"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

AUTOCONFIANÇA HUMANISTA

Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:5-6.

A relevância deste trecho em geral, e também em alguns aspectos em particular, para nossa presente situação é algo que deveria fazer-nos parar por um momento, porque traz verdades muito claras. A primeira é que ele nos faz recordar que a Bíblia é um livro estranhamente contemporâneo. As pessoas pensam que é um livro ultrapassado, e por isto não a lêem. Acham que ela não tem nada para nos dizer sobre a vida atual. A resposta mais direta, porém, é a de que, se você ler a Bíblia, vai ver que ela fala tudo sobre o mundo moderno. Se você quiser a melhor descrição da vida que está sendo vivida nos tempos presentes, vá à Bíblia e a encontrará. No entanto, há uma busca excessiva por modernidade, que os homens e as mulheres, com toda a sua inteligência humanista, são capazes de inventar um novo pecado. Mas as piores formas de vícios e males cometidos hoje são encontrados dentro da Palavra de Deus. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, Romanos 1:28.

Que significa humanismo? Não existe uma explicação mais explicita que está expressa nestas palavras de Isaías 5:21: Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! Humanismo é a crença na humanidade. É o interesse apenas nos homens e mulheres, sem levar Deus em consideração. O humanismo exclui Deus porque crê que os seres humanos são suficientes em si mesmos. Esta é a verdadeira essência do humanismo. O homem é o centro do universo, e não há nada maior nem mais grandioso. A tendência principal do humanismo é apoiar-se no seu próprio entendimento e conhecimento angariado pelos homens falíveis do passado. Os humanistas para ter direção na vida e entendimento da mesma, não vão a Bíblia, mas retornam à literatura filosófica grega. Os humanistas clássicos são pessoas que estudam os grandes autores gregos e conduzem sua vida de acordo com os ensinos daqueles homens que não levam o Senhor em conta. Os sábios serão envergonhados, aterrorizados e presos; eis que rejeitaram a palavra do SENHOR; que sabedoria é essa que eles têm? Jeremias 8:9.

Não pode haver nenhuma possibilidade de nós confiarmos em qualquer que seja a sabedoria humana, porque é fato da Palavra de Deus, que a mente das pessoas se corrompeu, e o homem não sabe como usá-la adequadamente. E nesta aparência de sabedoria humana, reina um perigo terrível! A Bíblia explica isto dizendo que as pessoas que se gloriam em sua sabedoria e em sua prudência são tolas! Quanto mais sábio o homem ou a mulher for, mais humilde será. Aqueles que têm uma pitada de conhecimento são sempre os mais difíceis. Aqueles que realmente têm grande conhecimento conhecem o suficiente para saber o que não sabem. Uma quantidade mínima de conhecimento é uma coisa muito perigosa! E assim a Bíblia diz que a principal verdade sobre aqueles que não crêem em Deus, e que não são cristãos, são insensatos. Salmos 53:1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniqüidade; já não há quem faça o bem. O pecado nada mais é do que me colocar em primeiro lugar, servindo a mim mesmo o melhor que posso. É bastante ruim ser cego e louco, mas imagine ser cego e louco e pensar que está vivo e enxergando. Temos a tendência de ser cegos para os nossos próprios pecados.

A autoconfiança humanista deposita a sua crença nalgum tipo de moralismo, em sua vida virtuosa, em sua respeitabilidade e em suas obras; e se isso diz respeito a você, significa que você está negando a obra que o Senhor Jesus realizou em seu beneficio naquela cruz, te atraindo e fazendo você morrer com Ele, para você mesmo. Todo aquele que não nasceu de novo, vive na dependência dele mesmo. Essa foi a maldição com respeito aos fariseus. Foi o que o nosso Senhor combateu neles, e Paulo estava constantemente lutando contra eles por causa da mesma questão: o moralismo de qualquer modalidade ou forma, a presunçosa satisfação própria e o contentamento com o próprio estado pessoal. Sem a obra da cruz em nossas vidas, a nossa ótica está voltada para nós mesmos, e com isso temos a presunção de julgarmos que somos alguma coisa, quando na realidade estamos enganando a nós próprios: Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Gálatas 6:3.

Não há nada mais terrível na opinião de Deus do que a autoconfiança. O que faz, porém, com que essa autoconfiança se torne uma coisa tão terrível é que ela sempre leva à rebelião contra Deus. Os humanistas não crêem em Deus, porque afirmam não ter necessidade dEle. Por que as pessoas que são sábias a seus próprios olhos e prudentes a seu próprio ver necessitariam de Deus? Se elas entendem de tudo e podem gerenciar toda a sua vida, então, não precisam de Deus. Esta tem sido cada vez mais, a posição da raça humana nos últimos séculos, com o conhecimento crescendo e avançando e os vários desenvolvimentos do conhecimento cientifico. Afinal de contas somos tão avançados! Isto é rebelião contra Deus, porque faz parte da essência do humanismo. Lemos em Romanos 8:7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

Esta é sempre uma conseqüência imediata da rebelião contra Deus. No momento em que as pessoas pensam que são sábias e se rebelam contra Deus, começam a agir em decadência moral. É uma questão muito sutil. Nunca houve uma forma de humanismo sem declínio moral. Os humanistas que conheço declaram ser pessoas de moral, e na vida muitos deles o são. O ensinamento bíblico, porém, diz que, em cada época em que o humanismo esteve em ascensão, a moralidade, invariavelmente, decaiu. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos. Romanos 1:22.

A história prova que homens e mulheres não podem libertar-se a si próprios, mesmo que tentem com toda a sua força e vontade. Todas as grandes civilizações ruíram, e a presente civilização está decaindo. Mas as pessoas ainda rejeitam a oferta do Evangelho. Elas riem de Cristo e ridicularizam a cruz e sua mensagem. Elas cospem na face de Deus e dizem que não precisam de dEle. Este orgulho intelectual é a própria maldição, o verdadeiro problema da humanidade. Eles dizem: Eu não vou crer, a menos que possa entender. Eles querem entender Deus! Acreditam-se muito grandes, a ponto de poder medir o próprio Deus! Eles podem medir o infinito! Podemos afirmar com base na Palavra de Deus que a humanidade humanista está debaixo da ira de Deus, porque recusam a oferta dEle. Eis a oferta de Deus para a humanidade perdida em pecado: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. Amor sem cruz é humano, mas quando o amor humano passa pela cruz se torna divino. Toda a humanidade jamais desejou a cruz e sim a salvação pelas suas próprias cogitações humanistas. Jesus, porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse: Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Marcos 8:33.

Todos que nascem em Adão, herdam uma natureza humanista decadente e corrompida pelo pecado e são de fato filhos da desobediência, e com isso alimentam cogitações materialistas e hospedam maus pensamentos em seus corações. Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos? Jeremias 4:14.

A obra de salvação realizada e executada pelo próprio Deus, nos liberta plenamente de nossa concepção de autoconfiança em nós mesmos, e nos faz voltar os olhos para Aquele que tudo fez por nós na cruz. Quando cremos que morremos no corpo de Cristo e ressuscitamos juntamente com Ele, doravante nossa vida passa a ser guiada pelo Espírito Santo do Pai. Em que é que o Espírito nos fará pensar? Bem, não primeiramente e acima de tudo em nós mesmos. Devo salientar que o cristianismo não começa focalizado em nós. Ele não oferecerá quando estivermos por baixo, algo como felicidade, paz, aceitação, importância etc. Pois tudo isso é fornecido pelos métodos de auto-ajuda humanista com a finalidade de tornar a pessoa autoconfiante. Muito pelo contrário, o Espírito Santo nos revelará uma Pessoa, que é capaz de nos satisfazer plenamente todas as nossas carências. O Espírito Santo, agora nos faz prosseguir e dar-nos conta da relevância de Jesus Cristo, e de tudo quanto Lhe é concernente, para nós pessoalmente. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:2-3.

O pastor Glenio F. Paranaguá em uma mensagem sobre cristianismo e humanismo, disse que: Embora o cristianismo seja profundamente humano, ele não é humanista. Conquanto o humanismo demonstre alguma aparência cristã, ele não tem nada a ver com o cristianismo. O cristianismo gera quebrantamento e humilhação no íntimo do nosso ser. O humanismo produz uma política de manipulação que sempre resulta em arrogância no sucesso, ironia no processo, depressão no recesso e amargura com o fracasso. A idéia de que a mensagem cristã é apenas uma mensagem que nos incentiva a sermos bondosos, amáveis e amigáveis uns para com os outros é uma perversão do evangelho. Ela é profunda demais para isso, por demais radical, por demais forte, por demais fundamental. Quando toda a humanidade falhou completamente Deus interveio: vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Gálatas 4:4-5.

Quando fomos regenerados na Pessoa de Cristo, aconteceu em nossas vidas a legítima conversão, que nos abre para uma nova agenda, novas prioridades, uma diferente hierarquia de valores. Ela nos faz migrar de professar Jesus Cristo como Salvador a confessá-lo como Senhor, de uma descuidada acomodação de fé em nossa cultura a uma fé vivida na verdade ardente do Evangelho. Ela destila nossa imaginação, eletrifica nosso cérebro com o relâmpago da Palavra, enche-nos até a boca com a dinamite da sua glória, unge-nos da cabeça aos pés com o querosene da salvação e ateia-nos fogo. Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4:4. Somente aqueles que creram na suficiência de Cristo, são capazes de desprezar toda autoconfiança humanista. Cristianismo é vida de negação e não de promoção humana. Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23 .

Pr. Cláudio Morandi - 09/10/2007

Nenhum comentário: