"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 11 de junho de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (18) (Unidade da igreja)


Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo. Hebreus 2:14.
O nosso Senhor Jesus Cristo, o grão de trigo, Aquele que participou da natureza humana, ou seja, de carne e sangue, se Ele não morresse, ficaria só, mas Ele morreu, por isso produziu muitos frutos. Por tudo aquilo que Cristo é e fez, nós, os que cremos, temos o privilégio de participar da vocação celestial. Aqui vemos uma dupla participação, ou seja, Cristo o Verbo participou de carne e sangue, para que nós participássemos de uma vocação celestial. Aquele que é celestial assumiu natureza humana, para que os que são terrenos trouxessem a imagem do que é celestial. 1 Coríntios 15:49 E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.
O caminho da maturidade espiritual é o caminho da cruz. A obra da cruz nos liberta do pecado de uma forma radical porque nos leva a morrer para o veneno da serpente. O caminho da cruz nos leva ao crescimento. O caminho da cruz nos revela de uma forma tão linda a providencia de Deus. Revela que Deus tem todo o controle, usa as pessoas e as circunstancias para trabalhar a cruz em você. Watchman nee falando sobre Madame Guyon disse: “Nós precisamos aprender a ajoelhar e a beijar a mão daquele que trata conosco”. Na vida cristã não há acasos, porque somos regidos por Alguém que age sobre nós em governo providencial. Deus nos matriculou em uma escola de vinte e quatro horas por dia sem férias para formar em nós o caráter de Cristo. A Jerusalém celestial está à espera dos justos aperfeiçoados.  Aperfeiçoado no tempo presente. Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados. Hebreus 12:22-23.
Nessa caminhada precisamos saber que o nosso descanso é Cristo e o nosso cansaço somos nós mesmos. Uma pessoa sem Cristo trabalha, trabalha e se cansa. A natureza humana pecaminosa faz a pessoa querer “trabalhar” durante a sua caminhada rumo ao céu para “ganhar” ou “merecer” a salvação! Por isso não há nenhum outro descanso sabático além de Jesus. Só Ele satisfaz os requisitos da Lei e oferece o sacrifício que expia o pecado. Ele é a provisão de Deus para nós, permitindo-nos cessar o trabalho de nossas próprias obras. Então quando cremos em sua obra consumada do Calvário podemos descansar. Mas há uma exortação em Hebreus 4:1,3a. Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso.
O Senhor Jesus depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. Jesus venceu e está à direita do Pai e dali Ele intercede por nós. Jesus orou pela unidade da igreja e nós precisamos viver em unidade. Ele nos uniu em um só corpo. Atos 2:33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.
A nova criatura é unida a Cristo e, em Cristo, é unido com outras novas criaturas. Pouco antes de ir para a cruz, o Senhor Jesus orou ao Pai rogando pela nossa unidade. O desejo do Senhor é que, pela cruz, sejamos unidos ao Pai e uns com os outros para sempre. A unidade espiritual da igreja é uma obra exclusiva de Deus. Não podemos produzir unidade, mas apenas mantê-la. Irmãos nós estamos unidos baseados em que? Você reúne com determinado grupo de irmãos por quê? Porque você gosta deles, por que eles são amáveis ou por que eles combinam com a sua condição social ou cultural? Se sua resposta for sim, isso significa que você não é igreja de Deus. Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Atos 4:32.
A igreja de Deus é a reunião daqueles habitados pelo Espírito Santo, daqueles que foram feitos um em Cristo Jesus e que servem uns aos outros e vivem em amor. A unidade já foi estabelecida e criada, por isso temos que preservá-la para que não se rompa. É necessário amar os irmãos, mas amar a todos eles independente do que são e do que fazem. Devemos servir nossos irmãos na força e no poder do Espírito Santo. Preservar a unidade do Espírito é nossa responsabilidade. O que você tem feito para preservar esta unidade? Efésios 4:3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Nós que já morremos e ressuscitamos com Cristo estamos Nele, experimentando a realidade do amor de Deus, pela ação do Espírito Santo.  Temos a visão da obra da própria Trindade na construção da unidade da igreja? Temos o dever como filhos de Deus em preservar esta unidade. A unidade só acontece em realidade espiritual quando nós trabalhamos juntos, em harmonia. Eu e você que já nascemos de novo temos recebido encorajamento, exortação e conforto de Cristo. Essa comum experiência deveria unir-nos a cada dia mais e mais. Nesta unidade orgânica da igreja ninguém pode caminhar desunido com seu semelhante e ao mesmo tempo estar unido a Cristo. Ninguém pode viver a atmosfera de Cristo e viver ao mesmo tempo odiando a seus semelhantes. 1 Coríntios 1:10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
A unidade é um segredo que a Igreja tem demorado a compreender. O
resultado desse desconhecimento são as constantes divisões, por inveja, disputa de ideias, divergência de interpretação doutrinária, intrigas e preconceitos entre os membros. A unidade é um assunto genuinamente espiritual, não é promovida pelos homens. É uma ação e doação de Deus a igreja. Então quando somos chamados a crer em Cristo, somos jogados para dentro de uma unidade orgânica que se chama igreja viva do Deus vivo. 1 Coríntios 12:13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Compete a nós Igreja corpo de Cristo tomar posse, manter e desenvolver a unidade, que lhe é concedida pelo sacrifício de Cristo na Cruz. Sem unidade não pode haver crescimento à maturidade. Se todos nós morremos na cruz com Cristo, significa que juntos fomos crucificados, portanto, estamos capacitados a alcançar a “estatura do varão perfeito”, a imagem e semelhança de Deus. Este é o verdadeiro sentido da Unidade. Irmãos nós somos edificados dentro da unidade casa para Deus. Quer você goste ou não goste, quer queira quer não, aqueles que são habitados pelo Espírito Santo são os teus irmãos. E você foi chamado para servi-los e amá-los. Qual é a finalidade de tudo isso? Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Efésios 4:13-14. Amém.


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: