"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

IDÉIA DE DEUS: O CASAMENTO

Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Gênesis 2: 18 e 24.

Qual o verdadeiro significado da palavra "casamento"? Casamento não é meramente um contrato assinado por duas pessoas. Também não é um acordo. Tampouco é a situação que sucede a uma cerimônia em que um casal, em trajes apropriados para a ocasião, faz votos solenes perante um grupo de convidados. Às vezes muitos se esquecem que o casamento é uma instituição divina pela qual um homem e uma mulher se unem por amor numa comunhão social e legal com o propósito de estabelecerem uma família. O casamento, na verdadeira acepção do termo, é um ente vivo e, como tal, pode enfraquecer se não for devidamente nutrido. O casamento sempre começa com uma necessidade que existiu desde o principio dos tempos, a necessidade de companhia e realização. O principal propósito do casamento é aliviar a solidão fundamental que todo ser humano experimenta. Em muitos casos onde os companheiros não satisfazem as necessidades um do outro, ainda que casados continuam sozinhos e isto não se harmoniza com o plano original de Deus. O plano de Deus para o casal é inteireza para ambos. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28.

O nome do cristianismo tem sido comprometido por causa de "casais crentes" cujo relacionamento conjugal se assemelha ao dos incrédulos, isto é, guia-se por valores seculares e se sustém meramente pelo esforço humano. Ninguém precisa ser um assistente social para perceber que a família está em crise no mundo de hoje. Existem muitos casais hoje em dia vivendo uma vida deplorável, e muitas vezes eles se apóiam, na melhor das hipóteses, em pura hipocrisia religiosa. Existem muitos cristãos por aí que trancam os dentes e dizem frases "espirituais" no intuito de encobrir sua raiva. Contudo a ira reprimida irá acumulando-se lentamente, e chegará o dia em que o individuo ou terá um acesso de cólera ou então uma úlcera gástrica. Neste mundo, todos os relacionamentos se acham prejudicados devido aos corrosivos efeitos do pecado. Mas Deus em seu infinito amor e graça, já providenciou uma forma adequada para dar cabo de uma vez por todas ao pecado, e desta forma libertar o casal de vossos piores inimigos, que são eles mesmos. Eis a nossa libertação: Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:19-20.

Em Cristo, Deus supre plenamente todas as nossas necessidades. As riquezas do céu se acham à nossa disposição. Deus quer que creiamos nisso. E para aguçar nossa fé, ele nos dá uma prova do que nos espera no futuro. O grande problema, porém, é que são muito poucos os crentes que já provaram e viram que o Senhor é bom. Além disso é tolice insistir nadar numa poça dágua, quando Deus coloca à nossa disposição todo um oceano. Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Salmos 34:8.

O casamento foi idéia de Deus, o casamento foi planejado por Deus e ordenado com o fim de proporcionar felicidade e não tristeza. Quando nós observamos a idéia de Deus em criar a mulher, verificamos que Eva foi transformada, foi feita para ser idônea. O que nos chama a atenção na esfera da criação da mulher foi à reação de Adão, porque assim que ele despertou do sono e viu a mulher, ele disse: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada Gênesis 2:23. Ele não falou: "Ótimo! Agora tenho alguém para recolher as coisas que deixo espalhadas, fazer as tarefas indesejáveis e atender a todas as minhas necessidades!". Não foi nada disso que ele disse. E o texto continua: Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Gênesis 2:24. Era essa a idéia de Deus: que os dois iniciassem um processo para se tornarem um; não que dominassem e sujeitassem um ao outro. Em outras palavras, o propósito divino para o casamento é que os dois vivam na dependência de Deus, torne-se uma só carne e sejam co-governantes, tendo, portanto, um relacionamento que reflita a imagem de Deus.

A falta de uma boa comunicação entre os casais tem sido uma grande adversidade para um casamento bem-sucedido. Nós maridos, precisamos entender como as mulheres são diferentes, e se não entendermos essas diferenças podemos piorar as coisas quando tentarmos ajuda-las. Os homens precisam se lembrar de que as mulheres conversam sobre problemas para se aproximarem e não necessariamente para conseguirem soluções. Muitas vezes uma mulher quer somente compartilhar seus sentimentos sobre seu dia, e seu marido, pensando que está ajudando, a interrompe oferecendo um fluxo contínuo de soluções para os seus problemas. O marido não tem a menor idéia de que porque ela não está satisfeita. Por exemplo, quando uma mulher quer compartilhar sobre seu dia, ou mesmo simplesmente ganhar um pouco de carinho do marido ela diz "Há tanto o que fazer; eu não tenho tempo nenhum para mim mesma". Mas, seu marido sem conhecer o mundo das mulheres responde: "você devia sair daquele emprego. Você não tem que trabalhar tanto. Ache alguma coisa que você goste de fazer". A esposa então retruca: "Mas eu gosto do meu trabalho. Eles simplesmente esperam que eu mude tudo de uma hora para outra". O marido diz: "Não dê ouvidos a eles. Faça somente o que pode fazer". A esposa diz: "eu faço! Eu não posso acreditar que esqueci completamente de ligar para minha tia hoje". O marido diz: "Não se preocupe com isso, ela vai entender". A esposa diz: "você sabe pelo que ela está passando? Ela precisa de mim". O marido diz: "você se preocupa demais, é por isso que você está tão infeliz". A esposa responde nervosa: "Eu não estou sempre infeliz. Você não pode simplesmente me ouvir?" O marido diz: "Eu estou ouvindo" A esposa diz: "por que eu ainda me importo?" Depois dessa conversa, a esposa estava mais frustrada do que quando chegou em casa ansiando por intimidade e companheirismo. O marido também estava frustrado e não tinha a menor idéia do que deu errado. Ele queria ajudar, mas sua tática resolve-problemas não funcionou. Sem saber da vida das mulheres, este marido não entendeu o quanto era importante somente ouvir sem oferecer soluções. Suas soluções só pioraram as coisas. Quando este marido ficou sabendo do mundo das mulheres e do quanto elas precisavam conversar, ele gradualmente aprendeu a ouvir. Hoje quando sua esposa vem para casa cansada e exausta, as conversas entre eles são bem diferentes. A esposa diz: "Há tanto o que fazer. Eu não tenho tempo para mim". O marido respira fundo, relaxa ao expirar, e diz: "Hum, parece que você teve um dia difícil" A esposa diz: "Eles querem que eu mude tudo de uma hora para outra. Eu não sei o que fazer?. O esposo faz uma pausa e então diz: "hmmm". A esposa diz: "Eu até esqueci de ligar para tia". O esposo com uma pequena franzida de testa diz: "Oh, não". A esposa diz: "Ela precisa tanto de mim agora. Eu me sinto tão mal". O esposo diz: "Você é um anjo. Vem cá, deixe eu te dar um abraço?. O esposo dá um abraço nela e ela relaxa nos seus braços com um grande suspiro de alivio. Ela então diz: "Eu aprecio tanto conversar com você. Você me faz realmente feliz. Obrigada por ouvir. Eu me sinto bem melhor". Não só está esposa, mas também o esposo se sentiu melhor. Ele ficou surpreso com quanto sua esposa ficou mais feliz quando ele finalmente aprendeu a ouvir. Este relato nós podemos encontrar no maravilhoso livro "Homens são de Marte mulheres são de Vênus" de John Gray. Alguns estudiosos dizem que é por isso que Tiago diz que o homem seja pronto para ouvir: Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19.

A melhor maneira de tornar uma esposa formosa, é ela ouvir de nossos lábios as preciosas reafirmações de amor. Toda esposa precisa ser elogiada por sua beleza pelo marido, e é isto que a tornará alegre. As nossas esposas devem ser honradas, respeitadas e protegidas de todas as formas. Se nós maridos, tratarmos nossas esposas como rainha, será isso que elas se tornarão realmente. Como nós temos tratado nossas esposas em publico? Você abre as portas para ela, ajuda-a a sentar-se à mesa, segura o casaco para ela vestir? Se nós maridos, quisermos uma rainha como esposa, devemos trata-la em publico como se fosse rainha. Alguém já disse que flores não nascem de repente. O casamento é um trabalho em progresso. O amor murchará se não for continuamente nutrido. Devemos continuar investindo em nossos relacionamentos, pois raízes fortes sobrevivem ao mal tempo. Os homens são os vasos mais fortes; as mulheres são os vasos mais frágeis. Mais ambos são úteis, dentro dos propósitos de Deus. Se Deus respeita as mulheres cristãs e tem um lugar para elas, em seu desígnio eterno, como pode um homem desprezá-las e abusar delas? Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. 1 Pedro 3:7.

Deus designou de tal forma o casamento que o marido depende da afirmação da esposa, da apreciação que ela lhe mostra por tudo que ele lhe dá e de sua demonstração de respeito pela sua virilidade. Como é lamentável quando a mulher critica o marido por aquilo que ele lhe proporciona. Tanto marido como mulher necessitam enormemente de encorajamento através de palavras, atenção focalizada, contato visual e toque amoroso, a fim de mantê-los como indivíduos em crescimento, confiantes. Os psicólogos chamam isto de atenção curativa. Nos cristãos a chamamos de edificação. Enquanto marido e mulher estão edificando e construindo um ao outro, estão igualmente construindo juntos uma casa. Seu lar jamais será o que poderia ser até que tenham desenvolvido a prática de edificar. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Romanos 15:2. Em suma, o marido edifica a esposa elogiando-a. A mulher edifica o marido pela sua resposta amorosa a ele. Que a edificação comece com você!

Pr. Cláudio Morandi - 09/10/2007

Nenhum comentário: