"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

AVIVA A TUA OBRA SENHOR

Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:2.

Estamos vivendo em uma época de mornidão espiritual, e a cada dia que passa a tendência é esfriar mais e mais. Na oração do profeta Habacuque, e a sua oração era o interesse máximo, ele pediu algo fundamental para seus dias; "aviva a tua obra, ó Senhor". Está claro para nós nesses últimos dias que antecedem a volta de Cristo, que a igreja seja pobre sob muitos aspectos, é mais pobre ainda na questão da oração. Contamos com muitas pessoas que sabem organizar, mas poucas dispostas a agonizar; muitas que contribuem, mas poucas que oram; muitas que interferem, mas poucas que intercedem. Se fracassarmos na oração, fracassaremos em todas as frentes de batalha. Lucas 22:46 e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.

Hoje muitos "crentes espirituais" comentam sem o menor constrangimento: "hoje, não vou à igreja. É dia da reunião de oração." É bem possível que Satanás não tema grande parte das pregações de hoje. Mas a experiência do passado leva-o a arregimentar todo o seu exército infernal para lutar contra o cristão que ora. Os crentes de hoje não têm muito conhecimento da prática espiritual de "ligar e desligar", embora essa responsabilidade nos tenha sido delegada por Deus: o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. Mateus 16:19b. Você tem feito isso? Deus não desperdiça seu poder. Se quisermos ser poderosos na obra dele, temos que ser poderosos com Ele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar. Marcos 3:14.

O mundo está marchando para o inferno a um ritmo tão rápido que, se comparado aos modernos aviões supersônicos, estes pareceriam tartarugas. E, no entanto, para vergonha nossa, nem recordamos quando foi a última vez que passamos uma hora em oração diante de Deus, suplicando-lhe que derrame sobre nós um avivamento que venha abalar a nossa cidade. Temos a mensagem correta, mas não temos a unção e por isso falta-nos a ação em levá-la para aqueles que estão descendo para a sepultura sem Cristo. Não temos compaixão pelas almas. Hoje infelizmente as pregações, com sua falha na interpretação das verdades bíblicas, nos levam a confundir agitação com unção, e emoção com avivamento. Gosto muito da declaração dada pelo senhor Pink, quando ele disse: Ah, se pudéssemos sentir-nos mais preocupados com o estado de inanição em que se encontra hoje a causa de Cristo na terra, com os avanços do inimigo em Sião e com a devastação que o diabo tem efetuado nele. Mas infelizmente um espírito de indiferença vem imobilizando muitos de nós. Precisamos recordar as preciosas palavras do apóstolo Paulo quando nos exorta: sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; Romanos 12:11.

A verdade nua e crua é que estamos tão envolvidos com a terra que não temos nenhuma utilidade para o reino dos céus. Se fossemos tão eficientes na tarefa de enriquecer nossa alma quanto o somos na de cuidar de nossos interesses pessoais, constituiríamos uma ameaça para o diabo. Mas se fôssemos ineficientes no cuidado de nossos interesses como o somos nas questões espirituais, estaríamos mendigando. Filipenses 3:19. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

Estamos percebendo que a igreja perdeu o foco e o fogo do Espírito Santo, e por causa disso a humanidade vai para o fogo do inferno. E os grandes responsáveis para a desgraça da humanidade somos nós que omitimos a esse maravilhoso evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. Para quantas pessoas você pregou o Cristo crucificado nesta semana que passou? Será que não estamos com vergonha de nós mesmos em sermos uns cristãos mequetrefes e medrosos? Será que não estamos com medo e vergonha que as pessoas pensem que somos cristãos? Um bom estímulo para nossa alma seria permanecer trementes na presença desse Deus santo, todos os dias, antes de sairmos para o trabalho. Aquele que teme a Deus, não teme os homens. O que se ajoelha diante de Deus, não se curva em nenhuma situação. Quando cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo, que tipo de espírito nós recebemos? Romanos 8:15. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

Em cada um de nós existem três pessoas: a que nós achamos que somos, a que os outros pensam que somos, e a que Deus sabe que somos. Geralmente somos muito condescendentes com nós mesmos, e por demais rigorosos com os outros, a não ser quando estamos buscando intensamente a verdadeira vitória espiritual. O "eu" ama o "eu". Mas, na maioria das vezes, escondemos de nós mesmos nosso verdadeiro ser, para que não fiquemos enojados ante a realidade. Devemos pedir a Deus que seu penetrante olhar localize esse corrupto, impuro e malcheiroso ego, para que ele seja arrancado de nós e crucificado com ele, para que não sejamos mais escravos do pecado. Romanos 6:6. Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado. (NTLH).

Quando buscamos avivamento, sabemos que ele virá pela palavra da verdade, mas para isso precisamos como igreja nos apresentar diante de Deus através da oração. Uma igreja que ora, é uma igreja poderosa nas mãos do Pai. Mas hoje o Senhor está passando de largo pelos homens, não porque sejam imprestáveis para orar, mas porque são por demais auto-suficientes. Pois a nossa capacidade nos deixa incapacitados; e nossos talentos constituem um tropeço para nós. Se a igreja hoje contasse com tantos intercessores quantos são seus conselheiros, teríamos um avivamento dentro de um ano. Parece que estes fatos terríveis que estão acontecendo ao nosso redor está perturbando todo mundo menos a igreja. Nós nos entregamos a intermináveis discussões sobre a soberania de Deus, e as dispensações, e ignoramos nossa pobreza espiritual. Enquanto isso, o inferno vai só se enchendo. Pensem comigo: À luz da cruz de Cristo, não é chocante a maneira como eu e você vivemos? Devemos evitar ficar discutindo sobre a Palavra de Deus; vamos obedecê-la. Marcos 16:15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Falando desse evangelho disse Archibald Brown: O evangelho é um fato, portanto, vamos expô-lo com simplicidade. O evangelho é alegre; portanto, vamos falar dele com alegria. Ele nos foi confiado; portanto, vamos expô-lo com fidelidade. É a manifestação de um momento infinito; portanto, vamos expô-lo fervorosamente. Fala de um infinito amor; portanto, vamos expô-lo com sentimento. É de difícil compreensão para muitos; portanto, vamos expô-lo com a nossa vida. O evangelho é a revelação de uma Pessoa; portanto, vamos pregar a Cristo. 1 Coríntios 1:23a. Mas nós pregamos a Cristo crucificado. Porque aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. I Corintios 1:21b.

Do jeito que a coisa anda, qualquer dia desses uma pessoa bem simples vai pegar a Palavra de Deus, lê-la e crer nela, e ai nós todos vamos ficar muito envergonhados. É que nós adotamos a cômoda postura de que nossa tarefa para com a Palavra é explicá-la. Na verdade, nossa primeira atitude deve ser de crer nela e depois obedecer. Eu e você fomos salvos pelo evangelho da graça, contudo não estamos sendo evangelistas. Que coisa mais estranha é essa! Como você irá sentir no dia do juízo final se passar diante de seus olhos todas as oportunidades que você perdeu, e ficar provado que suas desculpas não foram mais que meros disfarces para seu orgulho e acovardamento? Já tem muitas pedras criando língua nestes dias por causa da nossa inutilidade para com o evangelho. Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão. Lucas 19:40b. A conseqüência poderá ser terrível. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 25:30.

Todo declínio espiritual começa com a negligência da oração. Nenhum coração pode desenvolver-se bem sem muita comunhão íntima com Deus; não existe nada que possa compensar a falta dela. Nós não podemos nos esquecer que estamos em guerra. Portanto quem quiser ter uma vida de oração precisa ser de aço, pois será atacado por Satanás antes mesmo de começar a tentar atacar o reino dele. Estudando a história da igreja pude observar que os mais eficientes agentes na disseminação do conhecimento de Deus na terra, na realização de sua obra e na resistência às avassaladoras ondas do inferno foram os líderes que oraram. Deus depende desses homens, usa-os e os abençoa. Assim sendo, devemos orar para que Deus traga um avivamento em nossas vidas para pregarmos a Palavra com intrepidez. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. Atos 4:31. Pois o que vai salvar os pecadores será a Palavra de Deus, porque Sua Palavra é fogo. Jeremias 23:29. Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?

Jesus orou por sua igreja, mas depois, para que ela nascesse Ele teve de entregar a própria vida. Portanto o nosso trabalho no Senhor não é vão. Torna-se vão quando assumimos o compromisso de sermos tão somente banqueiros aos domingos, e vivermos uma vida medíocre no decorrer da semana. Este tépido em que a igreja se encontra hoje é assustador. Não me espanto muito com a paciência que Deus tem com os pecadores, com homens de coração endurecido. Afinal, qualquer um tem paciência com uma pessoa cega e surda. E os pecadores nada mais são que cegos e surdos. Mas fico abismado com a paciência que ele tem com essa igreja egoísta, entorpecida, preguiçosa de hoje. Devemos nos despertar da sonolência como nos exorta Paulo: E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Romanos 13:11.

Que a nossa oração seja para que o Senhor possa avivar a sua obra em nossas vidas. Concluo com esse maravilhoso hino do nosso saudoso pastor Antonio Abuchain: Assopra teu Espírito o nosso avivamento, aviva-nos Senhor pelo novo nascimento. E dá-nos natureza para te obedecer, e faz-nos com firmeza sempre só por ti viver. Amém.

Pr. Cláudio Morandi - 24/05/2008

Nenhum comentário: