"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

PERDA DE TEMPO NO TEMPO PRESENTE

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Efésios 5:15-16

Essa palavra "remindo o tempo" significa aproveitar as oportunidades, usar o tempo com sabedoria, significa não perder tempo algum. A oportunidade presente deveria ser utilizada de tal modo que empreguemos nosso tempo em prol da misericórdia e do amor de Deus. Remir o tempo nos mostra que o tempo é valioso, que não podemos desperdiça-lo como algo sem valor, antes, consideremos o tempo oportunidade de fazer o bem para nós mesmos e para outros; e isso significa que nenhuma oportunidade de nos desincumbirmos de nossos deveres, para com Deus e para com os homens deveria ser desperdiçada. O tempo é aquilo de que depende a eternidade, e é por isso que muitos estão perdendo a eternidade, porque estão perdendo muito tempo fora do tempo de Deus, e com isso seus corações estão se afastando do Deus vivo, sendo endurecidos pelo engano do pecado. Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Hebreus 3:12-13. Sejamos diligentes no uso do tempo, porque os dias são poucos.

Um dos instrumentos prediletos que Satanás usa para fazer com que o povo de Deus venha perder seu precioso tempo, chama-se televisão. Em uma recente pesquisa feita pela data-folha, diz que no Brasil, 97% dos lares tem um aparelho de TV, e que todo lar em média o mantém ligado entre 30 a 35 horas por semana. O tempo médio que um adulto gasta assistindo à TV é entre 16 e 18 horas por semana, o que significa gastar quase 8 anos inteiros de sua vida diante da TV. A televisão tende a tornar as pessoas fisicamente preguiçosas e enfermas de alma. Oferece-lhes entretenimento dentro de casa por meio de um clique. Por que, portanto, não se espraiar numa poltrona e até mesmo participar do "culto de adoração" diante da tela? Por que o trabalho de se arrumar e ir à igreja? As pessoas condicionadas pela televisão são mais relutantes para sair e ressentem-se muito mais das intromissões do que as demais. Como igreja de Cristo devemos tirar os nossos olhos das ilusões televisivas e andarmos bem acordados com a nossa realidade espiritual. E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Romanos 13:11.

Há muita gente com tempo suficiente para participar do tempo presente de adoração a Deus, antes, preferem passar o tempo diante daquilo que o latão de lixo tem para oferecer como alimento podre para satisfazer a sua alma doente e desorientada. São pessoas que estão matando o tempo e a si mesmas, enchendo as suas mentes com fantasia. O que tem ocupado as nossas mentes? O apóstolo Paulo nos diz com que devemos ocupar nossas mentes: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8.

A telinha estraga a plena participação do individuo no relacionamento com os irmãos, na adoração congregacional, e sobretudo o serviço e o testemunho pessoal. Muitas pessoas se deixam cair numa poltrona diante da telinha porque, depois de um dia de serviço pesado, querem receber entretenimento em vez de ser levados a participar e, muito menos a pensar. E assim se dissemina a doença conhecida por "espectadorite". As pessoas já não podem escutar sem olhar, e o resultado disso tudo é a tendência de torná-las psicologicamente confusas. Isso porque a televisão pertence ao âmbito do artificial e do imaginário. Já não podemos tomar por certo que as pessoas desejem escutar sermões, nem sequer que tenham capacidade de escutá-los. Depois de se acostumarem a ver as imagens em rápido movimento na tela, como podemos esperar que dediquem a sua atenção a uma só pessoa falando, sem efeitos visuais e sonoros, sem nenhuma mudança divertida e sem nenhuma outra opção para olhar? Como conseqüência, quando começa o sermão, elas se desligam. Quase dá para ouvir o clique. Certa vez uma pessoa me disse que prefere ver televisão a assistir o culto, porque na TV só tem coisas boas, agradáveis. Essas declarações são bem parecidas com que a serpente disse para a Eva no jardim do Éden: Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Gênesis 3:6.

A nossa pobreza cultural faz com que novela no Brasil seja assunto sério. A falta de um referencial exemplar está modificando nossos costumes. As novelas são a religião que está atraindo mais adeptos no mundo para o seu rol de membros, e todos nós sabemos os horários de seus cultos e também os divulgamos. Temos por exemplo o culto das 18 horas, o culto das 19 horas e também o culto das 20 horas e isso diariamente e as pessoas não faltam, e se faltam, ficam irritadas e sofrendo pela perda de mais um capítulo. Basta uma beldade trajar uma bela vestimenta em uma novela, que já é motivo para seus adeptos saírem para as lojas em busca de sua contribuição e sustentação destas fantasias transitórias. Mas tudo isso é feito em nome da beleza, e nós sabemos perfeitamente que tudo que é belo consegue ludibriar as mentes mesquinhas daqueles carentes por elogios. Todas as pessoas que são adeptas desta seita completamente carnal, querem ainda que inconsciente, satisfazer os instintos frustrados, e estes, jamais conseguirão olhar para o Senhor da glória, porque nEle não encontrarão nenhuma beleza. Isaías 53:2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.

Mantenha a TV sempre ligada, especialmente durante os comerciais. Este é o meio mais fácil e certo de guiar seus filhos para o inferno. Pense! Ela pode ser o único realmente presente "pai" delas, e a sua melhor amiga. Duas horas na igreja aos domingos não terão um papel eficiente na formação do caráter delas, quando confrontadas com 25 horas de televisão. Todo absoluto, de qualquer fonte, será "relativizado" para sempre. A televisão tem sido a melhor amiga do diabo, então a deixe possuir a sala de estar e a cozinha também. Se possível, deixe-a ligada durante o jantar, assim ela pode reivindicar, sozinha, o título de senhora e mediadora da verdade em sua casa, e também lhe roubar todo seu tempo. Vivemos em um mundo secular, há uma profecia no livro de Amós, de uma época futura em que haverá fome na terra, não de pão, nem de sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Esse tempo chegou. É a época presente. Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Amós 8:11.

Não estou dizendo que assistir televisão seja pecado, estou dizendo que a TV lhe rouba um tempo inestimável que você jamais irá recupera-lo. Quando nós nos devotamos um tempo espantoso para aquilo que não edifica, certamente é um grande indicio de que falta em nós o Centro Divino. Nossa necessidade de segurança tem-nos induzido a um apego insano às coisas. Devemos entender com clareza que o ardente desejo de abundância na sociedade contemporânea é de natureza psicótica. É psicótica porque perdeu por completo o contato com a realidade. Ansiamos possuir coisas de que não necessitamos nem desfrutamos. Compramos coisas que realmente não desejamos para impressionar pessoas das quais não gostamos. Os veículos de propagandas têm-nos convencido de que andar fora de moda é não andar em dia com a realidade. Já é tempo de despertar-nos do sono para o fato de que a conformidade com uma sociedade enferma significa que estamos enfermos.

Isaías 1:5-6: Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.

Os resultados daqueles que são atraídos pelas imagens da telinha, certamente serão (segundo uma pesquisa americana) encorajados a passividade e diminuição da criatividade. Outra conseqüência terrível, é que desfaz a vida familiar natural. Pior de tudo, induz o "estado hipnótico televisionário", conforme tem sido chamado. Resumindo, toda pessoa que fica diante da TV por mais de três horas por dia, ela possui muita preguiça física, a exaustão emocional, a flacidez intelectual, a confusão psicológica e a desorientação moral, todas essas são aumentadas pela exposição prolongada à televisão. Também estará conseqüentemente perdendo muito tempo e não terá tempo para vir às reuniões da igreja. O que a Bíblia diz que atraiu o cristão não é televisão, mas Cristo em sua morte e ressurreição, como está escrito em João 12:32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.

Quando fomos atraídos no corpo de Cristo naquela cruz, naquele Dia Deus fez morrer juntamente com Ele o nosso velho homem pecador, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; Romanos 6:6. Quando Deus ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos, nós também fomos ressuscitados juntamente com ele, pois a mesma Bíblia que diz que morremos com Ele, também afirma: e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; Efésios 2:6.

Todas as pessoas que nasceram de novo Deus fez com que a imagem de Seu filho Jesus fosse projetada em vossas vidas, para parecermos com Ele mesmo: Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15.

Doravante, não perdemos mais tempo, mas olhemos para o tempo da adoração ao Cordeiro que já chegou: Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. João 4:23. Hoje é tempo de adorar a Deus e não percamos mais tempo com tudo aquilo que nos tira o tempo de estarmos no templo com os amados irmãos adorando e louvando a Deus. Vamos remir o tempo, ou seja, não desperdicemos as oportunidades.

Pr. Cláudio Morandi - 08/10/2007


Nenhum comentário: