"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

COMO SER REGENERADO


Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3b.
O evangelho de João não enfoca coisas miraculosas, mas somente a vida. É por isso que até mesmo os milagres feitos pelo Senhor são chamados de sinais neste livro, significando que o Senhor veio para dar vida, não para milagres. Em quase todo o capitulo três deste evangelho vemos a conversa de Jesus com Nicodemos. Nicodemos era da classe mais elevada, era mestre com a mais alta educação e, ensinava o Antigo Testamento, a palavra sagrada. Ele era líder dos judeus. Tinha uma posição com determinada honra e autoridade. Ele era um homem velho de quase setenta anos. Quando Jesus tratou com ele sobre o novo nascimento ele respondeu: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? João 3:4.
O fato de esse homem experimentado, educado e idoso ir ver alguém muito mais jovem do que ele demonstra um pouco de humildade. Além do mais, embora fosse um mestre ele dirigiu-se ao Senhor Jesus como “Rabi”. Entre os judeus, chamar uma pessoa de “Rabi” significa que você está sendo humilhado. Nicodemos era um homem honesto. Seu modo de falar revela sua honestidade. Ele era um homem de padrão superior, de formação elevada e moral. Você pode encontrar uma pessoa melhor que Nicodemos? No entanto Jesus disse a ele em João 3:7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
Em sua conversa com Nicodemos, o Senhor revelou que, a despeito de quão bons sejamos, ainda precisamos de regeneração. A regeneração é a primeira necessidade do homem. As pessoas morais, bem como as imorais, precisam de regeneração. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17.
Muitos cristãos mantêm o conceito errôneo de que as pessoas precisam de regeneração simplesmente porque são caídas. Todavia, se o homem nunca tivesse caído, ainda assim precisaria de regeneração. Mesmo que Adão não tivesse caído, ainda necessitava de regeneração. Foi por isso que Deus o colocou em frente à árvore da vida. Se Adão tivesse participado da árvore da vida, ele teria sido regenerado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9.
Por sermos humanos, todos têm vida humana. O problema não é se nossa vida humana é boa ou má. A despeito do tipo de vida humana que temos, uma vez que não possuímos a vida divina, precisamos ser regenerados. Ser regenerados significa simplesmente ter a vida divina além da nossa vida humana. A vida divina é o próprio Deus em Cristo habitando em nós. E para nascer de novo é necessário morrer! Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer. 1 Coríntios 15:36.
Muitos “crentes” e “evangélicos” não estão claros acerca deste assunto. Precisamos ser regenerados porque nossa vida é má e não pode ser melhorada, nossa vida do eu precisa ser crucificada. 2 Timóteo 2:11 Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele.
Então qual é o significado de regeneração? A regeneração não é um tipo de melhora ou cuidado exteriores; tampouco é apenas uma mera mudança ou conversão sem vida. É um novo nascimento que introduz uma nova vida. É totalmente uma questão de vida, não uma questão de fazer algo. Regeneração, portanto, significa ter a vida divina adicionada à vida humana, agora crucificada com Cristo. A regeneração acontece pela ressurreição com Cristo. 1 Pedro 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
Devido à cultura humana e religião judaica, Nicodemos pensava que o homem precisava comporta-se bem. Uma vez que o homem deve ter boa conduta e adorar a Deus de maneira correta, ele precisa de muito ensinamento. Nicodemos cria que Cristo era um mestre vindo de Deus. Isso indica que ele deveria ter pensado que precisava de melhores ensinamentos para aperfeiçoar a si mesmo. Mas a resposta do Senhor revelou-lhe que sua necessidade era nascer de novo. Sua verdadeira necessidade, portanto, não era de melhores ensinamentos, mas da vida divina. E foi exatamente isso que Cristo veio trazer: vida!  O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10.
O Senhor disse a Nicodemos muito enfaticamente que a sua necessidade era nascer de novo. Assim, o que o homem precisa, na verdade, é ser regenerado com outra vida, a vida de Cristo. Todos nós precisamos perceber que aquilo de que necessitamos não é religião ou ensinamento para regular e corrigir-nos, mas de outra vida, a vida de Deus para nos regenerar. O homem precisa de regeneração porque ele precisa da vida divina. João 15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
A despeito de quão bom você possa ser, ainda não possui a vida de Deus. você precisa de uma outro nascimento a fim de receber a vida de Deus com Sua natureza divina. Ser regenerado significa ter a vida de Deus, assim como nascer de nossos pais significa ter a vida de nossos pais. Ser regenerado é ser nascido de Deus em Cristo Jesus.  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:12-13. Amém.


 Assista os nossos estudos no YOUTUBE:



Nenhum comentário: