"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

COMPLETOS EM CRISTO

Colossenses 2:10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

Nosso Senhor Jesus freqüentemente usa fatos naturais a fim de ensinar as mais profundas verdades espirituais. Primeiramente Ele nos ensina sobre nossa vida natural, Adâmica, antes que possamos entender e apreciar nossa nova vida espiritual, em Cristo. Isso envolve o princípio da fonte de onde vida se origina: "segundo [conforme] a sua espécie". Cada crente primeiro aprende que ele é completo em Adão - ele saiu dele: é como ele. "Pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores" (Romanos 5:19a). "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum" (Romanos 7:18a). Quando, através de nossos fracassos e lutas, Ele tiver nos ensinado sobre a fonte da nossa vida natural, estaremos prontos para aprender sobre a fonte da nossa vida espiritual. "Por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos" (Romanos 5:19) "Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados" (Colossenses 2:9-10a).

Há dois aspectos principais neste princípio da fonte. Primeiro, o Senhor Jesus é a Fonte da nossa vida Cristã - nascemos Nele; Deus nos tem feito perfeitos Nele. Devemos reter esta verdade pela fé; é a verdade para cada um de nós. "Se alguém está em Cristo, é nova criatura..." (2a.Coríntios 5:17a). Segundo, à medida que retemos este fato pela fé, somos trazidos à sua realidade prática no dia a dia em nossa experiência. Pouco a pouco recebemos aquilo que já é nosso. É importante sabermos e estarmos certos de que tudo é nosso, estamos aperfeiçoados Nele, AGORA. Este fato nos capacita a ficarmos firmes enquanto Ele pacientemente produz em nosso caráter aquela nossa vida que está escondida com Cristo em Deus.

"Progredir é apenas avançar no conhecimento, no conhecimento espiritual, daquilo que realmente possuímos de princípio. É como subir uma escada. A escada é a graça. O primeiro degrau é crermos que o Senhor Jesus foi enviado por Deus; o segundo, que na plenitude de Sua obra somos justificados; o terceiro, que O encontramos pessoalmente; o quarto, que vamos vê-Lo no céu; conhecemos nossa associação com Ele lá e o Seu poder aqui; o quinto, que aprendemos o mistério, as grandes coisas a que somos elegíveis por fazermos parte do Seu corpo; o sexto, que estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo; o sétimo, que ficamos extasiados em admiração e louvor pelo conhecimento dEle mesmo". - J.B.Stoney.

Visto que somos completos em Nosso Senhor Jesus, não será possível tentar adicionar coisa alguma a essa obra que já é completa. Agora é uma questão de caminhar pela fé e receber, apropriar-se, dessa nossa sempre abundante Fonte interna. Walter Marshall é conciso aqui: "A ressurreição de Cristo foi a nossa ressurreição para uma vida de santidade, como a queda de Adão foi a nossa queda na morte espiritual. E não somos nós próprios os construtores e formadores primeiros da nossa nova natureza santa, mais do que fomos da nossa corrupção original, mas ambas foram deixadas prontas para que fizéssemos parte delas. E pela união com Cristo, fazemos parte daquela vida espiritual que Ele tomou posse para nós em Sua ressurreição, e assim, somos capacitados a produzir os frutos da mesma, como a Escritura mostra por semelhança com a união conjugal". Romanos 7:4 "...para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus".

Nossa parte não é a produção, mas a recepção da nossa vida em Cristo. Isto exige a descoberta dos fatos baseados na Bíblia; fé explícita nEle e em Seu propósito para nós em Cristo e paciente confiança enquanto Ele nos faz passar por esse processo. Nenhum crente jamais nasceu maduro, embora ele esteja completo em Cristo. O crescimento espiritual exige um coração sequioso pelo Senhor Jesus e determinação, baseada na segurança, para termos aquilo que é nosso nEle, além de meditação na Palavra. Nunca entraremos no conhecimento de nossas posses espirituais através de um conhecimento superficial da Palavra. Como podemos esperar ter comunhão íntima com alguém de quem pouco conhecemos?

A seguinte verdade enunciada por J.T.Beck pode ser uma boa oportunidade para exercitar e desenvolver algumas daquelas meditações na Palavra. "O que é necessário é uma meditação a respeito de que Deus concentra Seu próprio Espírito e Vida peculiares como um princípio em um indivíduo humano a serem pessoalmente apropriados. Em uma revelação, a qual é realmente traduzir o Divino na vida pessoal individual de um homem, em verdade, para formar homens de Deus, o Divino como tal - ou seja, como vida pessoal - deve primeiramente ser incorporado em um centro pessoal na humanidade. Isso porque: tão logo algo estritamente novo seja concebido, algo que em sua peculiaridade ainda não tenha existido, cada novo tipo de vida, antes de poder se multiplicar em um certo número de indivíduos, deve primeiro ter seu conteúdo completo combinado em unidade perfeita, para um adequado novo princípio. E assim, para tornar pessoal o Divino entre os homens, a primeira coisa necessária é um indivíduo em quem o princípio de vida do Divino tenha se tornado pessoal".

"O Cristianismo concentra a plenitude completa da revelação na personalidade humana única de Jesus Cristo como Mediador - ou seja, como o princípio mediador central do novo organismo Divino, em sua plenitude de Espírito e Vida, em e para a vida humana pessoal. Com a entrada de Cristo no indivíduo humano, a vida Divina torna-se iminente em nós, não em sua relação universal com o mundo, mas como um princípio pessoal, a fim de que o homem não seja apenas um ser criado por Deus, mas um ser gerado por Deus. E com a crescente transformação da vida do indivíduo na vida de Cristo, é aperfeiçoado o desenvolvimento da vida pessoal de Deus, em Deus e para Deus - o desenvolvimento não apenas de uma comunhão moral ou teocrática, mas uma comunhão de naturezas!".

Uma semente incorpora completamente a reprodução da vida da qual veio. Ela está completa e nada pode ser acrescentado. "Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível" (1a.Pedro 1:23a). "no teu campo, não semearás semente de duas espécies" (Levítico 19:19). É necessário que seja, "não eu, mas Cristo". A Semente foi plantada - agora a questão toda se resume ao crescimento e à maturidade. Somente isso produzirá fruto que permanece. "O desenvolvimento da vida divina no Cristão é como o crescimento natural no mundo vegetal. Nenhum esforço especial é necessário, basta nos colocarmos sob as condições favoráveis a tal crescimento".

Apenas aqueles que tem buscado crescer pelos próprios esforços e fracassaram estão na posição de apreciar o fato de que Deus é o agressor do reino do desenvolvimento. "Todos os poderes da Deidade, os quais já tem operado conjuntamente na realização da primeira parte do propósito eterno (a revelação da semelhança perfeita do Pai no Homem Cristo Jesus), estão igualmente comprometidos para realizar a segunda parte, e operam aquela semelhança em todos os filhos de Deus". Wm.Law concorda: "Uma raiz plantada no mais fértil dos solos, no melhor dos climas, e abençoada com tudo o que o sol e ar e chuva podem fazer por ela, não tem tanta chance de crescer à perfeição quanto cada homem pode ter, aqueles cujo espírito aspira por tudo aquilo que Deus está pronto e infinitamente desejoso de lhes dar. Pois o sol não encontra o rebento florescente que cresce em direção a ele com metade da certeza da que Deus, a Fonte de todo o bem, comunica-se com a alma que deseja fazer parte dEle".

Não apenas a nossa vida está completa nEle, mas da mesma forma a vitória essencial em todas as muitas exigências dessa vida. "Quando você luta para alcançar a vitória, então você já terá perdido a batalha. Suponha que o Inimigo assalte você em sua casa ou em seu negócio. Ele cria uma situação com a qual você possivelmente não possa lidar. O que você faz? O seu primeiro instinto é de se preparar para uma grande batalha e então orar a Deus para que lhe dê vitória. Mas se você fizer isso, a derrota é certa, pois você terá deixado o território que é seu em Cristo. Pela sua atitude, você o terá entregado ao Inimigo. O que então você deveria fazer quando ele o ataca? Você deveria simplesmente olhar para cima e louvar ao Senhor. 'Senhor, estou enfrentando uma situação com a qual não posso lidar. O Teu inimigo, o Diabo, a produziu para me derrubar, mas eu Te louvo porque a Tua vitória é completa. Ela também cobre esta situação. Eu Te louvo, pois já tenho a vitória completa nesta questão'". - Watchman Nee.

P.S. Não se apresse - Ele não se apressará. "O pintor japonês, Hokkussai, disse, "Desde os seis anos eu tinha a mania de desenhar a forma das coisas. Quando cheguei aos quinze, eu havia publicado uma infinidade de desenhos; mas eu não produzi nada antes dos setenta que valha a pena ser considerado". Ele morreu aos oitenta e nove, declarando que se pudesse ter apenas mais cinco anos ele teria se tornado um grande pintor".

Deus abençoe a todos.

Pr. Cláudio Morandi - 04/08/08

Nenhum comentário: