"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE V - NA LUZ DO SENHOR E NÃO EM NOSSO TIÇÃO ACESO

Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas. Salmos 18:28.
Foi o próprio Senhor Jesus quem disse que há pessoas que amam mais as trevas do que a luz. Num sentindo espiritual é que os homens amam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Os homens amam mais a sabedoria do mundo do que o Conhecimento de Deus. Este amor anormal revela o desvio do coração, por isso tais pessoas se tornaram naturalmente obscurecida de entendimento. A fim de evitar dificuldades e se preservarem de problemas, elas não ousam encarar a luz, mas se confortar dizendo que estão certas. Pouco a pouco começam a crer que estão certas, e assim vão ficando todos os dias mais persistentes no erro. Os judeus rejeitaram o Senhor Jesus porque amavam mais as trevas do que a luz. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. João 3:19.
O que nós precisamos saber é que sempre que houver trevas e não luz; existirão conceitos errados, falsa confiança e julgamento errado. Uma das coisas que cegam as pessoas é o seu orgulho. E o pior orgulho é o espiritual. Portanto, nunca considerem o orgulho como algo insignificante, pois ele pode facilmente nos impelir para a compulsão; ou uma necessidade intensa para fazer algo ilógico ou insensato. O orgulho do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra? Obadias 1:3.
Qualquer pessoa pode facilmente se tornar com a razão ofuscada se o seu coração não for totalmente voltado para o Senhor. As pessoas tornaram-se, ou estão com a sua consciência obscurecida por crerem nas mentiras. Elas creem em coisas que não existem. Por não receberem o amor da verdade, naturalmente se inclinam para as mentiras. E as Escrituras nos mostram que quando ouvimos a verdade de Deus e não acolhemos em nosso coração, o próprio Deus manda a operação do erro para que as pessoas acreditem numa mentira, pensando ser a verdade. 2 Tessalonicenses 2:10-12a. E com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade.
Viver no engano é trágico. A evangelização moderna prima pela superficialidade. Estamos interessados em números. Enchemos as igrejas de pessoas vazias, e as cobrimos com a máscara da piedade. Forma de piedade sem a evidência do poder é a marca de um povo religioso sem os sinais da cruz no caráter. Este mundo está cheio de hipócritas, e quase todos são cireneus, que, levando a cruz, não morrem nela. Não basta pregar a mensagem da cruz, é preciso crer como experiência, na realidade da cruz. Não basta ensinar que Jesus morreu na cruz em nosso lugar, é preciso confessar como experimental a nossa morte juntamente com Ele. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2 Coríntios 5:14.
O problema reside na utilização de uma terminologia não bíblica. O foco no que o pecador precisa fazer, no lugar do que Deus já fez em Cristo, gera dúvidas e distorção do Evangelho. Você já ouviu frases como: “Aceite Jesus como seu salvador pessoal”. “Abra as portas do seu coração ao Senhor”. “Faça uma decisão hoje mesmo por Cristo”. Estas frases são comuns nos púlpitos e nos lábios de muitos evangélicos, porém apenas confundem o entendimento das pessoas quanto ao Evangelho. O que importa não é o que acontece deste lado da corda, e sim do lado de Deus. Oséias 11.4. Eu os atrai com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer.
Será que cremos que Jesus satisfez a Deus? Será que estamos confiando no nosso próprio fazer, ou na obra concluída de Cristo por nós? Se a atenção das pessoas estiver voltada para dentro, no que elas mesmas devem fazer, até as salvas terão dúvidas quanto à salvação. Uma interrogação surgirá constantemente em seus corações: Será que fui sincero suficientemente? Será que fiz tudo corretamente? Será que realmente aceitei a Cristo? Será que verdadeiramente entreguei meu coração ao Senhor? Pois o interesse e a preocupação das pessoas ficaram voltados para dentro de si mesmos e sua própria experiência. Alguém já disse que “a religião é um presídio de segurança máxima que o Diabo inventou para aprisionar os tontos que buscam a independência de Deus”. Ela dá a impressão de que você está livre, mas as suas exigências são asfixiantes. Salmos 107:10-11 Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em ferros, por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo.
Hoje as pessoas estão andando pela sua própria luz. Procuremos entender que os tições que acendemos nunca podem ser uma fonte de luz espiritual. Portanto, vou apontar agora de forma breve como ver a realidade e evitar a confusão. Vamos ler em Isaías 50:10-11 Quem há entre vós que tema ao SENHOR e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do SENHOR e se firme sobre o seu Deus. Eia! todos vós, os que acendeis um fogo, e vos cingis com tições acesos, andai no lume do vosso fogo, e por entre os tições que ateastes. Da minha mão vos sobrevirá isto: em tormentos vos deitareis.
Quando os israelitas andaram em trevas e não tinham luz, mais do que naturalmente acenderam tições com os quais se cercaram. Eles andavam nas chamas do seu próprio fogo. Isso era bom? De modo nenhum, pois o resultado foi que deitaram em aflições. As trevas espirituais não podem ser desfeitas pelos tições feitos pelo homem. A luz deve vir de Deus e não do homem. As tochas humanas nunca podem capacitar alguém a ver a realidade espiritual. Precisamos da luz e da revelação do Senhor para compreendermos a Sua bendita Palavra. Temos buscado essa revelação? A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples. Salmos 119:130.
O regenerado, aquele que morreu com Cristo e ressuscitou com Cristo, não pode prosseguir sua jornada espiritual pela luz do seu próprio tição. Frequentemente nos tornamos mais confusos pelo nosso muito pensar e podemos até mesmo ser enganado. A luz espiritual não vem do nosso sentimento ou pensamento. Quanto mais alguém busca a luz dentro de si mesmo, menos luz ele tem, pois a luz não está nele. Salmos 36:9 Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.
Somente pela luz de Deus é que vemos realmente a luz, isto é, o verdadeiro caráter de uma coisa. É um grande problema o modo como vivemos. Se vivemos na luz da vida de Deus, podemos ser pessoas que vêem. Nós morremos com Cristo para vivermos diante Dele eternamente. Oséias 6:2 Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele.

Nenhuma luz de flash é necessária debaixo do sol brilhante; nenhum tição humano é necessário debaixo da luz de Deus. Então, viver diante de Deus, é viver na Sua luz. Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. 1 João 1:5. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: