"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

DESCUIDOS A RESPEITO DA CONVERSÃO

Andaram duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. Amós 4:8.

A palavra conversão no "Latim" significa: "com" (totalmente) e "vetere" (virar). Portanto, fazer uma mudança radical, girar completamente. No mundo existem muitos tipos de conversão. Existe a conversão política, onde a pessoa é convertida a certo sistema estadista, às vezes de súbito, por forças humanitárias, racionais ou egoístas. Existem as conversões biológicas, onde os adolescentes, freqüentemente, são mais religiosos naquela idade do que em qualquer outra época. Psicólogos nos informam que há evidências que indicam que este tipo de conversão pode ser simplesmente a sublimação das energias sexuais em ideais religiosos, ou seja, muitos jovens que são radicalmente religiosos nesta época, uma vez que se casam, cessam de ter qualquer zelo piedoso. Existe um tipo de conversão que é bastante interessante, denominado de "a conversão da mente sã". Esse tipo de conversão diz que algumas pessoas que passam através de uma luta severa com doenças mentais, quando curadas, ou melhoradas significativamente, têm uma experiência de conversão. Alcançando uma mente sã, elas muitas vezes tornam-se advogadas radicais dos sistemas através dos quais obteram seus melhoramentos. Se a psiquiatria as ajudou, então, são convertidos psicológicos. Se a religião, em qualquer forma foi o agente, elas ficam devotadas daquela religião. No entanto, isto é extremamente perigoso, pois está escrito em Isaías 1:4 Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniqüidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.

O diabo tem produzido muitas imitações de conversão, iludindo as pessoas, ora com isso, ora com aquilo. Ele possui tamanha habilidade e astúcia que, se possível fosse, enganaria até os próprios eleitos. Muitos pensam que conversão é professar o cristianismo, visto que isso não é uma verdade. O cristianismo é mais que um nome. Se dermos ouvidos a Paulo, veremos que o cristianismo não se fundamenta na palavra, mas em poder. I Coríntios 4:20 Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder. Se o fato de deixar de ser judeu ou pagão e professar o cristianismo significasse conversão verdadeira, visto que isso é tudo o que alguns dão a entender a respeito dela; quem poderia ser melhores cristãos senão os de Sardes ou de Laodicéia? Eram todos cristãos professos, porém apenas de nome; e por serem cristãos só de nome, são condenados por Cristo e ameaçados de serem rejeitados. Lemos em Apocalipse 3:15-16: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. Essa palavra dura do Senhor, veio em decorrência a uma falsa conversão que eles estavam nutrindo em seus corações como resultado de estarem abastados, e por acharem que não precisava de coisa alguma. Apocalipse 3:17: pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Agora que sou abastado, vou me aventurar, e seu eu perecer, perecerei; se eu morrer, morrerei. Mas o Senhor nos ama e não permitirá que nós venhamos a perecer sob os olhares da Sua misericórdia. Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. Apocalipse 3:19 (NTLH).

A conversão não consiste numa conformidade exterior às normas de piedade. É certo que os homens podem ter uma aparência de piedade, mas sem eficácia. Podem fazer longas orações, jejuar freqüentemente, ouvir de bom grado a Palavra de Deus, e serem muito zelosos no serviço de Deus, ainda que isso lhes seja caro e dispendioso e, mesmo assim, não serem convertidos. Devem ter alguma coisa a mais para argumentar em seu favor do que simplesmente o fato de ir a uma igreja, dar esmolas, e fazer uso da oração, para provar que são verdadeiramente convertidos. A hipocrisia entre aqueles de nós que professam que morreram e ressuscitaram com Cristo continua a ser um obstáculo para os incrédulos. O problema provavelmente nunca foi expresso de forma mais sucinta do que quando Ghandi, da Índia, afirmou sobre a cristandade: "Gosto do Cristo deles, mas não gosto dos cristãos. Eles são tão pouco parecidos com seu Cristo". Não há serviço exterior que um hipócrita não possa fazer, até mesmo dar todos os seus bens para o sustento dos pobres e o seu corpo para ser queimado. I Coríntios 13:3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

Examinem seus corações, e não descansem até que Deus tenha completado a obra em vocês, senão estaremos todos perdidos. Nosso coração está voltado inteiramente para Deus? O que será daqueles indivíduos miseráveis e pecadores, em cujos pensamentos Deus raramente está? O que será daqueles que são ignorantes que não podem orar, ou tão descuidados que nem se preocupam com isso? Você é um convertido, ou um convencido? Você já nasceu de novo? Se já nasceu de novo, você é uma pessoa convertida. Tudo isso é fruto do mérito e a intercessão do bendito Senhor Jesus Cristo, que obteve dons para os rebeldes, e é através dEle que Deus opera em nós aquilo que é agradável aos seus olhos e, também nos da toda a suficiência para cumprirmos a sua vontade. Hebreu 13:21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

O ser humano almeja muito o ser valorizado, e a missão de Jesus não tem como finalidade dar valor ao homem caído, mas liberta-lo de si mesmo. Thomas Brooks, disse que: "certamente os melhores homens não passam de homens, na melhor das hipóteses". E o interessante é que o melhor da espécie decaída não passa de gente descontente, perseguindo prestigio e a celebridade. Estes jamais voltam para Deus, porque as doutrinas humanas não contêm poder para humilhar. É por isso que a mensagem da cruz é humilhante e por causa disso muitos a rejeitam. A cruz é o único lugar nesse universo em que o cálice do sofrimento e o batismo na morte aniquilam a arrogância dos seres mais presunçosos. Para alguém conseguir entrar na Festa do Cordeiro, é preciso, antes de tudo, ter bebido no copo do santo gral e ter sido batizado numa sepultura através do corpo de Cristo crucificado. Ninguém poderá ser um genuíno convertido e participar na intimidade da Família Real sem as cicatrizes da cruz. Gálatas 6:17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus. Fora de Cristo crucificado não há possibilidade de alguém ser regenerado. A ênfase do evangelho é a morte e ressurreição de Cristo, e a boa noticia do evangelho é que nós fomos incluídos nessa morte e ressurreição como sócios da mesma realidade espiritual, e como conseqüência dessa obra somos naturalmente convertidos ao Pai. Jeremias 31:18b. Converte-me, e serei convertido, porque tu és o SENHOR, meu Deus.

Uma pessoa não convertida ela não tem nenhum interesse em fazer a vontade e a obra de Deus, que é ir e pregar o evangelho a toda criatura. Não deseja ter o conhecimento dos caminhos de Deus, não os conhece e não se importa em conhecê-los. Ele não os conhece nem jamais os entenderá. Salmos 82:5 Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos os fundamentos da terra. Aquele que passou pela cruz com Cristo e que está morto para o pecado e vive para glória de Deus, esse é um perfeito convertido. E toda a sua motivação está voltada radicalmente para Deus. Pois nós sabemos que o alvo dos corações convertidos é conhecer a mente completa de Cristo. A aspiração natural e honesta de um coração convertido é a santificação, e seu maior desejo é: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23- 24.

O falso convertido é deliberadamente ignorante, não ama o caminho da luz. Quer continuar com tais e tais pecados, e, portanto, detesta reconhecer que está em pecado e não permitirá que a luz o penetre. Da mesma forma que não se pode talhar o mármore sem ferramentas, nem pintar sem pincéis e tintas, nem construir sem materiais, não é possível realizar qualquer serviço agradável a Deus sem a graça do Espírito de Cristo. A caridade não é um serviço a Deus, mas um ato de ostentação, a menos que brote do amor de Deus. O que é a oração dos lábios sem a graça no coração, senão uma carcaça sem vida? Que são nossas petições, se não forem animadas de desejos santos e de fé nos atributos e promessas de Deus? Que são nossos louvores e ações de graças, se não brotarem do amor de Deus e se não forem uma santa gratidão e um sentimento das misericórdias de Deus em nossos corações? Portanto, assim como não se pode esperar que as árvores falem ou que os mortos se movimentem, também não se pode esperar que o não-convertido apresente um serviço santo e agradável a Deus. Se a árvore é má, como pode dar bons frutos? Da mesma forma, sem conversão você vive para um mau propósito. A alma não convertida é uma verdadeira gaiola de aves imundas. Apocalipse 18:2 Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável. O não convertido é uma repugnante carcaça cheia de vermes rastejantes, que exalam um mau cheiro muito nojento às narinas de Deus. Oh, meus irmãos que situação terrível é está! Você ainda não percebeu que é necessário que haja uma mudança? As palavras de Jesus são incisivas quando ele diz em Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! E você ainda morre de amores por si mesmo e nos fala de seu bom coração?

Somente o autentico convertido, aquele que foi convertido pelo o Espírito Santo de Deus, poderá manifestar a Pessoa de Cristo em sua vida. Se for nossa vida que está sendo manifestada, as pessoas verão a nós, elas não verão Cristo. Por essa razão, o Espírito Santo precisa usar um instrumento afiado, um bisturi que é a cruz, para operar em nós. Essa é a operação da morte. Mas, graças a Deus, Ele atua com um propósito: fazer com que a vida de Cristo seja manifestada em nós. Eu diminuo, mas Cristo cresce e também se manifesta. As pessoas vêem a Vida e essa vida os alcança, eles não podem fugir dessa Vida, então e como conseqüência também são transformados. Atos 26:18 para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

Pr. Cláudio Morandi - 08/10/2007

Nenhum comentário: