"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 19 de junho de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (19) O SACERDÓCIO DE CRISTO

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Hebreus 4:14.
Nas Escrituras, ninguém é mais excelente que Cristo como nosso Sumo Sacerdote que penetrou os céus. Antes da sua vinda, nós não tínhamos nada de Deus. Deus era Deus e nós éramos simplesmente homens, e não tínhamos nada a ver com Ele. Efésios 2:12 Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
Mas graças ao Senhor, Cristo veio, se fez carne, cumpriu toda Lei e os mandamentos e também pagou o nosso preço com sua morte na cruz. Mas na cruz, Ele nos traiu a Si e nos fez morrer juntamente com Ele e com isso fomos justificados de todo o pecado. Essa justificação é uma experiência muito real de todo aquele que creu em sua morte com Cristo. Romanos 6:7 Porquanto quem morreu está justificado do pecado.
Hoje o nosso Senhor está assentado à direita de Deus Pai a fim de ser o nosso Sumo Sacerdote, para levar-nos a presença de Deus Pai e cuidar de todas as nossas necessidades. Cristo veio de Deus e ministra Deus para nós. O nosso Cristo está hoje no Santo dos Santos, ou seja, diante do Pai. A principal função do nosso Sumo Sacerdote hoje é onde está a presença e a glória de Deus. O que Cristo está fazendo no Santo dos Santos? Ele está ministrando Deus para dentro de nós, ou seja, Cristo está revelando o Pai aos nossos corações. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece perfeitamente o Filho senão o Pai, e ninguém conhece perfeitamente o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho resolva revelar. Mateus 11:27 (RV).
Segundo o Antigo Testamento, sempre que o sumo sacerdote terreno que era uma figura de Cristo ia à presença de Deus no Santo dos Santos, ele levava em seus ombros duas pedras de ônix, nas quais estavam gravados os nomes dos filhos de Israel. Êxodo 28:9,12. Tomarás duas pedras de ônix e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel: E porás as duas pedras nas ombreiras da estola sacerdotal, por pedras de memória aos filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do SENHOR.
O sumo sacerdote Arão também usava um peitoral no qual estavam postas doze pedras preciosas com os nomes dos filhos de Israel gravados. Isso significa que o povo de Israel estava sobre os ombros e o peito do sumo sacerdote. Leiamos Êxodo 28:29-30 Assim, Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente. Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar perante o SENHOR; assim, Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente.
Arão ao adentrar o Santo dos Santos, levava em seus ombros duas pedras de ônix com os nomes gravados dos filhos de Israel. Também ele levava para dentro do Santo dos Santos em seu peito e em seu coração, os nomes dos filhos de Israel. Por que ele levava os nomes dos filhos de Israel sobre seus ombros e sobre seu peito? Porque ombro nas Escrituras significa força e o peito significa amor. Portanto, o povo de Deus estava sobre a força e o amor do sumo sacerdote. Quando o sumo sacerdote estava no Santo dos Santos, ele levava todo o povo de Deus junto dele. Aos olhos de Deus Pai, quando ele estava lá, todo o povo de Deus estava lá com ele. Igualmente, quando Deus olha para Cristo, nosso Sumo Sacerdote no Santo dos Santos, Ele nos vê sobre seus ombros e sobre o Seu peito. Hebreus 8:1 Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus.
Como precisamos ganhar essa visão! Nosso sumo Sacerdote no Santo dos Santos nos céus nos carrega diante de Deus. Agora mesmo estamos sobre seus ombros e sobre Seu peito no Santo dos Santos, ou seja, lá estamos em Sua força e em Seu amor. E por causa disso, nós, ainda que venhamos a enfrentar inúmeras dificuldades, não podemos desanimar, porque o Senhor muitas vezes não remove as dificuldades. E por que Ele não as remove? É porque Ele vai se dar a nós como graça. Quando vemos isso, saberemos quão precioso e suficiente Ele é, e mais Dele será acrescentado a cada um de nós. Você que já creu em sua morte e ressurreição com Cristo, portanto, nasceu de novo. Agora não fique satisfeito por permanecer cristão do átrio exterior, nem de ser do lugar santo. Precisamos avançar para o Santo dos Santos onde estão à presença e a glória Shekinah de Deus. Hebreus 4:15-16. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Essa experiência de Cristo como nosso sumo Sacerdote, sem dúvida está nos céus. Entretanto, ela também está no nosso espírito e na igreja, porque a igreja hoje é a habitação de Deus no nosso espírito. Cristo, a escada celestial que une a terra aos céus e traz os céus para a terra, está no nosso espírito. Por meio da habitação de Deus e da escada celestial, o Santo dos Santos nos céus é ligado ao nosso espírito. O nosso Senhor, o nosso Cristo maravilhoso está tanto nos céus como no nosso espírito. João 3:13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.
O que é um sumo sacerdote? Um sumo sacerdote é alguém escolhido dentre os homens para ir diante de Deus. Cristo, como Sumo Sacerdote, Ele representa os homens diante de Deus no céu. Como Apóstolo, Ele traz Deus até nós; como nosso Sumo Sacerdote, Ele nos leva até Deus. O que o nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso sumo Sacerdote está fazendo hoje à direita de Deus? Ele está assentado à direita do Pai, intercedendo por mim e por você. Ele está orando por nós. Ele leva a minha causa e a tua causa a fim de apresentá-la diante do Pai, tomando como base aquilo que Ele mesmo fez por nós. Hebreus 7:25-26. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus.

Cristo hoje é o nosso sumo Sacerdote excelente, maravilhoso, glorioso, que nenhum ser humano pode descrevê-Lo plenamente. Sem Ele nosso serviço não é aceito, sem Ele nosso louvor e adoração não são aceitos, sem Ele nossas orações não serão ouvidas nem nossa dedicação terá significado algum. Embora não possamos encontrar palavras adequadas em nenhum dicionário, a experiência de estar sobre os Seus ombros e Seu peito no Santo dos Santos nos diz que Ele é um sumo Sacerdote grande e maravilhoso. A qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 6:19-20. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: