"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

ANDANDO COM DEUS

Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Gênesis 5:22.

O capitulo cinco de Gênesis fala de muitos personagens que nasceram, tiveram filhos e morreram. Enoque, porém, foi colocado em evidência por ter sido diferente dos demais. É verdade que ele nasceu, teve filhos e filhas. Afinal, Enoque não era um alienígena. Contudo, o texto não diz que ele morreu. Numa época de corrupção, Enoque andou com Deus. No original hebraico, andar deixa implícito que Enoque ia e vinha, entrava e saía, de braços dados com Deus, conversando continuamente e crescendo junto a Ele. O pai de Enoque, Jerede, viveu 962 anos e o filho, Metusalém, 969. Enoque viveu 365 anos. Nele vemos um novo tipo de crente. Durante 365 dias cada ano, por todos os seus 365 anos, andou de braços dados com o Senhor. Deus era sua própria vida, tanto que não viu a morte. Lemos em Hebreus 11: 5-6 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Uma das maiores tragédias da Igreja nesta geração, e grande tristeza de Deus são a existência de cristãos infelizes. Eles cantam, batem palmas, sorriem e oram. Porém, por trás dessa fachada, existe solidão e profunda miséria. Numa semana estão eufóricos e na outra, desanimados. É espantosa essa falta de vitória em Cristo! Satanás coloca medo, solidão, depressão ou concupiscência sobre essas pessoas. Isto acontece, porque nessa caminhada estão querendo caminhar sozinhos, e com isso ficam muito distantes de um andar genuíno com Deus. Semelhante a Enoque, que foi trasladado da vida, será também com todo aqueles que andam rigorosamente numa intima comunhão com Deus, estes são colocados fora do alcance de Satanás. Pois está escrito em Colossenses 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Neste momento encontramo-nos trasladados do laço do diabo para o coração de Jesus. Trasladado, no grego, sugere que Cristo pessoalmente nos leva para longe do poder do diabo e nos coloca num lugar celestial. Deus traslada apenas aqueles que caminham intimamente com Ele. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si. Gênesis 5:24.

Contudo, enquanto na terra, Enoque encarregava-se de suas responsabilidades. Preocupava-se com a família, trabalhava, ministrava. Mantinha-se sempre ocupado. Mas "já não era" preso a este mundo. As obrigações não o afastavam de Deus. O Senhor o preenchia. A cada despertar, seu pensamento voltava-se para o Senhor Deus. Parecia estar ligado a Deus por uma tira de borracha que, quanto mais esticada, mais fortemente fazia voltar seu coração a Ele. Enquanto a humanidade à sua volta afundava na iniqüidade, Enoque tornava-se mais e mais parecido com aquele com quem andava. Da mesma forma somos nós quando cremos que naquela cruz, Cristo ao ser crucificado nos colocou em Seu corpo para que fossemos mortos juntamente com ele para o pecado e pela ressurreição ganhássemos a sua vida. Quando cremos neste fato, também somos tirados deste mundo pela raiz para andarmos em comunhão com Deus. Gálatas 1:4 e 1 Corintios 1:9 o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Quem melhor conhece o Senhor, mais nEle confia. E a melhor maneira de conhece-lo é caminhar com Ele. É muito interessante entendermos que Enoque não possuía Bíblia, hinário, igreja, amigos ou professores; nenhum véu rasgado dava acesso ao Santo dos Santos. Mas ele conheceu Deus! Enoque andou com Deus, por isso ele sabia que Ele era galardoador. Como sabemos que Enoque cria ser Deus galardoador? Porque essa é a única fé que agrada a Deus, e Enoque o agradava. Leiamos novamente Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Deus é remunerador e paga bem pela fidelidade. E como recompensa seus filhos zelosos? Quando andamos de braços dados com Jesus, as recompensas vêm de todos os lados. Tudo o que temos ou fazemos é abençoado: família, amigos, trabalho e tudo que nos cerca. A vida de Cristo cresce dentro de nós, fluindo como um rio poderoso. Também temos provações e tribulações, mesmo nos momentos de maior intimidade com Ele. A recompensa, porém, está nas manifestações de sua presença. Êxodo 33:14 e Mateus 28:20b. Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Há três recompensas importantes que recebemos crendo em Deus e andando com Ele na fé. A primeira recompensa é o controle de Deus sobre nossas vidas. As pessoas que negligenciam o Senhor, em pouco tempo transferem o controle de suas vidas para o diabo. Sua própria imagem é alterada. Sentimentos de dúvida e desespero não podem ser reprimidos, e suas línguas não se contêm sob o poder da ira. Se apenas amassem Jesus, andassem e conversassem com Ele! Deus lhes mostraria que esse domínio de Satanás não é verdadeiro e permitiriam que Cristo as guiasse por meio do Seu Espírito. Com isso também estariam colocando muitos na trajetória, erguendo-se pela fé contra todos os medos, mentiras e dúvidas provenientes do inferno. Quando cremos que estamos crucificados com Cristo como experiência real em nossas vidas, perdemos o direito sobre nós mesmos e passamos a viver para Deus. Romanos 6:10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

A segunda recompensa é a luz pura. Andando com o Senhor, somos recompensados com luz, direção, discernimento, revelação, ou seja, é o conhecimento que Deus nos dá de si mesmo. Enquanto confessamos a nossa morte com Cristo diariamente, aquela luz cresce dentro de nós. Quando estamos verdadeiramente amando ao Senhor Jesus, a luz se acende. Na sua presença não há trevas. Porém, é preciso tomar cuidado para não abraçar uma imitação. Jesus nos advertiu em Lucas 11:35 Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Devemos sob a luz da palavra de Deus analisar nosso coração como fez o salmista em Salmos 139:23-24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. Para ver a luz, precisamos morrer. A morte do velho homem na cruz com Cristo significa o fim de nós mesmos. No momento da crucificação de Jesus Cristo, houve trevas sobre toda a terra durante três horas. Ele recebeu o nosso pecado em seu corpo. Naquele período, Deus se apartou de Jesus. O Senhor Jesus, ao morrer naquela cruz, morreu a nossa morte e, ao ressuscitar, venceu a morte e as trevas para termos a luz da vida, e está luz não pode ser apagada por ninguém. Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte.

A terceira recompensa é a proteção contra nossos inimigos. Está escrito em Isaías 54:17 Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR. Este verso pode ser assim traduzido: "Nenhum plano, nenhum instrumento de destruição, nenhuma artilharia satânica pode empurrá-lo ou atropela-lo; estes serão atirados longe". Os planos de Satanás para nos derrubar não surtirão efeito. Temos a promessa de que Deus impedirá qualquer ataque contra nós. Aquelas armas enormes, apontadas em nossa direção, evaporarão na presença de Cristo. Deus revela, através do profeta Isaías 54:16 Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; também criei o assolador, para destruir. Aqui vemos que o assolador está sob seu controle. E os que zelosamente procuram a Deus, recebem dEle o privilégio de se tornarem mais que vencedores Romanos 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Durante 365 anos, Enoque evitou cada seta ardente. Viveu em total vitória até seu último suspriro sobre a terra. Não se arrastou, nem mancou; partiu como uma chama viva e gloriosa. A palavra de Deus ainda é a mesma: Serás estabelecida em justiça, longe da opressão, porque já não temerás, e também do espanto, porque não chegará a ti. Eis que poderão suscitar contendas, mas não procederá de mim; quem conspira contra ti cairá diante de ti. Isaías 54:14-15. O andar em santidade liberta da opressão. Nossa segurança e paz estarão na justiça de Cristo Jesus.

O segredo de andar com Cristo está ligado a um intima comunhão com a Sua Pessoa. Está vinculado em descansar na suficiência de Cristo. O poder do cristão vem da posição que Deus lhe deu. Uma vez que fomos mortos em Cristo, Deus pela ressurreição nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo. Todos quanto se assentaram poderão andar. No pensamento de Deus, o andar vem depois do assentar, espontaneamente. Nós nos assentamos para sempre com Cristo para que possamos andar continuamente diante dos homens. Se abandonarmos por um instante nosso lugar de descanso em Cristo, caímos imediatamente e prejudicamos nosso testemunho perante o mundo. Mas enquanto habitarmos em Cristo, nossa posição no Senhor nos assegura o poder de andar dignamente aqui. Quando Deus ressuscitou a Cristo, foi para manifestar a sua glória e nos fazer andar em novidade de vida. Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

Enoque não "morreu", ele andou com Deus e Este o levou. Andar com Deus está em um nível acima do simples viver. O texto base fala que andar com Deus; nos mostra que a vida de Enoque foi à exceção no meio de homens que viveram sem sentido e isto faz brilhar para nós um raio de esperança. Não precisamos nos entregar a uma vida insignificante. O segredo de uma vida significativa é um andar com Deus. Enoque rompeu o ciclo vicioso, achou significado na vida muito acima de seus contemporâneos. Viveu como luz e sal da terra. Era ele uma pessoa que inspirava esperança, um verdadeiro raio de esperança em meio às trevas do pecado. Ele voltou a andar com Deus, mesmo estando fora do jardim, como Adão e Eva. E hoje Jesus nos propõe a mesma coisa: segui-lo para andar na luz e ter comunhão com ele. De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8:12.

Pr. Cláudio Morandi - 19/08/2007

Nenhum comentário: