem adorado ídolos de madeira, desejos físicos, dinheiro e posses, líderes políticos e falsas religiões. Toda falsa adoração é ditada e controlada por Satanás. Por isso, a prioridade divina é, em primeiro lugar, adoração; em segundo lugar, serviço. Nossa vida deve ser pontilhada de louvor, ações de graça e adoração. O serviço flui da adoração. O serviço como substituto da adoração é idolatria. A atividade pode tornar-se a inimiga da adoração. Deus declarou que a função primeira dos sacerdotes levíticos era chegar-se a Ele, para o servirem. Mas os sacerdotes levitas, os filhos de Zadoque, que cumpriram as prescrições do meu santuário, quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o SENHOR Deus. Ezequiel 44:15.

Em um coração que foi conquistado pelo Senhor, certamente ficará tão impressionado por Deus e por suas maravilhas, que sempre vai arder um amor que não será extinto. Então o filho de Deus suporta qualquer situação e enfrenta qualquer circunstância. Ele não permite que a chama se apague, pois isso significaria ofender o amor que sustenta sua vida. Por isso, todos os regenerados devem permanecer na vida, no amor, na força e na sabedoria de Deus, em unidade uns com os outros; e a paz e a sabedoria de Deus encherão os vossos corações, para que nada domine em vós senão a vida do Senhor Jesus. Em nossa época o céu e a terra aguardam ansiosamente o emergir de um povo guiado pelo Espírito, inebriado do Espírito e com autoridade concedida pelo Espírito. Na adoração verdadeira nós estamos onde Ele está e Ele está onde nós estamos. O Espírito nos guiará a isto: Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade João 16:13a. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: