"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 4 de junho de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (17) EXORTANDO E ENCORAJANDO

Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, o qual é fiel àquele que o constituiu, como também o era Moisés em toda a casa de Deus. Hebreus 3:1-2.
A carta aos hebreus é uma chamado para o avanço. A igreja que se reúne em todo o Brasil, tem uma falta de entendimento sobre o livro de hebreus, por causa do seu tema, que é o Sumo Sacerdote que penetrou os céus e que vive para interceder por nós. Não há talvez outro livro no Novo Testamento que contenha a ênfase no progresso cristão como essa carta o faz. Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus. Hebreus 6:1.
Em toda a carta aos hebreus verificaremos que ela é uma palavra de exortação. E as exortações nesta carta são as mais sérias de todo o Novo Testamento. Da mesma maneira é o encorajamento mais salutar que encontramos nas Escrituras do Novo Testamento. A palavra de exortação tem exatamente essa finalidade, ou seja, uma exortação é para em primeiro lugar: advertir. Nós precisamos muito ser advertidos no que concerne aos perigos da vida cristã. Exortação sobre os riscos da vida cristã, e o principal deles é nos estagnarmos na vida cristã. Aqueles que se estagnam na vida cristã caminham para trás, retrocedem. O avanço é a nossa única salvaguarda contra o retrocesso. O Senhor tem nos chamado para avançarmos em maturidade e não podemos retroceder. Hebreus 10:38-39 Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
Quando Deus o Pai nos chamou a crer em nossa morte e ressurreição com Cristo, lembre-se que foi Ele mesmo quem nos capacitou a crer dando-nos a fé. E quando nascemos de novo somos habitados pelo Espirito Santo do Pai. O Espírito Santo foi enviado aos nossos corações para falar das belezas de Cristo e para que nós não sejamos uma noiva distante Dele. O Espírito Santo não apenas convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo, pois isso já foi feito conosco. Mas ele vai também nos guiar a toda a Verdade. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:14.
Jamais devemos considerar a vida cristã como algo estático. Nós não fomos redimidos por uma doutrina, mas fomos comprados, redimidos e conquistados por uma Pessoa. E essa Pessoa quer você e eu integralmente. Aquele que não precisa de nada e nem de ninguém quer você e a mim para introduzir a imagem Dele em mim e em você. O Senhor deseja que nós vamos a Ele não apenas para tomar o seu jugo e descansar, mas para aprender Dele, porque Ele é manso e humilde de coração. É Nele que vamos alcançar o nosso verdadeiro descanso. Esse é também o tema de hebreus. Hebreus 4:11 Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
Por outro lado, existem muitos filhos de Deus que estão contentes com seu novo nascimento, com o perdão de pecados e com o fato do Espírito Santo habitar em nós. Vida cristã em maturidade é muito mais do que isso! Vamos ler Hebreus 2:2-3 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.
Essa é uma palavra diretamente dada a cristãos, dada a regenerados, dada a quem creu em sua morte com Cristo. Esse texto de hebreus não foi para incrédulos ou para o mundo, mas para os filhos de Deus. “Como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação”? Porque o propósito dessa salvação não é nos livrar do inferno, da ira de Deus ou perdoar nossos pecados. Isso é só a porta, isso é só o começo. Se você está feliz com esse Evangelho, você ganhou um palácio e está parado debaixo da porta. A porta se abriu e você está olhando o palácio de longe. Talvez dissesse: “Ah se eu pudesse ir naquele quarto, ai se eu pudesse ir naquele outro, ai se pudesse sentar naquela mesa, naquele banquete”. Mas é teu! O problema é que você está parado na porta. Agora você entende o perigo de não nos importarmos com uma “tão grande salvação”? Qual é o evangelho de cristãos agora? A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. Efésios 3:8.
Você acha que já descobriu tudo? Se você pudesse ver bem na luz de Deus, você iria descobrir que é um lambarizinho nadando na beira da lagoa. Mas Ele está te chamando para águas mais profundas. O processo de Deus para nós é um processo de conquista. Ele vai te cativando, Ele vai se mostrando, mas Ele vai dizendo: E agora o que você faz com isso, onde está o seu coração? Vocês se lembram da primeira pergunta do Senhor no Éden para Adão? Gênesis 3:9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
Você e eu temos opções, aliás, temos duas opções: Responder ou não responder. Você tem duas opções: avançar ou retroceder. Na carreira cristã você não tem mais lugar onde você tinha. Então se não avançarmos na vida cristã o senso que permanece em nós é que fomos comprados, me sinto uma matéria amorfa, ou seja, não estou lá, mas também não estou aqui. Não amo as coisas do mundo, mas também não amo o meu Senhor. E como isso nos faz mal e como isso nos frustra. E tudo isso é fruto da nossa incredulidade. Por isso a carta de hebreus é uma carta de advertência. Vejamos Hebreus 3:12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.
Muitas pessoas vivem distraídas e não estão se importando com aquilo que Deus está dizendo em Sua Palavra. Vocês se lembram do primeiro verso onde Deus fala da vocação celestial? Vocação para que? Nós já somos casa de Deus, pois cremos em nossa inclusão no corpo de Cristo em nossa morte e ressurreição.  Nós já somos santuário de Deus em Cristo Jesus, porque de fato o Espírito de Deus habita em nós. Já por outro lado, nós estamos sendo edificados casa para Deus. Vocês conseguem ver a diferença entre uma coisa e outra? A diferença está entre um filho criança e um filho adulto. Os dois são filhos, só que um é criança e o outro é maduro. Com a ação do Espírito Santo mediante o trabalho da cruz vamos tornando o que já somos. De filhos “teknós” para filhos “Huiós”. 1 João 3:2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

A Igreja tem Um cabeça, e tudo provém Dele. Os filhos “huiós” são guiados pelo Espírito, por isso devem obedecer ao Espírito, e estarão obedecendo ao Cabeça. Mas isto não o torna negligente para com os homens. Os filhos “huiós” fazem com que os filhos “teknós” cresçam para também serem guiados pelo Espírito e se tornem efetivos tanto para Deus como também para os homens, e assim cumprindo o seu ministério, como Jesus, diante de Deus e diante dos homens. Assim, pois, a vontade de Deus não é levar bebês, mas sim filhos maduros, à glória. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Hebreus 2:10. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: