"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

A TERRA DE CANAÃ

Deuteronômio 12:10-11 Mas passareis o Jordão e habitareis na terra que vos fará herdar o SENHOR, vosso Deus; e vos dará descanso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros. 11 Então, haverá um lugar que escolherá o SENHOR, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar fareis chegar tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e toda escolha dos vossos votos feitos ao SENHOR.

 

Canaã é chamada de terra que mana leite e mel. Essa expressão fala de maneira clara da superabundância, satisfação, riquezas e prosperidade da terra. Aterra de Canaã representa o que Paulo chamou de riquezas insondáveis de Cristo (Ef 3;8).

 

O que nós sabemos sobre está terra? Vamos dar uma olhada no que havia na terra de Canaã. O que as Escrituras nos mostra sobre essa terra. Vamos ler Êxodo 3:8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.

 

Agora vamos ler Deuteronômio 8: 7-10 porque o SENHOR, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; 8  terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; 9  terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre. 10 Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu.

 

1 – AMPLIDÃO. Qualidade daquilo que é extenso, Grandeza; cuja extensão é vasta, abundante. Cristo é ilimitado e inesgotável em suas riquezas. Efésios 3:16-19 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17  e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18  a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19  e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

 

2 – ÁGUA. Cristo é o rio, a fonte e a nascente das águas vivas refrescantes que saciam nossa sede. João 7:37-38 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

 

3 -  VALES E MONTES. Cristo é tanto o vale do sofrimento como o monte da superação. 2 Coríntios 4:11-12 Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 12 De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida. (Podemos ler também 2º Cor. 6:9-10).

 

4 – TRIGO. Cristo é o poder de morrer para Si mesmo.

João 12:24  Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.

 

5 -  CEVADA. Cristo é a ressurreição da vida que supera a morte

(João 11;25)

 

6 - VINHA Cristo é a videira verdadeira. Ele também é o fruto da vinha – a uva esmagada e o vinho que nos traz regozijo e alegria para o seu povo.

Vamos ler dois textos: Juízes 9:13 Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?

Também em Salmos 104:15 o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças.

 

7 – FIGOS. Cristo é a nossa doçura e o fruto do Espírito.

Juízes 9:11 Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?

(Gál 5:22-23).

8 -  ROMÃ. Cristo é a nossa beleza, por isso tudo mais parece feio. Cantares 4:3 Os teus lábios são como um fio de escarlata, e tua boca é formosa; as tuas faces, como romã partida, brilham através do véu. (Can. 6:7 e 7;12 – Salmos 27:4; 29:2; 90:17; 96:9).

Ele é a pessoa mais encantadora que os seres humanos podem ver.

Salmos 45:2 Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; nos teus lábios se extravasou a graça; por isso, Deus te abençoou para sempre.

Ele é totalmente desejável: Cantares 5:16 O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém.

 

9 – AZEITE. Cristo é a Unção do Espírito para o culto espiritual.

Êxodo 29:7 Então, tomarás o óleo da unção e lho derramarás sobre a cabeça; assim o ungirás. (Sal 133:1-3 At 2:33; Heb. 1:9).

 

10 - LEITE Cristo é nosso nutriente espiritual.

1 Pedro 2:2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.

 

11 – MEL. Cristo é nosso prazer e satisfação

Salmos 19:10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.

Salmos 81:16 Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.

 

12 – PÃO. Cristo é o nosso alimento, sacia nossa fome e nos dá vida e força na jornada.

João 8: 48-51 Eu sou o pão da vida. 49  Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50  Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51  Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

 

13 – MONTANHAS. Cristo é nossa ascensão, nosso triunfo sobre os principados e potestades. Efésios 1:20-21  o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 22  E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja.

 

14 – FERRO E COBRE. Cristo é nossa batalha espiritual.

Deuteronômio 33: 25-27 Sejam de ferro e de bronze os teus ferrolhos, e, como os teus dias, durará a tua paz. 26 Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens. 27  O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.

(1º Samuel 17;38 – Salmos 2;9 e Efésios 6;13-18).

 

Essa terra de Canaã é um figura de Cristo, aliás, da plenitude de Cristo.

Mas há algo que precisamos dizer e que todos nós levemos em conta: No deserto, Deus vem até nós, mas na terra, é nossa responsabilidade buscá-lo.

 

Deus colocou Adão e Eva no Paraíso, também colocou a árvore da vida. A intenção de Deus é que eles comessem da árvore da vida.

Gênesis 2:9 Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

 

Depois do pecado o caminho foi fechado

Genesis 3:22-24 Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. 23 O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. 24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.

 

Esse caminho foi aberto novamente em Cristo, sendo Ele mesmo esse Caminho. Hebreus 10:19-22 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21  e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22  aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

 

Quando nascemos de novo a Sua semente foi plantada em nós. Aquela árvore havia sido plantada do lado externo do homem, mas quando nascemos de novo, a árvore da vida vem para dentro de nós, não uma árvore, mas uma semente. 1 João 3:9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

 

Se Adão tivesse comido do fruto da árvore da vida, ele viveria eternamente, mas optou pelo do bem e do mal. Mas graças a intervenção do Senhor, hoje nós podemos comer da árvore da vida e viver eternamente com ele.

João 6:56-57. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

 


Nenhum comentário: