"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

SANTOS E FIÉIS EM CRISTO JESUS

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus. Efésios 1:1.

Aqui precisamos compreender uma coisa muito importante relacionado à adição "em Éfeso", que aparece em alguns manuscritos, provavelmente não é genuína. Em outras palavras, deveríamos traduzir neste ponto, desta maneira: "Aos santos que são fiéis em Cristo". Posto que as palavras "em Éfeso", não representam uma porção legítima desta epístola, alguns estudiosos supõem que o espaço deixado em branco visava à inserção do nome de qualquer outra cidade para onde esta epístola fosse lida. Afinal, esse era o desejo de Paulo que suas cartas fossem lidas por todos os santo e fiéis em Cristo. 1 Tessalonicenses 5:27. Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos.

Aqui, no versículo primeiro desta epístola, temos uma extraordinária descrição e definição do que significa ser cristão. Quero que vocês prestem muita atenção, que Paulo esta dirigindo única e exclusivamente a cristãos, a regenerados em Cristo Jesus. O ensino é dirigido a pessoas particulares, e aqui o apóstolo não nos deixa em nenhuma dúvida quanto às pessoas às quais ele está escrevendo. Ele dirigi a elas e imediatamente as descreve. Esta epístola não é dirigida a alguns cristãos incomuns e excepcionais, a algum grande erudito ou teólogo. Ela é destinada aos membros que fazem parte do corpo de Cristo, daqueles que passaram pela cruz e, portanto, tudo que ela diz, é verdade a nosso respeito. Toda a elevada doutrina que temos nesta Epístola é algo que eu e vocês fomos destinados a receber. O objetivo é que membros comuns de igreja, de todas as igrejas, tomem posse desta doutrina e as entendam e se regozijem nelas. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, Efésios 1:3.

Meu objetivo nesta manhã é que nós venhamos a compreender exatamente o que significa ser cristão. Se vocês lerem toda a Epístola, observarão que no corpo desta carta diz o apóstolo que ele está desejoso de que essas pessoas aprendam mais verdades, verdades mais profundas e mais elevadas. É por isso que Paulo ora no sentido de que os olhos do nosso entendimento sejam iluminados: para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos Efésios 1:17-18.

Esse é o objetivo supremo, mas antes de chegar a isso ele lhes lembra o que já são e o que já sabem. Esta descrição do cristão é uma descrição dos cristãos efésios daquele tempo. Eles nunca seriam membros da Igreja, nunca seriam destinatários desta carta, se estas coisas não fossem próprias deles. Vemo-nos, pois, confrontados aqui pelo que o Novo Testamento ensina que é o mínimo irredutível do que constitui um cristão. É por isso que está carta é dirigida primeiramente aos santos, ou seja, aos santos em Éfeso, aos santos em Laodicéia, aos santos de todas as outras igrejas locais, pequenas ou grandes. Mas a primeira coisa a dizer do cristão é que ele é santo. Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele. Efésios 1:4.

Receio que isso soe um tanto estranho para alguns de nós. Temos a tendência de dizer que somos cristãos, mas estamos longe de ser santo. Tem muita gente que teme fazer tal afirmação de que é um santo, mas o Novo Testamento se dirigi a nós com a santos. Portanto, precisamos descobrir porque o apóstolo usa essa palavra, e o que quer dizer com "santo", em seu sentido neotestamentário. A primeira coisa que o termo santo significa é que somos pessoas separadas. Esse é o significado radical da palavra que o apóstolo emprega aqui, e como outros escritores bíblicos a utilizam. Primariamente significa separado, posto à parte. Uma boa ilustração desse sentido vê-se no livro de Atos, quando surgiram certas dificuldades e oposições, o apóstolo separou os discípulos e então começou a reunir-se com eles na escola de tirano, e se pôs a ensiná-los e a edificá-los na fé; ele os separou. Atos 19:9. Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano.

Essa é a significação essencial da palavra "santo", e a Igreja é um agrupamento de santos. A Igreja não é uma instituição, é primordialmente uma reunião, um encontro de santos. A ilustração perfeita é a dos filhos de Israel na antiga dispensação. Eles eram um povo separados por Deus, foram tirados do mundo, foi-lhes conferida por Deus certa singularidade, eram "povo de Deus". São descritos como geração "eleita, o sacerdócio real, a nação santa", como está escrito em 1 Pedro 2:9. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Eles eram diferentes, eles tinham certos direitos que outras nações não tinham, haviam recebido de Deus certas revelações da Palavra de Deus a que Paulo se refere como "os oráculos de Deus". Noutras palavras, eles eram um povo separado no mundo, mas não no mundo, postos à parte de maneira peculiar por Deus; quer dizer, eles eram "santos". Assim, o cristão é primariamente alguém que é segregado do mundo. O apóstolo diz precisamente a mesma coisa no início da sua carta aos Gálatas 1:3-4. Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

Quando Cristo nos atraiu naquela cruz foi para nos fazer morrer para este mundo perverso e mau. Fomos crucificados com Cristo para sermos libertos do pecado e conseqüentemente fomos libertados do mundo, separados do mundo. O cristão hoje, como os filhos de Israel da Antigüidade, embora esteja no mundo, não é do mundo; é homem como os outros, e, todavia, é muito diferente. Isso é uma verdade básica, primária. O cristão não é semelhante a ninguém mais, ele é separado, posto à parte, único. No entanto, não podemos nos esquecer que ser santo significa que fomos tirados do mundo e levados à presença de Deus, não estaria claro que aconteceu algo que nos habilitou-nos a ir à Sua presença Santa? É o pecado que separa o homem de Deus, daí, antes de alguém poder ser separado para Deus, precisa ser purificado da culpa do pecado, e é isso que nos lembra o apóstolo, pelo sangue de Cristo. Vamos ler Efésios 1:7. No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.

Vamos analisar agora um pouco a expressão "fiéis". Devemos ser cuidadosos quanto ao significado desse termo. Num sentido, é uma tradução um tanto infeliz, porque, mais uma vez, temos a tendência de lhe atribuir, não a significação primária, e sim um sentindo secundário. Essencialmente, a palavra "fiel" significa "que exerce fé". Para ilustrar isso, vamos considerar o caso do apóstolo Tomé, e de como se recusou a crer no testemunho dos seus condiscípulos quando, após sua ausência, retornou a eles e estes lhe disseram que o Senhor tinha aparecido entre eles. Tomé disse que não cria se não visse o sinal dos cravos e não pusesse o dedo nas feridas. Então o Senhor apareceu de repente e Se mostrou a Tomé e lhe disse que fizesse o que tinha dito. Tomé caiu a Seus e exclamou: Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! João 20:28. Mas observem como o nosso Senhor o repreendeu gentilmente e lhe disse: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29.

A palavra crente é a mesma que traduzida por "fiéis" em nosso texto base. Significa "estar cheio de fé", exercer fé. Vemos nisso a importância de se manter intacta a relação entre ser santo e ser fiel, a relação entre santidade e ser crente no Senhor Jesus Cristo. Estas coisas nunca devem ser separadas. Por mais que possamos iludir-nos, isso de cristão teórico não existe. É possível sustentar a doutrina na fé na sala de aulas, dar um assentimento intelectual a estas coisas, porém isso não faz de nós cristãos. Daí Paulo coloca "santos" antes de "fiéis". Disse o doutor Willian Temple: "Ninguém é crente, se não é santo, e ninguém é santo, senão é crente". Essas duas coisas jamais devem ser separadas, nunca se deve abrir uma lacuna entre a justificação e a santificação. Se você é cristão você está em Cristo, e em Cristo o que acontece é que Ele se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1 Coríntios 1:30.

Nós não podemos e não devemos tentar dividir Cristo. É falsa a doutrina que diz que nós podemos ser justificados sem sermos santificados. Nós somos "santos" antes de ser "fiel". Fomos separados e por isso que nós cremos. A santidade é uma característica de todos os cristãos e, se não somos santos, a nossa profissão de fé em Cristo não tem valor. Portanto, ser cristãos significa que não somente cremos em Cristo, mas também, num sentido real, estamos em Cristo e com isso, tudo o que o Senhor Jesus Cristo fez passa a ser verdade quanto a nós. Temos que crer na verdade da palavra de Deus que quando Cristo foi crucificado, nós fomos crucificados com Ele, quando Ele morreu, nós morremos com Ele; quando Ele foi sepultado, nós fomos sepultados com Ele, quando Ele ressuscitou, nós fomos ressuscitados com Ele e finalmente quando Ele ressuscitou, nós fomos ressuscitados com Ele. Todas as bênçãos que gozamos como cristãos nos vêm porque estamos em Cristo. Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. João 1:16.

Essa é a primeira impressão que devemos causar a todos, ou seja, os nossos vizinhos, colegas e companheiros de trabalho, todos devem saber que somos cristãos. Isso deve ser óbvio, deve sobressair porque somos o que somos por causa destas coisas que nos caracterizam. Cristo ainda que tentasse, Ele não podia ocultar-se, e isso deve ser verdade também a nosso respeito, pois se Cristo é nossa vida, seria impossível às pessoas não enxergar Cristo em nós. Marcos 7:24. Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse; no entanto, não pôde ocultar-se. Ele nos fez santos e fiéis em Cristo Jesus. Amém.

Pr. Cláudio Morandi - 01/06/2008


Nenhum comentário: