"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

MORDOMIA CRISTÃ DE CONTRIBUIÇÃO

Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos. 1 Crônicas 29: 12 e 14.

Mordomia cristã refere-se à administração correta de todos os bens que Deus colocou à nossa disposição, bem como de todos os dons com que enriqueceu a nossa vida, para serem administrados por nós, como mordomos seus. A parte mais importante da mordomia dos bens materiais é, sem dúvida nenhuma, o dízimo, que consiste na décima parte de tudo que ganhamos. Não podemos esquecer que Deus não precisa de dinheiro porque Ele é o Senhor absoluto de todas as riquezas do universo. O ouro, a prata, as pedras preciosas, o petróleo, tudo é propriedade de Deus; e Ele mesmo declara que todo o gado da terra lhe pertence, bem como todos os animais da terra. Se Deus, porém, é o Senhor de todas as riquezas, segue-se que nós não possuímos nada. Nunca tivemos nada; não temos nada atualmente; e nunca teremos nada, porque Deus não nos concedeu o direito de possuir um tesouro permanente aqui no mundo. Mas Deus nos pede que sejamos contribuintes, mas quando Ele pede, primeiro nos capacita a essa contribuição. Cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido; de graça recebestes, de graça daí. Deuteronômio 16:17 e Mateus 10:8b.

Mas se nós não possuímos nada, e Deus nos concede muitos bens para serem administrados e usados por nós, por que será que Ele pede a devolução da décima parte daquilo que nos concede tão misericordiosamente? Será que Deus precisa do nosso dízimo? Não. Deus quer receber de nós coisa muito mais excelente que o dízimo. Ele quer nossa fidelidade e obediência. Exemplifiquemos: Deus não precisa de uma árvore no jardim do Éden, proibida ao uso do homem. Aquela árvore era apenas o teste ou a prova da obediência e fidelidade de Adão. De igual modo, Deus não precisa do nosso dízimo. Ele quer nossa fidelidade e obediência, e o dízimo é o teste, ou a prova, de nossa fidelidade. Só podemos mostrar nossa fidelidade a Deus na mordomia dos bens materiais, trazendo-lhe todos os dízimos, como ele exige. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Malaquias 3:10.

O nosso Deus é tão maravilhoso que Ele mesmo providencia para nós a benção de cem por cento, e se formos fiéis nesta contribuição de somente dez por cento, Ele nos diz que derramará benção sem medida, e isto além do que já somos abençoados. Contudo tem muita gente com dificuldades nesta área. Quando nascemos de novo, Deus nos dá a Sua maior riqueza que é seu Filho Jesus, e nesta Pessoa o Pai nos abençoa com toda sorte de bênçãos. Mas Deus nos ama tanto que quer nos abençoar cada vez mais, mas para isso Ele nos pede que venhamos a honrá-LO com as primícias de toda a nossa renda. Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Provérbios 3:9-10. Isso significa que devemos buscar a ele em primeiro lugar, e tudo o mais virá como acréscimo. buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.

Todo dinheiro neste mundo pertence a Deus, e não a nós. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:8. Deus possue tudo nos céus e na terra. Ele é proprietário do sol, da lua, das estrelas e de todos os planetas do universo. Nós mesmos pertencemos a Ele, pois fomos comprados por um "bom preço". Quando Jesus estava na cruz todos fomos atraídos no seu corpo e também morremos quando ele morreu, para que vivêssemos em novidade de vida. Não somos mais de nós mesmos. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15. Algumas pessoas lerão essas afirmações e pensarão: "Minhas propriedades me pertencem. Eu as comprei. Eu trabalhei duro para conseguí-las. Eu posso fazer o que quero com elas". Mas a Palavra de Deus diz: Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; Deuteronômio 8:17-18 a.

Não há nada de errado em ser próspero financeiramente, pois se fosse, como iríamos explicar sobre Abraão e José de Arimatéia, que eram ricos. Salomão obviamente, e também tantos outros. Não há nada de errado em prosperidade financeira, a menos que essa prosperidade venha na frente de Deus. Nosso Pai-celestial quer que tenhamos dinheiro, mas Ele não quer que o dinheiro nos tenha! Muitas pessoas são destruídas por sua riqueza porque elas não a adquirem através das leis de Deus. Portanto não há nada de errado em ser prospero e bem sucedido, se obtivermos e retermos nossa prosperidade, como resultado de obedecermos a Palavra de Deus. A Bíblia diz: Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. Salmos 112:1-3. Se prosperidade é errado, Deus certamente não teria dito que fazendas e riquezas haveria em nossas casas se O ?tememos? e se temos prazer em Sua Palavra.

Muitas pessoas que são bem sucedidas reconhecem Deus com suas mentes, mas não com os seus corações. Seus corações são enredados em fazer dinheiro e com as coisas que ele pode comprar. Na realidade o dinheiro é o seu deus. Esta é a razão pela qual os métodos de prosperidade do homem, via de regra, destroem as pessoas que os seguem. Prosperidade fora dos padrões de Deus traz problemas. Lemos em Provérbios 15:6: Na casa do justo há grande tesouro, mas na renda dos perversos há perturbação. Agora é fundamental sabermos que o amor ao dinheiro não está limitado ao rico. Muitas pessoas que não tem muito dinheiro mesmo assim o amam. Elas ainda o desejam mais do que qualquer outra coisa na vida e farão tudo para obter em grandes quantidades. Essas pessoas são freqüentemente tentadas pelos esquemas de "ficar rico depressa". A Palavra de Deus diz que esses métodos são maléficos. Aquele que tem um olho mau corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a pobreza. Provérbios 28:22. A Palavra de Deus nos adverte vez após vez contra a cobiça, e a avareza de querer sempre mais. Pois o perverso se gloria da cobiça de sua alma, o avarento maldiz o SENHOR e blasfema contra ele. Salmos 10:3. Deus deseja que odiemos a avareza. Sua Palavra diz que essa espécie de pensamento poderá prolongar nossos dias de vida na terra: Mas o que aborrece a avareza viverá muitos anos. Provérbios 28:16b.


Todo aquele que faz parte da família de Deus, são os que morreram e ressuscitaram com Cristo. Estes com base na Palavra de Deus, podem desfrutar de uma alegria maravilhosa pelo fato de serem contribuintes, porque a Bíblia nos assegura que: Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20:35b. O nosso Deus não mente e nem desampara seus filhos recriados em Cristo Jesus. Ele enche a vida dos cristãos de atos sobrenaturais, de bênçãos inexplicáveis. O pára-quedista salta do avião na esperança de que seu pára-quedas se abra. E é inútil tentar inverter o processo, querer que o pára-quedas se abra primeiro, para que ele salte depois. O crente enrolado em dívidas deve "saltar" primeiro, pela fé, e ver Deus agir em seguida. E Deus jamais o decepcionará. Eu jamais encontrei uma pessoa que me dissesse: "Eu me arrependi de me tornar-me dizímista. Fui a falência por causa do dízimo. Antes a situação era ruim; quando comecei a dizimar, ela se tornou péssima. O dízimo não funcionou para mim". Jamais encontrei um cristão sincero que desacreditasse o dízimo, porque todo filho de Deus sabe que é uma Lei: dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38.

A única maneira de compreendermos um pouco sobre como Deus nos abençoa com a mordomia da contribuição é observarmos a agricultura. Para qualquer semente crescer é necessário ser enterrada no solo e morrer. Isto funciona na agricultura. Foi verdade com a morte de Jesus Cristo. Também é verdade na vida de todo o cristão. Pois esse mesmo princípio se aplica as nossas finanças. Antes de fazermos uma colheita financeira, nosso dinheiro precisa "morrer". Isso significa que precisamos plantá-lo como fazemos com as sementes. Devemos confiar em nosso Pai, para que use essas sementes financeiras para produzir as colheitas. Precisamos plantar as sementes dos dízimos para que Deus venha por graça, proporcionar abundantes colheitas. Muitas pessoas dizem: "Eu gostaria de contribuir, mas não tenho nada". Isso não é verdade. Deus dará a todos nós uma semente para começar, e quando plantarmos essa semente, Ele multiplicará de tal maneira que sempre teremos sementes para plantar. Ora, aquele que dá semente (Deus) ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, 2 Coríntios 9:10. Entretanto, muitos cristãos não percebem que essas mesmas leis de semear e colher se aplica a nossas finanças. Se quisermos uma colheita de dinheiro, devemos plantar sementes de dinheiro. Essas leis de Deus funcionam da mesma forma na área financeira, como na agrícola ou no campo das relações humanas. Certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. Efésios 6:8. Quando damos nossas habilidades, amor, bondade ou dinheiro, o que fazemos é dar um pouco de nós mesmos. Quando nos damos, plantamos uma semente que dá ao nosso Pai "o canal" que Ele necessita para nos retribuir, de acordo com suas leis justas e imparciais. Lemos em 2 Coríntios 9:6 e 8 E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra. A Palavra de Deus é uma certeza muito mais segura do que qualquer promessa do mundo. Nossa "conta corrente" no Banco dos Céus é avalizada pela Palavra de Deus. Podemos crer nEle? Quando entendermos isso perfeitamente e crermos de todo nosso coração, estaremos muito alegres quando contribuirmos pois o Senhor ama a quem dá com alegria. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:7 .

Pr. Cláudio Morandi - 11/10/2007

Nenhum comentário: